Como tirar resto de parto do nariz do bebê?

Perguntado por: vcosta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

A principal maneira de alívio do nariz entupido é a lavagem nasal com soro fisiológico. Por isso, é essencial que os cuidadores façam esse procedimento com o intuito de limpar o nariz do bebê pelo menos duas vezes ao dia ou sempre que notarem o desconforto ocasionado pela obstrução nasal.

Aspirador em formato de pera: com a cabeça do bebê levemente inclinada para trás, aplique um pouco de soro fisiológico no nariz com a ajuda de um conta-gotas. Aperte bem o artefato para retirar o ar e insira a ponta delicadamente em uma das narinas. Desaperte o aspirador para que ele possa sugar a secreção.

Geralmente, a eliminação de mecônio ocorre após o nascimento quando o recém-nascido começa a se alimentar, mas às vezes, ele é eliminado no líquido amniótico antes ou perto do momento do nascimento.

O nariz entupido do bebê é geralmente inofensivo e se manifesta após espirros e corizas, bem como a respiração ofegante e os movimentos de incômodo.

Numa segunda fase, até os 2 anos, o neném pode sofrer com rinites do lactente, relacionadas a mudanças de temperatura e umidade. Com dias quentes e noites frias, o nariz entope, e eles roncam muito. Essas crianças são até chamadas de ;nariz de porquinho;.

Não deixe seu filho tirar! Novo estudo publicado pelo European Respiratory Journal identificou que o hábito de tirar meleca do nariz pode espalhar a bactéria pneumococo, que causa pneumonia, otite, sinusite e meningite, contaminando objetos e outras pessoas.

Ver o filho com o nariz escorrendo é uma experiência que a maioria dos pais já passou. Para quem não sabe, essa secreção aquosa é chamada de coriza e se manifesta tanto em bebês como em crianças maiores! Sua causa tem diversos fatores, pode ser devido a um vírus, bactéria ou mesmo refluxo fisiológico.

É normal que o bebê apresente o nariz entupido várias vezes ao longo dos primeiros meses de vida, pois seu sistema imunológico ainda está em fase de maturação. Apesar de não representar algo grave para o bebê, é preciso tratar o nariz entupido, pois pode causar grande desconforto e interferir no sono e na alimentação.

Para tal finalidade, é imprescindível fazer este procedimento de maneira contínua, especialmente quando há alta secreção no nariz e na garganta. Em linhas gerais, o soro fisiológico é aplicado de duas maneiras: por pressão positiva: utilizando seringas; por pressão negativa: colocando a solução na mão e aspirando.

Usa um lenço de papel durante o processo de lavagem para ires limpando algum muco que possa estar à volta do nariz do bebé, evitando que a pele fique irritada. Não uses o aspirador mais do que quatro vezes por dia, pois fazê-lo pode ser demasiado agressivo para o nariz do bebé e causar irritação.

Bactérias podem infeccionar o útero e as áreas ao redor logo após o parto. Essas infecções comumente causam dor na parte inferior do abdômen, febre e secreção com odor ruim. O diagnóstico costuma se basear nos sintomas e nos resultados de um exame físico.

Alguns bebés têm ao nascimento uma quantidade excessiva de líquido nos pulmões, o que pode interferir com os movimentos respiratórios. Nestes casos é necessário estimular o choro ou aspirar as vias áreas superiores, de modo a otimizar o processo respiratório normal.

Bebês que nascem de cesárea têm três vezes mais probabilidade de receber um resultado negativo no teste da orelhinha, alertam pesquisadores israelenses. Mas, calma! O primeiro diagnóstico é temporário e pode ser refeito, avisa o estudo publicado na revista científica Pediatrics deste mês.

Sendo assim, os sintomas atingem o pico entre um e três dias após o contágio e podem permanecer entre sete a dez dias, embora alguns possam persistir por até três semanas, sendo que casos como esses ainda se encaixam dentro da normalidade de um resfriado comum.

Além da lavagem do nariz com água salgada morna, inalação de vapor, beber pelo menos dois litros de água e consumir vitamina C, você pode tomar uma mistura feita de água com vinagre de maçã para desentupir o nariz. O vinagre atua como um antibiótico natural, ajuda a afinar o muco e desobstruir o nariz.

A melhor posição para o bebê dormir quando se encontra com sintomas gripais e com congestão nasal é aquela em que ele está levemente elevado, com a barriga voltada para cima e com a cabeça um pouquinho para o alto.

Se seu filho faz barulho ao respirar, marque uma avaliação médica. Respiração ruidosa não é normal!

Barulhos estranhos quando respira pode ser sinal de laringite também. A laringite aguda subglótica ou crup é a causa da obstrução aguda da via aérea superior mais frequente na infância.

Não utilize cotonetes (mesmo as indicadas para bebes) para limpar o nariz. A obstrução do nariz é uma das causas para a recusa do bebe em alimentar-se. Naturalmente, o bebe dá prioridade à capacidade de respirar.

Para que o bebê consiga respirar, comer e dormir melhor é necessário que seu nariz esteja livre de secreções. Para higienizá-lo, utilize uma haste flexível (“cotonete”) umedecida em soro fisiológico ou numa solução salina pediátrica em gotas ou spray (“Rinosoro”, “Salsep”), de acordo com a recomendação médica.