Como tirar pelo encravado no cílios?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Geralmente, o tratamento indicado é a epilação. Este procedimento remove os cílios desalinhados por meio da cauterização da raiz do pelo e evita que eles nasçam novamente. Para aliviar o incomodo, muitas pessoas acabam removendo os cílios com pinça, porém este procedimento não é indicado.

A maneira mais simples de tratar um pelo encravado é não tentar espremer ou cutucar o local, pois isso pode causar irritação e uma inflamação mais grave.

Neste caso a Pomada Minancora pode ser usada para o tratamento em conjunto a hábitos que ajudem a evitar que o pelo encrave. Para ajudar nesse processo, utilize a pomada na região 1 a 2 vezes por dia.

Antes da depilação ou barbear, aplique uma toalha quente na pele a ser depilada, ou lave com água quente, isso ajudará a retirada dos fios mais facilmente; Quando houver um pelo encravado, massageie-o com a polpa da babosa (aloe vera); Aplique creme para assaduras de bebês todos os dias.

O pelo encravado pode gerar uma série de incômodos no corpo, como coceira e irritação. Ao cutucá-lo, é bastante comum que ele sangre ou mesmo elimine pus, dependendo do nível de inflamação.

Não há um prazo definido para quanto tempo os pelos encravados somem. Seu tipo de pele e a irritação da sua pele são fatores fundamentais na longevidade dos pelos encravados. Da mesma forma, quanto mais você coçar ou perturbar a área, mais tempo levará para sarar.

O dermatologista é o médico mais indicado para o correto diagnóstico e tratamento da foliculite.

Quando o cisto pilonidal já se transformou em abscesso, o procedimento mais indicado é uma drenagem através de uma pequena incisão feita na pele com anestesia local. Após a fase aguda-abscesso comumente o médico pode solicitar cirurgia para o tratamento definitivo.

A foliculite que não desaparece espontaneamente após espera de várias semanas também deve ser tratada. A antibioticoterapia tópica é suficiente para muitos casos de foliculite infecciosa bacteriana. Os antibióticos de primeira linha preferidos são a mupirocina, a clindamicina e a retapamulina.

Quando o problema se agrava, há risco da condição passar para uma infecção chamada foliculite. Essa inflamação ocorre no folículo piloso, uma estrutura dérmica que envolve o pelo e, dependendo da gravidade, pode causar perda permanente do fio ou cicatrizes.

A foliculite é um processo inflamatório do folículo piloso (estrutura da pele responsável por produzir o pelo), que pode ter diferentes causas. Já o pelo encravado pode estar associado a ela ou apresentar causas próprias. Embora sejam inflamações comuns, ambas ainda rendem muitas dúvidas.

Mas, se o pelo estiver inflamado, o médico dermatologista deve ser procurado para indicar um creme anti-inflamatório e antibiótico ou, nos casos mais graves, antibióticos orais. Se o encravamento for leve e não houver sinais de infecção, uma esfoliação suave com fubá e mel ou creme hidratante não oleoso pode dar certo.

O aloe vera, também conhecido como babosa, é outra opção para aplicar sobre as áreas afetadas pela foliculite.

Furúnculos: abscessos de pele que se formam ao redor de folículos pilosos. Carbúnculos: mais de um furúnculo, unidos mais profundamente na pele.