Como tirar pus de uma infecção?

Perguntado por: aboaventura . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Ao optar pela compressa, pegue uma toalhinha limpa ou um pano e mergulhe-o em água quente; com cuidado, deixe-o sobre o ferimento por cerca de três ou quatro minutos, sem aplicar pressão. Depois, retire a compressa e, com bastante delicadeza, passe o pano sobre a superfície da lesão, removendo o pus que se soltou.

Colocar compressas mornas
As compressas com água morna são uma excelente opção de tratamento natural para promover a eliminação do pus presente no furúnculo, ajudando a cicatrizar mais rápido. Para preparar a compressa, basta esquentar a água e mergulhar um pano ou uma toalha.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

Se ainda há enduramento, é preciso fazer bastante compressa de água morna para amolecer, além disso você precisa procurar um Ps para avaliar a necessidade de antibioticoterapia.

Não é recomendado espremer, pois fazendo isso em casa a chance de contaminar a ferida com bactérias da sua própria mão e pele é grande. Assim, você estaria colocando outros tipos de bactérias e microorganismos em uma ferida sua que está "aberta".

Não é recomendado tentar espremer e estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros lugares do corpo. O tratamento é baseado em antibióticos que atuam contra as bactérias. Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura.

De 5 a 7 dias, dependendo é claro do tipo de infecção e do tratamento empregado pelo paciente.

A cura total é de 24 horas a 48 horas em função do clima, quantidade de adesivo e peso das peças a serem fixadas.

Um bom remédio caseiro para abscesso, que é uma ferida com pus, é limpar a região com água limpa e sabão neutro e aplicar uma compressa de seiva de babosa porque ela é um ótimo cicatrizante natural. Cortar a folha da babosa ao meio, no sentido do comprimento da folha e com uma colher retirar parte da sua seiva.

A saída de pus ou de secreção amarelada é forte indicador que o ferimento está infectado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção.

Como é feito o tratamento
Também é indicado não apertar o abscesso, pois isso pode levar o pus, que contém bactérias, para dentro do tecido, agravando a infecção. Uma das opções caseiras para tratar o abscesso é colocar compressa com água morna e limpar a região com sabão neutra.

Quando ocorre seu aparecimento, há indicação de que algo entrou no organismo e o sistema linfático acionou os glóbulos brancos, um dos sistemas de defesa do organismo para proteger e defender-nos dos seres vivos invasores, normalmente microscópicos.

Sua presença serve para mostrar infecção ativa em andamento. Pus contém neutrófilos que morreram depois de fagocitar bactérias, algumas células mortas, tecido, bactérias presas e leucócitos. Todo esse material forma uma substância amarela, grossa que parece tão nojento.

O organismo reage a entrada de micro-organismos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os micro-organismos, o que normalmente dá origem ao aparecimento de pus.

O pus deve sair sem ser apertado. Limpe-o com uma gaze. Em seguida aplique uma pomada antibiótica (como Betamina ou Bacitracina) três vezes ao dia até que desapareçam. Para prevenir a propagação, não toque os pontos brancos nem esfregue a pele.

Perfure a bolha.
Pegue a agulha desinfectada e perfure a pele na base da bolha. A agulha deve estar perto do fundo da bolha. Faça vários furos para que o líquido possa ser drenado. Evite aplicar muita pressão, pois isso pode fazer com que a bolha estoure.

Não é indicado tentar drenar o abscesso pressionando-o. Isso pode empurrar o material infectado para os tecidos mais profundos. Não enfie uma agulha ou outro instrumento pontiagudo no centro do abscesso, porque você pode ferir um vaso sanguíneo subjacente ou fazer com que a infecção se espalhe.

Aplique compressas quentes sobre o abcesso.

  1. Coloque a compressa várias vezes por dia.
  2. Esfregue o abcesso com um pano realizando um movimento circular bem cuidadoso para liberar pus. É normal que haja um pouco de sangue também.

O furúnculo é uma infecção intensa do foliculo pilo-sebáceo,portanto a região acometida sofre muita inflamação e o processo de cicatrização pode levar a um endurecimento local, que em alguns casos pode até ser permanente.

Alguns remédios podem ser utilizados para eliminar a infecção que originou o abscesso. Alguns medicamentos que podem ser usados são: cloridrato de moxifloxacino; Bactrim; Clavulin; Nebacetin e outros.

Normalmente a partir de 3 dias a melhora é significativa. Alguns casos podem demorar mais ou menos tempo.