Como tomar AAS para má circulação?

Perguntado por: ilancastre9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Deve-se mastigar os comprimidos antes de tomar água, para que a medicação chegue mais depressa à corrente sanguínea e seu efeito seja mais rápido. Um outro alerta também é importante: o AAS deve ser evitado pelos alérgicos ou hipersensíveis ao medicamento.

Esse efeito é popularmente conhecido como afinar o sangue e dura de três a cinco dias. E foi justamente estudando esse prazo de validade do ácido acetilsalicílico no organismo que pesquisadores da Unicamp concluíram que tomar uma quantidade menor pode ser tão eficiente quanto tomar um ou mais comprimidos diariamente.

De acordo com o médico, a dosagem, geralmente, indicada é de 81 a 100/mg por dia. Mas, se o paciente apresentar resistência à aspirina, o especialista pode prescrever uma dose maior ou a substituição do medicamento.

O uso contínuo de AAS dificulta a formação de coágulos, o que acaba também por dificultar a formação de trombos. Portanto, o uso da Aspirina está indicado em todos os pacientes com risco elevado de desenvolver trombos.

O medicamento tem boa farmacocinética, começando a fazer efeito em até vinte minutos e sua ação pode durar até seis horas. Normalmente, seu uso é indicado por um período de três a cinco dias.

O uso prolongado pode causar distúrbios do sistema nervoso central, como dores de cabeça, tonturas, zumbidos, alterações da visão, ou anemia devido a deficiência de ferro. Se ocorrer qualquer uma dessas reações indesejáveis ou ao primeiro sinal de alergia, você deve parar de tomar AAS Infantil.

O uso prolongado pode causar distúrbios do sistema nervoso central, como dores de cabeça, tonturas, zumbidos, alterações da visão, ou anemia devido a deficiência de ferro.

O que fazer para melhorar a circulação sanguínea?

  1. Fazer atividades físicas regulares.
  2. Usar meias de compressão elásticas.
  3. Não ficar muito tempo sentado ou de pé
  4. Ter uma dieta balanceada e evitar ingerir muito sal.
  5. Controlar a pressão arterial e os níveis de glicose e colesterol no sangue.
  6. Não fumar.

Outra coisa nova que apareceu nessa edição foi a recomendação do uso diário do ácido acetil salicílico (AAS ou aspirina) para prevenção de uma nova trombose nos pacientes que tiverem o tratamento de anticoagulação suspensa. Estudos científicos mostraram que o AAS reduz o risco de uma nova trombose venosa em um terço.

De acordo com o Clinical Knowledge Summaries a única contraindicação (relativa) para uso de AAS a pacientes com indicação de seu uso devido a alto risco cardiovascular, tanto para prevenção primária como para prevenção secundária, relacionada à sexo ou faixa etária, diz respeito à pacientes com idade inferior a 16 anos ...

AAS adulto - 1 a 2 comprimidos, podendo repetir a dose a cada 4 ou 6 horas até um máximo de 8 comprimidos ao dia. AAS infantil - Crianças até 1 ano de idade, a critério médico; de 1 ano a 2 anos, 1/2 a 1 comprimido; de 3 a 5 anos, 1 a 2 comprimidos, de 6 a 9 anos, 2 a 3 comprimidos; de 10 a 12 anos, 4 a 5 comprimidos.

Dito isso, há uma lista de alimentos que apresentam propriedades anticoagulantes, como:

  • gengibre;
  • pimenta caiena;
  • cúrcuma ou açafrão da terra;
  • alho.

Os comprimidos de AAS Infantil devem ser tomados com líquido, se possível após a ingestão de alimentos. Não tome este medicamento de estômago vazio. Este medicamento é indicado para o alívio de sintomas ocasionais.

“Quando fizemos esse estudo, verificamos que, quando tomada a aspirina de três em três dias a eficácia para prevenir a formação do trombo era a mesma. Entretanto, a produção de prostaglandina, quando se tomava [a aspirina] todo dia, havia redução de 50%.

Tomar uma aspirina (nome comercial do AAS, ácido acetil-salicílico) por dia pode não ser nada aconselhável, apesar de muitas pessoas recorrerem a esse hábito para "prevenir" possíveis doenças cardíacas.

Em pacientes hipertensos, a adição de baixas doses de aspirina ao tratamento anti-hipertensivo reduziu discretamente a incidência de eventos cardiovasculares sem modificar a incidência de AVE em pacientes com pressão arterial controlada.

Uma das medidas mais eficazes em caso de suspeita de infarto é tomar dois comprimidos de ácido acetilsalicílico enquanto se procura o resgate (exceto que for alérgico). A partir dessa orientação, muitas pessoas passam a ingerir por conta própria comprimidos do medicamento diariamente para prevenir o evento.

Para que serve: O alívio sintomático da dor e da febre nos resfriados ou gripes. E também o alívio de dores de intensidade leve a moderada, como dor de cabeça, dor de dente, dor de garganta, dor menstrual, dor muscular, dor nas articulações, dor nas costas e dor da atrite.

O melhor horário para tomar o AAS é logo após o almoço e sempre com um copo de água cheio.

Posologia. Estas doses podem ser repetidas em intervalos de 4 a 8 horas, se necessário até um máximo de 3 doses por dia. Este medicamento é indicado para o alívio de sintomas ocasionais. Não trate dor ou febre com AAS Infantil por mais de 3 ou 4 dias sem consultar seu médico ou cirurgião-dentista.

Você não deve tomar AAS Infantil nos últimos três meses de gravidez por risco de complicações para a mãe e para o bebê durante o parto. Pequenas quantidades de ácido acetilsalicílico e de seus produtos de metabolismo passam para o leite materno.