Como tirar um berne da cabeça de uma pessoa?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Para tratar a berne, é preciso remover todas as larvas de mosca do ferimento no corpo do paciente. Isso é feito geralmente no hospital, com o médico sufocando as larvas (fechando o ferimento por completo) e, em seguida, utilizando uma pinça para puxar as larvas mortas uma a uma.

Para remoção do berne, em específico, como ele possui apenas uma larva, também é possível utilizar produtos locais que impedem a larva de respirar, o que a deixa imobilizada e facilita sua remoção com pinça. Se a doença estiver em estágios mais avançados, essa retirada pode ser cirúrgica.

O que acontece se o berne morre dentro da pele humana? Um dos problemas de se tentar fazer o tratamento caseiro do berne é o risco de causar a divisão da larva. Se a larva morre ou uma parte dela permanece no tecido subcutâneo, pode haver inflamação local, com ou sem infecção.

Causas. O surgimento do berne em humanos ocorre através do depósito de ovos da mosca-varejeira na pele e em feridas, ocasionando a formação de larvas na área afetada. Embora possa ocorrer em pessoas, o berne é mais comum em animais, como gatos, cachorros, cavalos e vacas.

O tamanho dos nódulos ou furúnculos aumenta à medida em que as larvas crescem e as secreções purusanguinolentas excretadas através dos orifícios dos furúnculos atraem um maior número de moscas, aumentando assim a possibilidade de uma maior re-infestação pelas larvas do berne.

Na miíase cutânea ou furuncular, popularmente conhecida como berne, sugere-se antes da remoção da larva, utilizar vaselina, parafina líquida, esmalte de unha ou fita adesiva para oclusão do orifício da pele por 24 horas, assim a larva tende a aproximar-se da superfície para respirar, facilitando a sua remoção.

Utilize água fervente no local
A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

Sintomas da Miíase
Tudo depende do local que a mosca pousar. No caso da berne, o principal sinal é uma ferida aberta na pele de 2-3cm, com pus e líquidos. Além disso, caso haja pressão na ferida, uma larva branca pode ser vista no local.

Não há limite para a penetração das larvas da miíase. Em cada orifício de penetração da miíase (que muitas vezes não são simples orifícios, mas galerias) pode haver várias larvas.

As larvas que se alojam externamente causam sintomas locais, como nódulos avermelhados, coceira, sensação de que algo “caminha” debaixo da pele. Podem evoluir com feridas e, em alguns casos, tornam-se até visíveis. As verminoses intestinais causam comumente dor de barriga, diarreia ou intestino preso.

O método de colocar um pedaço de toucinho (toicinho ou bacon) em cima do furo para a larva sair e penetrar parcialmente no toucinho também tem limitações porque em algumas partes do nosso corpo não dá para fixar o pedaço de toucinho para vedar bem o furo por onde a larva respira.

Especialistas indicam que causada pelo depósito de ovos de mosca em ferimentos abertos na pele. Quando isso acontece, as larvas tornam-se extremamente perigosas.

A berne é causada pela mosca berneira (Dermatobia hominis) e sua expectativa de vida é de somente 1 dia.

De todos os ectoparasitos de gado de corte nos Cerrados, o berne é sem dúvida, o mais grave atualmente, e responsável pela infestação de muitos animais, e não somente do bovino. Neste hospedeiro, a infestação pode chegar até 600 larvas (Gomes, observação de 1982).

A mosca Dermatobia hominis, cuja fase larval, no Brasil, é denominada por berne, encontra-se distribuída desde o sul do México, na América Central, em algumas ilhas do Caribe (Antilhas menores, Trinidad e Tobago) e em todos os países das América do Sul.