Como tirar um parafuso enferrujado da torneira?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Como tirar parafuso espanado?

  1. Use um elástico. Antes de perder a cabeça, faça o seguinte: coloque um elástico sobre o parafuso, insira com firmeza a ponta da sua chave de fenda ou philips e tente desrosquear o parafuso lentamente. ...
  2. Utilize seu alicate. ...
  3. Troque de chave. ...
  4. Martelo também pode ajudar. ...
  5. Use um Extrator de Parafuso.

Extrator é uma ferramenta manual para tirar todo tipo de porcas e parafusos que estejam com suas cabeças danificadas ou quebradas, com facilidade e rapidez.

Usando elástico e chave de fenda/phillips
Coloque um elástico sobre a fenda espanada e insira a chave de fenda ou phillips. Em seguida, gire a chave de forma lenta e firme. Caso não tenha elásticos ao alcance, tente utilizar palha de aço. A ideia é preencher a cavidade espanada e prender a chave para o giro.

Basta jogar um pouco de vinagre branco sobre a parte enferrujada e deixar agir por algumas horas. Após isso, passe uma esponja ou pano macio para remover a sujeira. Depois, passe um produto de limpeza que você usa no dia a dia para tirar o cheiro de vinagre e seque muito bem com um pano seco.

Para remover a ferrugem de ferro e aço, o consumidor tem duas opções: recorrer aos métodos tradicionais, como lixamento e jateamento (que exigem esforço físico, equipamentos e dão origem a muita poeira) ou, então, utilizar produtos químicos, que irão eliminar a ferrugem de forma prática, rápida e sem sujeira.

O Parafuso Francês é um fixador muito utilizado na fixação de metais em madeira. Diferente de outros modelos de parafusos, possui uma cabeça em formato de cogumelo, acompanhada de uma seção quadrada logo abaixo. Esta seção permite o travamento do parafuso quando colocado em furos quadrados ou redondos em madeiras.

Caso a rosca conectora fique emperrada em seu encanamento, retire a sua torneira e, então, segure com um alicate a rosca e tente girá-la. Se ainda assim ficar emperrada, utilize uma chave de fenda para poder “lacear” a rosca ou o encanamento, tornando mais simples o giro e a desconexão final da rosca com o encanamento.

Basicamente falando, o parafuso irá espanar somente devido ao erro do operador. Ou seja, um parafuso espanado nada mais é do que aquele parafuso que tenha sofrido com remoção constante, ou com aplicação incorreta. Isso faz com que sua cabeça se deforme, sendo difícil de entrar com a chave de fenda nele.

Geralmente o extrator de parafusos é utilizado para remover parafusos quebrados, mas ele também é eficiente para remover os espanados. Primeiro, com o auxílio de uma furadeira, você realiza um furo na cabeça do parafuso (não esqueça de utilizar brocas para metais), depois é só utilizar o extrator e retirar o parafuso.

São parafusos de operação, presentes em ambientes de manufatura, montagem, construção, processo e produção. São parafusos que muitas vezes podem ser retirados de uma peça para servirem em outra. Por isso costumam fazer parte dos fixadores essenciais de indústrias e fabricantes.

Um parafuso corretamente alongado gera a pré-carga que mantém a junta. Para atingir um aperto com o controle de torque e ângulo é necessário uma chave de torque eletrônica equipada com um giroscópio, ou uma parafusadeira eletrônica com controle de torque e ângulo.

É possível recuperar a rosca espanada com o Plasteel Massa (1:1 ou 4:1) ou Plasteel Cerâmico Espatulável Cinza.

Use bicarbonato de sódio
Ele interage com moléculas orgânicas da ferrugem, o que promove a dissolução dela de maneira rápida e fácil. Se você quiser fazer um teste, misture o bicarbonato com água até formar uma pasta, espalhe o produto sobre a área enferrujada.

Veja como é simples:

  1. Encha um borrifador de água com vinagre ou água com sabão neutro;
  2. Borrife o líquido por toda a superfície da torneira;
  3. Espere cerca de 10 minutos e limpe a torneira com um pano úmido.
  4. Pronto! Com esses simples passos sua torneira estará limpa sem maiores problemas ou danos.

E porque o vinagre ajuda a remover ferrugem das ferramentas: O vinagre contém tipicamente 5-20% de ácido acético por volume. O ácido acético é produzido pela fermentação de etanol ou açúcares por bactérias ácidas acéticas e é um excelente agente removedor de ferrugem e outros depósitos.

1 - Vinagre branco
O vinagre branco reage com a ferrugem, dissolvendo-a no metal. Para desenferrujar sua ferramenta com esta dica, basta mergulhar a ferramenta no vinagre ou, caso ela seja muito grande, passá-lo nela enrolando um pano embebido no ingrediente.

Existem no mercado produtos que removem a ferrugem, mas uma solução caseira (e barata) é usar bicarbonato de sódio com água, misturando esses dois ingredientes até criar uma espécie de pasta. Em seguida, com uma escova de dentes, essa mistura deve ser aplicada no local enferrujado, onde deverá agir por doze horas.

Bicarbonato (ou sal) com limão
Misture suco de limão com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ou sal e aplique sobre a mancha. Deixe a peça secando ao sol por volta de duas horas, em seguida enxague com água fria e lave normalmente.

Designa-se a rosca métrica, mediante a letra M maiúscula, seguido do diâmetro do parafuso (em milímetros) assim M8 faz referencia a uma rosca métrica de 8 mm de diâmetro.