Como tirar uma apólice de seguro?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Se você não possui o número com que a apólice foi registrada, conforme formato acima, solicite-o à seguradora ou ao corretor de seguros responsável pela emissão do documento.

15 dias

O prazo legal, conforme a SUSEP, para a emissão de apólice ou endosso é de 15 dias.

Quem está contratando uma apólice de seguro precisa apresentar os seguintes documentos pessoais: RG, CPF e carteira de motorista, no caso de um seguro de automóvel, ou certificado de posse do bem a ser segurado.

Uma apólice de seguro nada mais é do que um documento emitido pela empresa seguradora que concede o seguro para quem contratou o serviço. Por meio dela é possível comprovar que foi firmado um contrato entre ambas as partes.

Com todas essas informações, é possível obter o valor da apólice, que é variável conforme cada seguro contratado. Assim, o segurado pode pagar o prêmio, ou seja, o valor total do seguro, para efetivar sua contratação.

O contrato de seguro é constituído por dois documentos principais: a proposta e a apólice. Ou seja: é um documento que faz parte do contrato de seguro. Já a proposta, que também faz parte do contrato, é um instrumento que representa a vontade do segurado de transferir o risco para o segurador.

Enquanto o certificado de seguro trata-se de um documento resumido onde as coberturas e informações mais importantes sobre o serviço contratado estão presentes. Uma apólice trata do contrato de prestação de serviço em si, ou seja, esta é um documento com diversos anexos e detalhes.

Ao acessar o site da SUSEP, clique no menu e na área “Cidadão”, clique em “Consulta de Apólice de Seguro Garantia”. Em seguida, ao entrar na nova página, digite as informações na área de pesquisa que devem constar logo na primeira página de sua apólice de Seguro Garantia.

Condições gerais. Estipulam o que está sendo segurado e por quanto tempo. São as condições gerais que determinam o valor do prêmio, isto é, quanto o segurado efetivamente paga à seguradora para garantir a validade da apólice. Prazos e formas de pagamento também são incluídos.

Apólices emitidas até 03.07.2023 podem ser consultadas pelo número dos endossos emitidos, contendo 30 dígitos e seguindo a especificação: SSSSSAAAAFFFFRRRRNNNNNNNEEEEEE; onde, além dos 24 primeiros dígitos idênticos aos do registro da apólice, os últimos 6 correspondem ao sequencial de endosso.

Em último caso, entre em contato diretamente com a empresa contratada, seu corretor, estipulante (no caso de contratos coletivos) ou estabelecimento comercial (no caso de produto/serviço contratado em rede varejista). Em caso de dúvidas, entre em contato por meio do seguinte endereço: orientaconsumidor@susep.gov.br.

Através do número de registro do produto na Susep, a partir da máscara numérica 15414.6XXXXX/AAAA-DV, como também máscaras legadas de processos mais antigos, é possível visualizar todas as versões eletrônicas do produto. Selecione a versão correspondente à data de contratação ou renovação do plano.

  • Apólice aberta e fechada. A apólice fechada não pode ser alterada durante a sua vigência, enquanto a aberta dá cobertura a riscos que se repetem ao logo dela, por exemplo, no caso da responsabilidade por cargas transportadas.
  • Apólice compreensiva ou multirrisco. ...
  • Apólice de recibo. ...
  • Apólice contra danos a terceiros.

Pontos que seguro não cobre
Atos de terrorismo, guerra, rebeliões ou atos de autoridade de direito civil ou militar que afetem ou acidentem o seu veículo; Danos por trafegar em estradas, vias ou ruas que não são autorizadas.

Quanto custa um seguro de vida de 50 mil reais
Então saiba que o seguro de vida de 50 mil reais é um dos mais procurados, pois oferece uma excelente custo-benefício e preços nédios bem acessíveis entre 25 a 50 reais por mês, na faixa de 30 a 50 anos.