Como tomar a vacina antitetânica?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O esquema vacinal completo recomendado pelo Ministério da Saúde é de 3 doses administradas no primeiro ano de vida com reforços aos 15 meses e 4 anos de idade. A partir dessa idade, um reforço a cada dez anos após a última dose administrada. reforço caso a última dose tenha sido há mais de 5 anos.

Quem deve tomar a vacina antitetânica? A vacina de tétano é administrada desde os primeiros anos de vida até a fase adulta, em doses de reforço. Em outras palavras, todos os indivíduos devem tomar o imunizante quando bebês, ao longo da infância e quando adultos.

A vacina antitetânica conta inicialmente com 3 doses (2, 4 e 6 meses de vida) de DTPa ou DTP, seguida de uma dose de reforço dos 15 aos 18 meses e outra aos 4 anos de idade.

DTP (tríplice bacteriana) – Difteria, tétano e coqueluche (reforço da pentavalente sem Haemophilus influenzae tipo b e hepatite) – R$ 195,00.

Outras complicações
Associados ao tétano, podem ainda surgir graves problemas de saúde, como por exemplo: Aperto involuntário/descontrolado das cordas vocais (espasmos da laringe) Fraturas ósseas. Infeções contraídas em ambiente hospitalar.

O esquema vacinal completo recomendado pelo Ministério da Saúde é de 3 doses administradas no primeiro ano de vida com reforços aos 15 meses e 4 anos de idade. A partir dessa idade, um reforço a cada dez anos após a última dose administrada.

Ao sofrer cortes e ferimentos profundos, existe um grande risco de contaminação pela bactéria do tétano caso a pessoa nunca tenha sido imunizada.

Administração: em adultos e crianças acima de 2 anos, na região deltoide, no braço; em crianças até 2 anos, na região ântero-lateral superior da coxa.

Por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão (Android ou iOS) ou da versão web, o cidadão consegue acompanhar se o registro da vacina foi inserido no sistema de informação.

Isso porque o tecido muscular deixa pouco espaço para que o liquido flua pelo organismo, e também porque nos músculos há pouca água, o que dificulta a neutralização o pH do líquido da vacina.

Efeitos colaterais e reação da vacina antitetânica
Febre; Vermelhidão, inchaço ou dor no local da injeção; Dores musculares; Cansaço.

É verdade que o SUS oferece um leque de vacinas gratuitas para as doenças que costumam afetar os brasileiros. Contudo, as vacinas na rede privada geralmente são mais completas, e previnem contra uma gama maior de sorotipos de bactérias e vírus, que as da rede pública não englobam.

Por conta do contrato firmado, a Covaxin se tornou a vacina mais cara negociada no Brasil, ultrapassando o preço da Pfizer, vacina que demorou a ser comprada pelo governo sob a alegação de ser cara.

Existem também algumas vacinas da rede privada que são exclusivas, ou seja, você só vai encontrar em clínicas particulares:

  • Dengue.
  • Herpes Zóster.
  • Febre Tifóide.
  • Meningocócica B.
  • Gripe Tetravalente.
  • Hexavalente Acelular.
  • Pentavalente Acelular.
  • Rotavírus Pentavalente.

São sintomas do tétano rigidez muscular em todo o corpo, mas principalmente no pescoço, dificuldade para abrir a boca (trismo) e engolir, riso sardônico produzido por espasmos dos músculos da face. A contratura muscular pode atingir os músculos respiratórios e pôr em risco a vida da pessoa.

A carteira de vacinação é um dos documentos que devem ser encaminhados no momento do cadastro para aprovação do certificado, e nela deve constar o nome da vacina, lote, laboratório, data e local onde foi aplicada.