Como tirar o tecido preso no zíper?

Perguntado por: ivasques . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Se for uma obstrução pequena, use uma pinça para segurar com firmeza. Puxe o tecido na direção oposta do cursor do zíper e segure-o. Uma outra opção é remover o tecido pela parte interna do dente com a ponta de um alfinete de segurança. Cuidado para não puxar o tecido com muita força porque você pode rasgá-lo.

O zinabre é, nada mais, nada menos, do que uma camada esverdeada que se forma em peças que possuem cobre e ligas metálicas como componentes, como é o caso das baterias dos carros. Sua aparência é de uma crosta de pó de coloração azul ou verde e sua formação se dá por meio de uma reação química de oxidação.

Depois que o zinabre se forma ele impede a passagem da corrente elétrica, comprometendo o desempenho da bateria, promovendo falhas no carregamento, aquecimento dos cabos, falhas no funcionamento de sistemas eletrônicos e problemas na hora da partida.

A prevenção do zinabre é feita por meio da limpeza periódica da bateria e dos conectores e também da instalação correta. De tempos em tempos produtos como limpa contatos ou desengripantes podem ser utilizados para manter os equipamentos em bom estado.

Oxidação é um processo químico desencadeado pela reação entre um composto orgânico e um agente oxidante. Os compostos são substâncias encontradas em organismos vivos e, geralmente, têm carbono na sua composição. O agente é o que ganha elétrons e sofre redução, ocasionando o que chama-se de oxidação.

O zinabre é o resultado da oxidação que ocorre nas partes externas dos polos de ligação da bateria, muito comuns em materiais de latão e cobre.

Lavar roupa com vinagre impede que as peças desbotem
Pois então, é nessa primeira lavada que vamos contar o segredo. Coloque as peças de molho com uma xícara de vinagre por aproximadamente uns 20 minutos antes de iniciar o ciclo na máquina.

E porque o vinagre ajuda a remover ferrugem das ferramentas: O vinagre contém tipicamente 5-20% de ácido acético por volume. O ácido acético é produzido pela fermentação de etanol ou açúcares por bactérias ácidas acéticas e é um excelente agente removedor de ferrugem e outros depósitos.

Para fazer a limpeza do aparelho, coloque um pouco do ácido caseiro em um cotonete ou escova de dentes e esfregue o líquido que sujou os contatos elétricos e outras superfícies do aparelho. Nunca use água, porque ela não neutraliza o líquido alcalino vazado e pode danificar os circuitos eletrônicos do dispositivo.

Se a oxidação já surgiu, o primeiro passo é removê-la de forma mecânica ou com ajuda de produtos químicos, como o Quimox, da Quimatic Tapmatic. Depois, é necessário voltar a proteger a superfície com um revestimento, como tinta, por exemplo, evitando que o metal tenha contato direto com o oxigênio.

O cobre, assim como outros metais, apresenta estados de oxidaçao. Ele passa , primeiramente ao estado de oxido cuproso e depois para oxido cuprico quando exposto ao ar (a cor passa de um vermelho salmao para um vermelho um pouco mais escuro).

A primeira sugestão é usar álcool isopropílico (ou isopropanol) para a limpeza de aparelhos eletrônicos. A composição química desse produto não possui água, o que facilita a evaporação rápida e evita a oxidação.

Aplique metade da solução de bicarbonato de sódio nos pinos da bateria. Deixe o restante no pote para usar depois, na hora de limpar os terminais. Deixe a mistura agir por pelo menos cinco minutos antes de esfregar e remover se houver muita corrosão acumulada. Se preferir, você pode remover a bateria antes da limpeza.

A corrosão é o resultado prático da oxidação em um metal. Conforme o metal vai se oxidando, ele se degrada e suas camadas vão sendo expostas. E estas, por sua vez, também vão reagir com o oxigênio, criando um ciclo vicioso. Ferrugem, esse processo ocorre em materiais que contenham ferro em sua composição.