Como tirar secreção do olho do bebê?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Para retirar a secreção que forma no cantinho do olho, pode-se usar gaze dobrada ao meio também umedecida com água morna. Em casos de obstrução de vias lagrimas, além da higiene recomenda-se associar massagem e drenagem da secreção acumulada. Evite Agua boricada. Ela quando usada, pode irritar a região ocular.

Normalmente essa pequena falha se resolverá sozinha em até um ano de idade. As lágrimas servem para manter a umidade dos olhos e geralmente são escoadas por um canal na direção do nariz. Porém, algumas vezes os dutos não estão completamente formados nos bebês e por isso elas escorrem para fora.

Mito. Apesar do leite materno ter grandes propriedades para o sistema imunológico, não é recomendada a aplicação nos olhos do bebê. A melhor atitude é procurar um médico oftalmologista e seguir o tratamento indicado para seu bebê.

Em geral, os olhos produzem secreções (transparente ou amarelada), consideradas normais – a chamada remela – ou outras que podem ser sinal de irritação provocada por algo mais grave como infecções ou até um cisco no olho.

Se o pus chega aos olhos, por exemplo, eles podem inchar, deixando as pálpebras avermelhadas e irritadas. Fora isso, a secreção pode ainda chegar ao cérebro, causando meningite, como alertou a otorrinolaringologista. Pode ocorrer ainda a sinusite odontogênica, causada por algum problema dentário.

A secreção nos olhos pode ser sintoma de alguma condição. Por isso, nesses casos, o ideal é visitar o médico oftalmologista e evitar compartilhar colírios, maquiagens e etc. Lembre-se que é muito importante cuidar da saúde dos seus olhos, assim como fazer consultas regulares e realizar testes de visão anualmente.

Se você está com remela nos olhos em excesso, observe a cor da remela e a frequência que você está precisando limpar os olhos. Uma secreção mais densa e amarelada pode ser sinal de infecção conjuntiva e o melhor a se fazer nesses casos é consultar o oftalmologista para receber o melhor tratamento.

Sintomas da conjuntivite em bebê

  1. Irritação e vermelhidão nos olhos;
  2. Borrada ou turva;
  3. Coceira nos olhos;
  4. Secreções;
  5. Lacrimejamento;
  6. Inchaço nas pálpebras.

Faça a limpeza apenas com água ou soro fisiológico. Mergulhe a gaze ou cotonete na água; Limpe os olhos suavemente do canto interno para o canto externo em direção as orelhas, para não entupir o canal lacrimal. Use uma gaze ou cotonete limpo diferente para cada olho, para evitar possíveis infecções cruzadas.

As lágrimas ajudam os olhos a manter-se húmidos e hidratados e, por isso, é uma situação normal. Contudo, nas situações em que o bebé não tem o canal lacrimal completamente desenvolvido, as lágrimas não conseguem atravessá-lo, provocando uma secreção amarelada nos olhos que impede o bebé de os abrir.

CONJUNTIVITE NEONATAL: Definição
A conjuntivite em um recém-nascido pode ser causada por: ducto nasolacrimal obstruído, irritação produzida pelo nitrato de prata ou antimicrobianos tópicos administrados ao nascimento ou infecção, viral ou bacteriana, transmitida da mãe para o bebê durante o parto.

Mesmo o leite sendo rico em anticorpos, enzimas e outras proteínas e substâncias que atuam na imunidade local, existem diversos tipos de infecções que podem ser chamadas de conjuntivite e cada uma requer o tratamento adequado. Portanto, ao perceber algum SINAL no seu filho, procure um oftalmologista imediatamente!

Foi a sensação mais estranha que eu já senti, isso é normal? Existe comunicação entre o olho e o nariz por meio do ducto nasolacrimal. Ao assoar o nariz a pressão pode sair pelo orifício do ducto na pálpebra inferior.

A secreção ocular, popularmente conhecida como remela, é uma combinação de muco, óleo, células da pele e outros detritos que se acumulam no canto do olho enquanto você dorme. Ela pode ser úmida e pegajosa ou seca e com crostas, dependendo da quantidade de líquido na secreção evaporada.

Algumas opções de remédios caseiros para irritação nos olhos são:

  1. Chá de camomila. ...
  2. Solução de calêndula. ...
  3. Chá verde. ...
  4. Compressa de eufrásia. ...
  5. Chá de hidraste. ...
  6. Compressa com soro fisiológico. ...
  7. Compressas mornas. ...
  8. Compressas frias.