Como tirar segunda via de GRU?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

2ª VIA DE GRU DENTRO DO PRAZO ou VENCIDA

  1. Acessar o site do Inmetro, clicando aqui.
  2. escolher no mapa o estado em que foi gerado o auto de infração ou GRU de taxa;
  3. Selecionar o menu “2º via de GRU” e informar o CNPJ ou CPF;
  4. Clicar na GRU a vencer e imprimir.

Para consulta do status de compensação da guia (reconhecimento do pagamento feito pelo interessado), acessar a página da DPC no link:https://www.marinha.mil.br/dpc/gru-comprovante-pagamento. Caso a guia não seja compensada em até dois dias úteis, após o pagamento, entrar em contato por meio do canal Fale Conosco.

Já no caso da GRU Simples, as guias de arrecadação podem ser impressas no site da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, www.tesouro.fazenda.gov.br, ou diretamente no site do próprio órgão favorecido do recurso.

Não. Se o prazo para pagamento da GRU vencer, o fornecedor deve iniciar uma nova solicitação de Registro no Sistema Orquestra para emissão de uma nova GRU.

  1. Acessar o Sistema de Emissão de Guias de Recolhimento da União do Cade. Você deve acessar o site do Cade. Na página principal, clique no botão "Emissão de GRU". ...
  2. Preencher formulário. Na página do sistema de emissão de GRU, você deve preencher o formulário. Todos os campos obrigatórios devem ser preenchidos.

O que acontece se eu não pagar a GRU até a data da validade da mesma? A GRU tem prazo de 30 dias corridos para pagamento. Caso o mesmo não ocorra, o processo Orquestra associado à LI é cancelado e o importador deverá abrir um novo processo.

Caso tenha perdido um boleto que já estava pago, NÃO é necessário emitir uma segunda via dele. O próprio comprovante de pagamento possui o código de barras do respectivo boleto. Se o boleto perdido ainda não tinha sido pago, não é necessário preencher novo formulário, bastando gerar um novo boleto.

Caso o título esteja vencido, os valores de multa e juros são preenchidos automaticamente. Você pode efetuar o pagamento em qualquer banco, desde que no mesmo dia da emissão da segunda via do título.

GRU significa Guia de Recolhimento de União, que é o documento instituído pelo Ministério da Fazenda para pagamentos a Órgãos Públicos Federais (exceto os tributos e contribuições que são recolhidos por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais – DARF e da Guia de Previdência Social – GPS).

(21) 2679-9001

É importante ter em mente os ganhos em termos de rapidez no retorno do pagamento efetuado no PagTesouro, geralmente em fração de segundos, diferente da GRU Cobrança, cuja confirmação do pagamento no SISGRU pode ocorrer entre 2 e 3 dias.

Guia de Recolhimento da União - GRU

CÓDIGOSDISCRIMINAÇÃO
28830-6Serviços Administrativos
28832-2Serviços Educacionais
28883-7Taxa de Inscrição em Concurso Público

R$ 257,25

Assim que você preencher o formulário de solicitação, clique para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente o valor da taxa é de R$ 257,25. O boleto pode ser pago na rede bancária, lotéricas ou pela internet.

Na opção PAGTesouro, o sistema abrirá uma janela para o contribuinte escolher PIX; será apresentado um QR code e o número do código de barras, basta apontar o celular e realizar o pagamento via app do seu banco ou copiar o número do código para o seu internet banking.

As guias GRU (Cobrança, Simples ou Depósito) podem ser pagas nos diversos canais de atendimento do BB, como a internet (pessoa física), terminais de autoatendimento, Gerenciador Financeiro (pessoa jurídica), Autoatendimento Setor Público (órgãos públicos), além dos guichês de caixa das agências.