Como tirar uma verruga da língua?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Se você já tem o problema e está com verrugas orais, elas podem ser removidas cirurgicamente. O uso tópico de medicamentos é um alívio temporário para o incômodo. Dependendo do caso, o profissional pode indicar a crioterapia, procedimento no qual o médico congela as verrugas e faz a sua remoção.

Verrux é um removedor de verrugas comuns, plantares e de calosidades. É composto de 0,20 g/ml de Ácido Salicílico e 0,15 g/mL de Ácido Láctico. Possui maior precisão na aplicação, com secagem rápida e que não deixa o produto escorrer. Solução tópica de uso externo em adultos e crianças a partir de 2 anos.

Embora aparentemente a verruga dê a impressão de ser possível arrancá-la, não faça isso. Você não conseguirá tirar o vírus e ele continuará “germinando”. Também não a corte, pois o aparelho pode estar contaminado e gerar uma infecção.

Sintomas do HPV na boca
Lesões parecidas com verrugas esbranquiçadas; Excesso de pequenas aftas, principalmente na ponta e embaixo da língua, céu da boca e gengiva; Dor de ouvido; Dificuldade para mastigar e engolir os alimentos.

As verrugas genitais que surgem em casos de HPV são muito características da condição e podem ser descritas como:

  1. Úmidas;
  2. Macias;
  3. Com aparência semelhante a uma couve-flor;
  4. Rosadas ou acinzentadas;
  5. Com certa aspereza;
  6. Com superfícies irregulares.

As verrugas anogenitais são as mais perigosas, e há vários tipos de sorotipos de HPV que podem causá-las. A transmissão deste tipo ocorre através da relação sexual, por isso é imprescindível usar preservativos. Mães que possuam a doença não devem dar fazer parto normal, uma vez que a chance de infecção pode ser grande.

As verrugas podem desaparecer sozinhas (90% melhoram em até 2 anos, com média de 9 meses de duração).

As verrugas são lesões da pele causadas pelo vírus papilomavírus humano (HPV). Disseminam-se pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas e são transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas.

Você também pode tentar remover a verruga com o bicarbonato de sódio.Dissolva o bicarbonato em água e depois lave a mão ou o pé que contém a verruga com a mistura. Deixe que sua mão ou a parte afeta seque naturalmente, com o bicarbonato ainda nela. Repita o processo com frequência, até que a verruga desapareça.

Primeiramente, mergulhe um pedaço de algodão em vinagre de maçã diluído (sugerimos duas partes de vinagre para uma parte de água) e coloque sobre a verruga com um curativo ou fita porosa. Faça antes de dormir e retire na manhã seguinte. Repita todas as noites conforme necessário até a lesão desaparecer.

Na maioria das vezes, a presença do HPV não causa nenhum sintoma, sendo eliminado naturalmente pela imunidade após meses ou anos.

Se não tratado, pode evoluir para um câncer”, afirma. O vírus, segundo a especialista, está incluso naqueles conhecidos como Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e é de fácil contágio. “O tratamento é a base da remoção das verrugas, as formas de se fazer isso são as mais variadas possíveis.

Detalhes. O ideal é não cutucar a verruga com alicate ou tesoura. Se o local sangrar, a chance do vírus se espalhar é maior, e podem aparecer outras verrugas.

As verrugas comuns podem ser tratadas, mas podem voltar a ocorrer. Geralmente leva dois anos para o vírus deixar a pele, após esse tempo as verrugas não costumam reaparecer a menos que a pessoa se volte a infectar.

O HPV na boca causa lesões avermelhadas na língua, lábios e mucosa da bochecha. Elas são semelhantes a aftas que não cicatrizam. Já na garganta são mais frequentes irritações na faringe e amígdalas, além de dores persistentes ao engolir a comida.

Quais são os sintomas do câncer de língua?

  • Dor;
  • feridas que não cicatrizam;
  • mau hálito;
  • dormência na boca;
  • manchas avermelhadas ou esbranquiçadas;
  • dificuldade ou desconforto para mastigar e engolir;
  • formação de um nódulo ou caroço na língua;
  • sangramento na língua ao morder ou mastigar.

Vírus do papiloma humano (HPV), vulgarmente conhecido como o vírus que causa verrugas genitais e câncer cervical em mulheres, é cada vez mais reconhecido como uma causa de infecções que colonizam a parte de trás da boca (garganta), incluindo a base da língua e amígdalas.

Aspecto das verrugas – pode ser da cor da pele ou ligeiramente mais escuras. A parte de cima das verrugas pode ser macia ou ser enrugada, lembrando uma couve-flor.

Equipe Oncoguia
Alguns tipos de HPV podem causar verrugas genitais com formato de couve-flor ou em torno dos genitais e ânus tanto em homens quanto em mulheres. Nas mulheres, as verrugas também podem aparecer no colo do útero e vagina.

Nem toda verruga na área genital é HPV. Cada caso deve ser avaliado com seu médico ginecologista/urologista, que pode pedir exames mais detalhados (como biópsia) para investigar melhor.

Para saber se elas são um tumor, utilize a técnica ABCDE: A – Assimetria: procure por verrugas ou sinais que são assimétricos ou desnivelados. B – Borda: verifique se alguma verruga ou sinal possui uma borda irregular. C – Cor: veja se alguma verruga ou sinal possui várias cores.