Como tirar sal do arroz já pronto?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 2 votos

O método é simples: adicione um pouco de suco de limão ao arroz caso ele tenha ficado muito salgado, e mexa bem. Se você não tem suco de limão, também pode fazer isso usando vinagre de maçã, já que o ácido acético presente nele também serve. Mas tome cuidado ao colocá-lo no arroz, para não exagerar.

Para tirar o excesso de sal do feijão, da sopa, do molho e de outras preparações durante o cozimento, basta colocar uma batata descascada e em pedaços na panela. Deixe o alimento cozinhando por alguns minutos e, em seguida, retire, prove e acerte novamente o tempero.

Nossas dicas:
É importante salgar a água e não os grãos. Assim, a água deve estar salgada como a água do mar para que os grãos absorvam o sal; Quando o seu arroz terminar de cozinhar e a água tiver secado, desligue o fogo e coloque a tampa. Em seguida, deixe por pelo menos 10 minutos descansando com a tampa.

Deixe cozinhar até a cebola ficar macia, ela vai absorver o sal durante esse tempo, depois você pode descartá-la ou usá-la no preparo de sopa, por exemplo; Adicionar suco de limão: algumas gotas de limão podem ajudar a eliminar o excesso de sal do seu feijão, graças ao ácido cítrico presente na fruta!

Para cada duas xícaras utilizadas, acrescente uma colher de sobremesa de limão na água do cozimento - o equivalente a cerca de 10 gotas. A acidez da fruta reage com o amido do cereal e evita que os grãos fiquem grudados - o mesmo truque também funciona com vinagre e ainda ajuda a deixar o arroz bem branquinho.

Porque seus grãos ajudam a manter o sal mais seco. Afinal, o que deixa o sal grudento no saleiro é justamente a água. Como o tempero tem muita afinidade com esse líquido, um ar ligeiramente úmido já é suficiente para que o sal absorva quantidade razoável de vapor em suspensão.

Para substituir o sal, podes optar por temperar o arroz com duas a quatro bagas de cardamomo. Para além dos benefícios para a tua dieta, o cardamomo ajuda a combater o mau hálito e promove o processo digestivo.

Reduzir o consumo de sal contribui para a redução da pressão arterial, o que pode trazer benefícios à saúde e ajudar a manter um coração saudável. Como a maioria de nós consome mais do que a quantidade recomendada por dia (5 gramas ou 1 colher de chá), é importante procurarmos maneiras de reduzir esta quantidade.

“Nestes casos, o mais viável seria passar a carne na água, para tirar boa parte do sal da superfície, secar a peça com papel toalha e, por fim, passá-la novamente na grelha ou frigideira, rapidamente, para finalizar”, explica o especialista.

Purê Estava preparando um purê de batatas, por exemplo, e exagerou no sal? Por mais que parece estar tudo perdido, você pode cortar o sal com gordura, como manteiga ou creme de leite. No entanto, se você não estiver com pressa, a melhor opção é cozinhar outra batata e amassá-la.

Primeiro, cozinhar sem tampa em fogo alto até aparecerem furinhos no arroz. Depois, colocar a tampa e deixar secar a água em fogo baixo. O arroz ainda precisa ficar na panela fechada por mais 15 minutos, para que termine de cozinhar com o vapor.

7 dias

Como guardar arroz cozido
Segundo a publicação de Aline Tavares para UOL, em 06 de março de 2018, este alimento pode ser congelado durante um período de 3 meses. No entanto, se estiver apenas na geladeira o tempo vai para 7 dias.

Adicione açúcar
Às vezes você pode neutralizar alimentos levemente salgados com um pouco de açúcar. Basta 1 colher de sopa de açúcar para corrigir o excesso de sal da sua comida. Você pode usar açúcar marrom, branco, mel ou melaço, ou mesmo a adição de um ingrediente doce, às vezes, pode equilibrar alimentos salgados.

Para retirar o excesso de sal, coloque em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo até levantar fervura e mantenha por até 5 min. Se preferir, pode repetir o processo de dessalga. Dica: cuidado com a quantidade de sal adicionada na receita.

Isso porque a batata funciona como uma esponja, absorvendo os sabores dos caldos, inclusive o sal. Para tirar o sal, use batatas descascadas e cortadas em rodelas ou pedaços grandes, para ficar mais fácil de remover o legume depois de cozido.

Basta que você coloque ½ batata descascada no meio da carne moída, coloque um pouquinho de água e ferva por aproximadamente 10 minutos. A batata irá sugar todo o sal de sua carne moída.

Além de conter fibras em sua composição, a água de arroz apresenta ação prebiótica - ou seja, aumenta os níveis de bactérias benéficas no intestino, fortalece o sistema imunológico e contribui para o processo de digestão. Por isso, é muito indicado tomar uma xícara desta água diariamente.

A água de arroz é principalmente usada como um remédio caseiro para problemas relacionados à digestão. Mais especificamente, para a diarreia. Ainda, a água é fermentada, por isso, também melhora o funcionamento intestinal, prevenindo a constipação (prisão de ventre).

Arroz. Se estiver guardado em temperatura ambiente ou se ficou mais de duas horas exposto e for requentado, o arroz pode fazer mal à saúde. Guarde sempre na geladeira para que não tenha problemas quando for aquecido novamente, pois, no arroz, as bactérias se proliferam rapidamente, podendo causar intoxicação.

5, Evite mexer o arroz depois que ele estiver cozinhando
Ao mexer o arroz durante o cozimento, é possível que alguns grãos quebrem e se juntem a outros, resultando em um arroz com aspecto mais denso.

Lembrando que o arroz quase triplica seu tamanho após o cozimento, então 100 gramas de arroz cru equivalem a 260-280 gramas de arroz cozido.