Como tirar tinta seca?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Por isso, veja como tirar tinta do piso, especialmente as que estão secas:

  1. umedeça uma esponja mais áspera em uma solução de água e sabão neutro (pode ser líquido, em pó ou de coco);
  2. deixe a esponja em cima da mancha por alguns minutos;
  3. depois, esfregue a mancha até que saia completamente;

O vinagre com bicarbonato de sódio pode te ajudar. É só preparar uma solução com esses dois produtos, aplicar por cima da mancha de tinta, aguardar alguns minutos e esfregar com o lado macio da esponja. Em pisos de madeira, você pode finalizar a limpeza passando um pano com álcool.

A tinta velha não lhe dará trabalho se já estiver descascando ou lascada. A maneira mais fácil de remover tinta velha é com um raspador ou uma faca de plástico. Como alternativa, você pode usar uma lâmina de raspagem.

Shampoo transparente + bicarbonato
O shampoo transparente tem alto poder adstringente e composição mais forte, sendo um aliado para quem deseja saber como tirar tinta do cabelo de um jeito prático e fácil.

A tinta acrílica é solúvel em água. Por isso, basta acrescentar um pouco de água à composição para alcançar a diluição desejada. Para diluir um pouco a tinta acrílica, deve-se umedecer o pincel em água limpa e iniciar a pintura.

Como remover tinta spray de plástico? Para saber como remover tinta spray de superfícies de plástico, aposte novamente no detergente e no álcool. Em um recipiente, misture 2 colheres de detergente e 1 colher de álcool. Molhe uma esponja no líquido, retire o excesso e esfregue a mancha até que seja eliminada.

Ao contrário da tinta a óleo, a tinta acrílica é à base de água e não precisa de solventes ou thinner para limpar um pincel sujo com essa tinta. Basta lavar os pincéis com um sabão líquido e água morna para se livrar de qualquer resíduo.

Sparlack Pintoff

O Sparlack Pintoff é um removedor de tinta líquido, pronto para uso, com elevado poder de remoção. Tipos de substâncias que remove: o Sparlack Pintoff é indicado para remoção de esmaltes e vernizes à base de solvente.

É o seguinte, o thinner é ideal para remover tintas no geral, especialmente superfícies de metal. Já para a diluição da tinta, priorize sempre a aguarrás, a qual não irá alterar o resultado.

Caso a tinta já tenha secado, uma mistura de água, sabão e álcool isopropílico será mais eficiente para removê-la. Outra solução eficiente é uma combinação de vinagre e bicarbonato de sódio que pode ser usada para limpar pisos de porcelanato e cerâmica.

Gente, a aguarrás é um tipo de solvente ideal pra diluir tintas e esmaltes, viu? Além disso, não estraga os materiais, já que não perde a qualidade e brilho na finalização da pintura. Sem falar que arrasa pra limpeza de máquinas, motores e algumas ferramentas.

Use-os para tirar manchas de tintas e resíduos como cal e cimento em pisos de porcelanato, por exemplo. Aplique o produto em um pano seco somente onde deseja limpar, se estiver difícil de sair utilize uma espátula e para ranhuras e relevos, o indicado é uma esponja de aço.

Já para tinta acrílica, plástica ou óleo, é necessário usar o thinner. Se, mesmo assim, ainda estiver difícil, a recomendação é utilizar uma espátula, com muito cuidado, fazendo movimentos de alavanca por baixo da mancha. Existe também o raspador de tintas profissional, que é uma ferramenta útil nesses casos.

Se, no entanto, a sua intenção é a de remover os pigmentos de tinta, é aconselhável utilizar o shampoo antirresíduo a cada 10 dias. É importante fazer uma hidratação que vise manter os fios mais saudáveis depois do shampoo.

A decapagem é feita com uma mistura de água oxigenada e um pó parecido com o descolorante, mas específico para limpeza da cor. Como o procedimento abre as escamas dos fios e permite a perda de pigmentos, proteínas e água, é comum que o cabelo fique ressecado e muito frágil em seguida.

4- Vinagre é ótimo para tirar manchas de tinta na pele
Para tirar a coloração do rosto, orelhas e mãos, a dica é pingar o vinagre diretamente sobre a mancha e usar uma escovinha para limpar. Depois, é só enxaguar.

Use água para diluir a tinta
Supondo que a sua tinta seja látex, uma boa opção para amolecer tinta de parede é simplesmente utilizando água. Uma forma de fazer esse trabalho é colocar a tinta em um balde, levando em conta a medida de 120 ml de água para cada 4 L de tinta a ser diluída.

Normalmente, a maioria pede para diluir com até 30% de água, mas isso pode variar. Ao verificar a quantidade indicada para o tipo de tinta escolhido, você deve acrescentar a água na própria lata ou galão, misturando bem com o mexedor.

Umedeça um pano de limpeza com removedor de esmalte e passe-o na mancha até que a tinta saia completamente. Quando terminar de remover, você verá como a tinta é transferida para o pano e o recipiente fica sem manchas.

Umedeça um pedaço de pano com algumas gotas de óleo vegetal. Limpe a mancha de tinta com o pano. Deixe o óleo vegetal fazer efeito sobre a tinta durante cinco minutos. Raspe suavemente a tinta com uma espátula de plástico flexível.

Remove praticamente qualquer tinta, exceto Testors. Numa vasilha plástica (nunca de metal) misture água fria e soda cáustica numa proporção de 2 colheres para cada 5 litros e deixe as peças mergulhadas por um período que pode varia de uma a doze horas. Nunca tire as peças com as mãos diretamente.