Como tirar odor da virilha feminina?

Perguntado por: ocortes5 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

O tratamento mais indicado por dermatologistas, ginecologistas e urologistas para solucionar o mau cheiro na virilha é um bom antitranspirante! É o caso do Odaban Spray, o único antitranspirante indicado para regiões íntimas, como é o caso da virilha. Possui segurança e eficácia comprovados pela Anvisa.

Gino-Canesten® Balance é produto para saúde e um tratamento clinicamente comprovado que trata os sintomas da Vaginose bacteriana, como o cheirinho desagradável, já nos 1ºs dias.

Vagisil Sabonete Íntimo Proteção Odor Block. Tripla Proteção Contra Odor. - Suave na pele, eficaz conotra o odor. - Ginecologicamente testado para o uso e proteção diária.

Para a especialista, a principal causa desse problema é a presença de bactérias e fungos que não estão presentes na microbiota normal e na pele normal, e acabam por algum desequilíbrio dessa pele, habitando essas regiões e causando mau cheiro.

Toda vagina contém uma secreção esbranquiçada, transparente ou amarelada, que varia ao longo do ciclo menstrual, que apresenta um odor levemente ácido (correspondente ao pH vaginal) e vai ficando mais forte e marcado ao final do dia, sobretudo quando a região é abafada e aquecida.

Higiene correta e diária na região íntima
Quanto a isso não há melhor remédio de mau cheiro para as partes íntimas como uma boa higiene e cuidados diários. Para lavar a região use sabonete e água, o sabonete precisa ser do pH correspondente ao da região íntima (feminina ou masculina) para não desregular a flora.

— O ideal é a lavagem diária na região externa, da vulva, de preferência apenas com água. Mas é bom lembrar sempre: dentro da vagina, nem água! Nunca fazer ducha, porque tiramos a proteção natural e desregulamos a flora da vagina — explica a médica, que complementa: — Lavar com delicadeza, de preferência.

Dilua as colheres de bicarbonato de sódio na bacia de água fervente e misture bem. Sente sobre a bacia com a região íntima coberta pela mistura, e deixe por alguns minutos, ou até a água esfriar.

Na área externa da vagina, a vulva, basta usar água em temperatura fria ou morna e sabonete próprio para a região ou um sabonete comum preferencialmente líquido, com pouco perfume e sem cor (branco ou transparente).

"Os mais adequados são os de glicerina ou os específicos para higiene íntima, que agora são vendidos como um xampu (líquidos), especialmente para lavar a vulva." "Há sabonetes específicos para a higiene íntima que aumentam os lactobacilos, o germe principal de nossa microbiota", acrescenta.

A melhor opção será sempre água e sabonete neutro. Se quiser usar um lenço, procure o que tem pH neutro, sem perfume", orienta Flávia Fairbanks.

Odaban

O Odaban é o antitranspirante mais indicado para esta região, pois sua embalagem é em spray, facilitando a aplicação nesta região, e é o único que possui em sua fórmula componentes de proteção que permitem a aplicação em áreas sensíveis como é o caso das áreas íntimas.

Desodorante de pepeca e pênis
A ginecologista e sexóloga Erica Mantelli alerta que o uso de desodorantes na região íntima não é recomendado. Isso porque usar por muito tempo pode causar irritabilidade na genitália. “Além disso, pode acabar mascarando um odor mais forte que pode ser sinal de alguma infecção”, esclarece.

sabonete de glicerina

O sabonete de glicerina é a fórmula mais indicada para acabar de vez com o mau cheiro. A glicerina age promovendo a hidratação e a limpeza da pele, já que tem ação bactericida. No mercado, você encontra composições com 1% de glicerina. A glicerina é tão amiga da pele que pode ser utilizada até pelo público infantil.

Veja 4 resultados aproximados.

  • -5% Sabonete Íntimo Dermacyd pro-bio Delicata Jasmin 200ml + R$ 1,99 Leve mais 100ml. ...
  • -5% ...
  • Sabonete Íntimo Topz Suave Leve Mais Pague Menos 200Ml - Cremer. ...
  • Sabonete Íntimo Topz Suave Leve Mais Pague Menos 200Ml - Cremer.

Faça limpezas íntimas curtas
Não demore muito tempo ou realize a higiene excessiva da região íntima ao longo do dia. O recomendado é que a limpeza aconteça no máximo três vezes ao dia e por um período de um a três minutos para evitar a alteração das propriedades da flora vaginal.

O vinagre, por sua acidez, ajuda a diminuir o pH da vagina e isso tornaria o ambiente menos propício ao fungo. Porém, a ducha, por ser muito forte, pode levar o vinagre a entrar na vagina, destruindo os lactobacilos vivos, que são importantes para a regulação natural do pH.

Além do vinagre de maçã, há várias receitas caseiras usadas com a finalidade de acabar com a candidíase vaginal. De todas, a médica diz que apenas o bicarbonato de sódio pode ajudar a aumentar o pH da região, mas a forma de administração deve ser orientada por um ginecologista.

Como lavar roupa íntima com vinagre ou bicarbonato

  1. Separe as roupas por cor e tipo de tecido;
  2. Coloque a peças íntimas em um balde, adicione água suficiente para cobri-las e acrescente duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  3. Deixe a roupa de molho de um dia para o outro e lave normalmente.