Como tirar uma pessoa do cadastro do Bolsa Família pela internet?

Perguntado por: iespinosa . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Clicar no botão [SELECIONE PESSOA DA FAMÍLIA]; Selecionar a pessoa que deseja excluir o cadastro clicando na funcionalidade 'Excluir pessoa'; Selecionar o motivo para a exclusão da pessoa, complementando com os dados solicitados pela aplicação; Clicar no botão [CONFIRMAR].

Atualização cadastral 2021. Para excluir alguém do Bolsa Família é preciso excluir essa pessoa do Cadastro Único. Assim para excluir o ex-marido do programa é necessário excluí-lo do Cadastro Único.

Desde que atenda às regras do Auxílio, quem já está cadastrado no Cadastro Único, ou recebe o benefício Bolsa Família, receberá o benefício automaticamente, sem precisar se cadastrar.

Somente pode ocorrer um pagamento do Bolsa Família por endereço. Isto é, não é possível garantir mais de uma cota do programa para a mesma família. Aliás, isso acontece também quando famílias diferentes dividem o mesmo teto.

Para cancelar o cadastro, o beneficiário precisa apertar o botão vermelho “Cancele o seu cadastro”, disponível no aplicativo para uso pelo celular ou pelo computador, a partir de login com CPF e senha do Gov.br.

Caso seja o Responsável Familiar, poderá fazer a exclusão de outra pessoa que esteja na composição do seu Cadastro Único somente por método presencial. Isso porque, nesse caso resultaria em uma atualização cadastral, que só é permitida em um CRAS.

O cancelamento do cadastro deve ser solicitado presencialmente em uma unidade de Atendimento aos Jurisdicionados e Cidadania (SEAJU), mediante apresentação de documento de identidade original.

Motivos de exclusão de cadastros de famílias:
Recusa, por parte da família, em prestar informações; Comprovada a omissão de informação ou a prestação de informação inverídica pela família; Solicitação da família; e. Decisão judicial.

45 dias

Após preencher e enviar o formulário de inscrição do CadÚnico, é necessário aguardar a verificação dos dados e a aprovação do cadastro. Em geral, a análise dos documentos e a liberação de benefícios que utilizam o Cadastro Único leva 45 dias para ser concluída.

Moro sozinho, posso receber Auxílio Brasil? É possível que aqueles que moram sozinhos tenham acesso também ao programa Auxílio Brasil que substitui o Bolsa Família.

Neste caso, ela precisa ir até o CRAS (ou ao local indicado pela prefeitura da sua cidade), para informar que o seu marido não faz mais parte do seu núcleo familiar.

O Bolsa Família é pago para grupos familiares, e não necessariamente para indivíduos. Estes somente o recebem de forma individual quando residirem sozinhos. Portanto, quando residirem conjuntamente, marido e esposa não podem receber o Auxílio Brasil ao mesmo tempo.

Se a renda mensal por pessoa for de até R$ 218 (situação de pobreza), a entrada no Programa Bolsa Família pode acontecer. Se você estiver em uma das situações acima, pode receber o Bolsa Família mesmo se trabalhar com carteira assinada, for Microempreendedor Individual (MEI) ou se tiver alguma outra renda.

Auxílio Brasil: guia completo sobre o assunto. O Auxílio Brasil é o novo programa social do Governo Federal que veio para substituir o antigo Bolsa Família. Atualmente, ele atende cerca de 18 milhões de famílias que possuem uma renda mensal per capita inferior a R$ 210.

Não, se você realmente mora sozinho, não precisa se preocupar e nem cancelar seu cadastro.