Como tirar uma farpa de madeira de debaixo da unha?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Misture ¼ de colher de sopa de bicarbonato com água até formar uma pasta grossa. Aplique a pasta na área da farpa e então coloque um curativo nela. Após 24 horas, remova o curativo e veja a farpa. A pasta pode ser o suficiente para que a farpa seja expelida naturalmente.

Na maioria das vezes, são muito pequenas, a ponto de a pessoa demorar para notá-las, mas se forem grandes podem atingir até mesmo nervos, encostar em ossos e gerar uma dor bastante forte e aguda, principalmente quando se movimenta o membro ou toca em alguma superfície.

Caso o espinho esteja muito profundo e não se encontre à superfície ou esteja coberto por pele, pode-se tentar usar uma agulha para o expôr, perfurando ligeiramente a superfície da pele, mas com muito cuidado e depois de desinfetar tanto a pele, quanto a agulha.

Não ponha a pinça ou outro acessório diretamente sobre a farpa, ou pode afundá-la ainda mais na pele. Mergulhe a área afetada em água quente para facilitar a remoção. Passe um pouco de pomada na área afetada para reduzir o inchaço e a vermelhidão e, assim, diminuir um pouco do desconforto.

Se você estiver com uma farpa na mão, use um copo para retirá-la. Coloque-o de cabeça para baixo ao redor da farpa e aplique pressão. Isso tornará mais fácil removê-la.

[Gramática] A palavra Ferpa é um regionalismo, de uso popular; farpa é a grafia preferencial e indicada para se referir à lasca que acidentalmente entra na pele.

Os espinhos na maioria das vezes rasgam a pele e provocam dor crônica e inflamação quando não são extraídos. Podem ocorrer dores musculares e nas articulações, além de erupções cutâneas.

O tratamento de uma perfuração por espinho de ouriço-do-mar é a remoção imediata. Vinagre dissolve espinhos mais superficiais; é suficiente embeber a ferida com vinagre várias vezes ao dia ou aplicar compressas úmidas. Compressas quentes podem ajudar a aliviar a dor.

Experimente um emplastro para fazer sair uma farpa resistente. Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e um pouco de água e mantenha sobre a área durante a noite com um curativo adesivo. Isso faz a pele inchar e empurrar a lasca de madeira para fora da pele.

Corpos estranhos encravados na pele podem causar ferimentos e infecções. Deve-se remover o corpo estranho com um pinça limpa ou agulha esterilizada com fogo, depois de fria. Além disso, nunca devem ser usados canivetes ou semelhantes para esse fim.

1. Extremidade metálica e penetrante, em forma de forquilha invertida, que se adapta às setas, bandarilhas, etc. 2. Pequena lasca de madeira (ex.: espetou uma farpa no dedo).

Se a ponta do espinho estiver enterrada, use uma pomada para ajudar a puxá-lo para cima, expondo a ponta. Quando ela ficar exposta, pode retirá-lo com uma pinça. Essa técnica demora um pouco mais do que as outras, mas funciona bem para remover espinhos caso a pele ainda não tenha obstruído o lugar onde ele entrou.

Pinça para casos mais simples: esse acessório é ideal para a remoção dos espinhos visíveis. Antes de começar, lembre-se de investir na higienização do material: molhe as ponteiras da pinça com uma boa quantidade de álcool. Em seguida, posicione as pontas sobre as lascas e puxe suavemente.

Considerada a maneira mais eficaz de remover os espinhos de cactos, usar cola branca escolar na pele ajuda a remover a maioria dos gloquídios. Espalhe uma camada na pele, por cima dos pequeninos espinhos. Espere cinco a dez minutos para ela secar e, depois, puxe a cola. Os gloquídios devem grudar nela e sair da pele.

Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos. Esse método ajuda a espinha a sair de forma natural. Repita várias vezes até que ela desapareça por completo. Trata-se de um grande aliado de quem possui uma espinha interna.

Coloque a pinça bem perto da base do espinho e puxe-o. Você pode pedir ajuda a alguém se alguns deles forem muito teimoso. Aperte sua pele para fazer o espinho saltar enquanto a outra pessoa o remove com a pinça. Depois de remover os espinhos, esfregue um pouco de pomada cicatrizante em sua mão.