Como tirar o sal da costelinha de porco salgada?

Perguntado por: eguedes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Dessalgue as costelinhas fervendo em água, faça isso 2 vezes em panela comum.

Ligue em fogo médio para alto e, assim que levantar fervura, conte de 15 a 20 minutos. Como tirar o sal da carne de sol sem deixar de molho!!!

Comece lavando bem a carne para retirar o excesso de sal superficial. Após isso, basta colocar a carne em uma tigela com água fria e levar à geladeira até o momento do preparo. O ideal é que a água seja trocada algumas vezes durante as horas, retirando o excesso de sal que ficará nela.

É a dessalga a jato: coloque 500 g de carne ou peixe na panela e cubra com água fria. Junte 2 colheres (sopa) de sal para cada 500 g de carne ou peixe. Leve ao fogo alto e fique de olho! Quando começar a formar bolhas na água e subir uma espuma branca, desligue.

Dessalgar a carne é o segredo para uma boa feijoada, então se você não conseguir encontrar as carnes já dessalgada, tenha paciência e coloque cada carne em uma tigela separada, cubra com água gelada e vá trocando a água de hora em hora, assim é garantido que o sal todo seja removido.

MODO DE DESSALGAR OS INGREDIENTES PARA FEIJOADA
Para retirar o excesso de sal, coloque em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo até levantar fervura e mantenha por até 5 min. Se preferir, pode repetir o processo de dessalga. Dica: cuidado com a quantidade de sal adicionada na receita.

Pegue 1 ou 2 batatas cruas — a quantidade pode variar de acordo com o tanto de comida que você está fazendo —, descasque-as e parta ao meio ou em rodelas. Em seguida, acrescente os pedaços na panela e deixe que a batata cozinhe, mas não muito. Ela irá absorver o sal em excesso, trazendo um sabor equilibrado ao prato.

No entanto, não se deve lavar as carnes antes de prepará-las, pois essa ação pode aumentar o risco de contaminação cruzada (transferência de microrganismos patogênicos — que podem causar uma doença — de um alimento contaminado, para outro alimento que não esteja).

Diluir água
Num prato com molho é possível diluir o sal a mais em água, devendo esta ser adicionada fria e aos poucos, para que não fique em excesso ou estrague a textura dos alimentos que estão a ser cozinhados.

No momento do preparo, depois de cortar e antes de fazer o prato, deve-se fazer a limpeza com água quente e escaldar principalmente se for carne de frango ou porco.

Aqueça uma panela com o óleo, em fogo alto, e frite a costelinha até dourar. Retire e reserve. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho até dourar. Volte a costelinha à panela, junte o louro, sal, pimenta, a água e cozinhe por 35 minutos ou até a costelinha amaciar e o líquido secar.

  1. Comece o preparo da feijoada no dia anterior para dessalgar as carnes. Descarte o excesso de gordura das peças. ...
  2. Coloque cada tipo de carne numa tigela grande, cubra com bastante água e leve à geladeira. Deixe de molho por 24 horas para dessalgar, trocando a água a cada 3 horas, de preferência.

Dessalgue rápido das carnes salgadas, lembrando que as defumadas como o bacon, costelinha defumada, pacio, linguiça … não entram no dessalgue.

Carnes para feijoada: lombo de porco, costela suína e carne seca são algumas das principais. Por terem um sabor característico e delicioso, o lombo de porco, a costela suína e a carne seca são algumas das principais opções de carnes para feijoada.

R$ 43,99 /Kg.

Uma das maneiras de como tirar sal do feijão, é usando a cebola. Lave bem uma cebola com casca e coloque na panela do feijão salgado. O tempo de cozimento é até que a cebola fique macia e absorva o sal. Depois, pode retirar da panela e reaproveitá-la em algum prato.

Deixe cozinhar até a cebola ficar macia, ela vai absorver o sal durante esse tempo, depois você pode descartá-la ou usá-la no preparo de sopa, por exemplo; Adicionar suco de limão: algumas gotas de limão podem ajudar a eliminar o excesso de sal do seu feijão, graças ao ácido cítrico presente na fruta!

Dica: lave bem uma laranja e coloque-a inteira durante o cozinhento da feijoada junto com as carnes, não pode ser cortada nem descascada. Após o termino do cozinho retire a laranja da panela e sirva a feijoada normalmente. A gordura fica toda dentro da laranja, basta cortá-la para ter a confirmação após o cozimento.

O vinagre age de maneira semelhante ao suco de limão para remover o excesso de sal do feijão. Para adotar essa dica, basta colocar uma colher de sopa do produto no feijão e leve para ferver novamente.

1- A feijoada pode ser consumida no mesmo dia, mas se você prepará-la um dia antes e só finalizar no dia seguinte o resultado é ainda melhor, pois ela ficará totalmente suculenta.