Como tirar o sal da carne da feijoada?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Para dessalgar, basta cortar a carne em cubos e ferver em água até 2x para retirar o sal e colocar direto no preparo da feijoada. Não passar de 5 a 10 minutos cada fervura.

Coloque cada tipo de carne numa tigela grande, cubra com água e leve à geladeira por 24 horas para dessalgar, trocando a água a cada 3 horas. Na noite anterior ao preparo da feijoada, lave o feijão numa peneira sob água corrente.

Caso sinta que a carne ficou ressecada por causa do excesso de sal e todo o processo para dessalgá-la, é possível fatiá-la em pedacinhos menores e refogar em azeite por poucos minutos, devolvendo a umidade.

Uma das maneiras de como tirar sal do feijão, é usando a cebola. Lave bem uma cebola com casca e coloque na panela do feijão salgado. O tempo de cozimento é até que a cebola fique macia e absorva o sal. Depois, pode retirar da panela e reaproveitá-la em algum prato.

Se quiser uma feijoada um pouco mais suave adicione 1 copo de suco de laranja ao final do preparo. Para remover um pouco da gordura da feijoada, coloque 1 limão inteiro com casca com um corte em cruz dentro da panela e deixe até o final do preparo.

Comece lavando bem a carne para retirar o excesso de sal superficial. Após isso, basta colocar a carne em uma tigela com água fria e levar à geladeira até o momento do preparo. O ideal é que a água seja trocada algumas vezes durante as horas, retirando o excesso de sal que ficará nela.

No método tradicional, o primeiro passo é transferir os cubos ou postas para uma tigela e lavar bem em água corrente. Para o molho, conte 5 xícaras (chá) de água fria para cada 500 g de carne ou peixe. Depois, deixe 24 horas na geladeira antes de cozinhar. Este outro método pula a primeira dessalga de 24 horas.

Dessalgue as costelinhas fervendo em água, faça isso 2 vezes em panela comum.

Dessalgar a carne é o segredo para uma boa feijoada, então se você não conseguir encontrar as carnes já dessalgada, tenha paciência e coloque cada carne em uma tigela separada, cubra com água gelada e vá trocando a água de hora em hora, assim é garantido que o sal todo seja removido.

A primeira delas é que a LARANJA, por ser rica em fibras e pectina, ajuda a diminuir um pouco da absorção das gorduras presentes nas carnes, aliviando a sensação de desconforto no estômago que às vezes sentimos após consumir uma feijoada e melhorando a digestão.

1- A feijoada pode ser consumida no mesmo dia, mas se você prepará-la um dia antes e só finalizar no dia seguinte o resultado é ainda melhor, pois ela ficará totalmente suculenta. 2- Antes de servir, não esqueça de retirar as folhas de louro que foram acrescentadas no final do preparo.

Caso seu arroz, por exemplo, esteja com sal demais, basta colocar algumas gotas de limão. Em seguida, é só tampar a panela novamente e prolongar por mais alguns minutinhos o tempo de cozimento. Reaproveite o pão! Ele irá absorver o excesso, deixando o prato com o sal na medida certa.

Lave bem, de preferência em água corrente, e corte em pedaços. Coloque-os em uma tigela de vidro, cubra com água e deixe na geladeira, trocando a água a cada 3 horas.

O vinagre age de maneira semelhante ao suco de limão para remover o excesso de sal do feijão. Para adotar essa dica, basta colocar uma colher de sopa do produto no feijão e leve para ferver novamente.

O sal foi absorvido pelas batatas por:
fagocitose, porque o sal transportado é uma substância sólida. exocitose, uma vez que o sal foi transportado da água para a batata.

Usando amido de milho
Quando você precisar engrossar o caldo do feijão e não tiver muito tempo de sobra, faça o seguinte: misture bem, em um recipiente pequeno, duas colheres (sopa) de amido de milho com três colheres (sopa) de água fria.

Deixar o feijão de molho no vinagre aumenta a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento. Isso porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes pelo organismo.

Todo mundo sabe que os cortes suínos proporcionam um sabor único e é uma delícia, mas eles ficam ainda mais irresistíveis quando combinados com bastante tempero. Para sua feijoada ficar o suprassumo do sabor, combine alho, cebola, salsinha, louro e pimenta-de-cheiro, dedo-de-moça ou pimenta de bode.

Então, a laranja entra como uma aliada para diminuir o nível de gordura do preparo. E isso só é possível porque a fruta é rica em pectina e fibras. Esses dois elementos são eficientes em ajudar o nosso organismo a absorver menos gordura. Inclusive, deixam nossa digestão mais fácil e rápida.