Como tirar pus do dente inflamado remédio caseiro?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Use ½ colher de chá de sal em 230 ml de água. Isso pode ajudar a drenar o pus e aliviar a pressão. Mesmo que o enxágue ajude a melhorar, você ainda precisará consultar seu dentista assim que possível.

Água e sal

  1. aliviar a inflamação na gengiva;
  2. ajudar a aliviar a dor;
  3. reduzir bactérias;
  4. remover partículas de comida;
  5. aliviar o mau hálito.

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

Tomar paracetamol ou ibuprofeno pode ajudar a amenizar a dor de um abscesso dental. Tratar um abscesso dental requer drenar o pus ao redor do dente. Às vezes a infecção pode ser tratada mediante um tratamento de canal, onde o tecido infectado é removido do interior do dente.

Ao estourar a bolsa de pus na gengiva, o paciente pode provocar uma nova infecção pior do que a anterior”, alerta a profissional.

Para infecções dentárias, os dentistas muitas vezes prescrevem penicilina ou amoxicilina, segundo o Merck Manuals. E se você tem alergia à penicilina, a alternativa é a clindamicina.

O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado. Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode aliviar a dor. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar.

Os abscessos dentários podem ocorrer quando uma cárie antiga não é tratada ou quando uma rachadura ou fratura no dente permite que bactérias entrem na polpa dentária (a parte mole no interior do dente) e a infectem. Depois que as bactérias entram, elas se espalham até a raiz e causam inflamação e inchaço.

Uma ferida com pus é sempre motivo de preocupação, pois significa que seu corpo está combatendo uma infecção. Para evitar que o problema se agrave, é preciso procurar ajuda de um profissional especializado em feridas imediatamente.

Ômega 3. O ômega-3 é um ácido graxo essencial, pois só pode ser obtido através da alimentação, já que o corpo não é capaz de produzi-lo. Entre suas fantásticas propriedades, se destaca o efeito anti-inflamatório.

Mas, quando tratado corretamente, o abscesso dentário evolui para a fase de sanidade entre 24 e 48 horas, no máximo, e, com isso, os sintomas já desaparecem.

Sua presença serve para mostrar infecção ativa em andamento. Pus contém neutrófilos que morreram depois de fagocitar bactérias, algumas células mortas, tecido, bactérias presas e leucócitos. Todo esse material forma uma substância amarela, grossa que parece tão nojento.

O que fazer quando o abscesso estoura? A situação pode ficar tensa quando isso acontece, mas não precisa se desesperar. “A única recomendação é ir o quanto antes para o consultório do dentista ou para um hospital, já que o tratamento deve ser feito por profissional dentista”, indica o especialista.

Pus é uma secreção de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente malcheirosa, produzida em consequência de um processo de infecção bacteriana extracelular e constituída por glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, bactérias, proteínas, e elementos orgânicos.

O que é abscesso dentário? O abscesso dentário é uma infecção provocada por bactérias que causam o acúmulo de pus ao redor do dente ou na ponta da raiz dele. Em muitos casos, é possível perceber um inchaço ou caroço em decorrência do pus acumulado, e também ocorre dor.

Portanto, ao notar uma bolinha com pus na gengiva, a primeira ação deve ser procurar imediatamente seu cirurgião-dentista. Assim, o profissional poderá avaliar o caso, realizar um minucioso exame clínico e com o auxílio de radiografias, poderá emitir um diagnóstico.

Ele pode ser originado por uma cárie não tratada, pela falta de manutenção em restaurações antigas, fraturas nos dentes e doenças na gengiva. Sem o devido tratamento, a infecção pode se espalhar e provocar sinusite, por exemplo. Mais perigoso ainda é atingir o coração e o cérebro, podendo causar a morte.

Ao usar antibióticos, a escolha é penicilina ou amoxicilina, com clindamicina como alternativa para pacientes alérgicos à penicilina.