Como tirar o ruivo do cabelo e deixar castanho?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 8 votos

A decapagem é a técnica mais segura para sair do ruivo para o castanho! Você pode até aplicar uma tinta acastanhada por cima do ruivo, mas mesmo que você acerte as nuances que neutralizam o cobre e o vermelho, o risco de manchar e desbotar a cor é maior.

"Para corrigir essa cor que surge quando descolorimos um cabelo do castanho para o mel, é preciso neutralizar com o cinza. É ele quem corrige o cobre", explica o colorista. Mas, como o tonalizante dura menos tempo que as colorações permanentes, é preciso ficar atenta e repetir a manutenção no tempo certo!

Pelas regras de colorimetria, o indicado para neutralizar o tom avermelhado são as colorações com reflexo mate, ou seja, que tenham o pigmento verde na química.

Logo, quem se arrependeu da tintura utilizada nas madeixas e quer reverter essa situação mais rapidamente pode contar com a vitamina C. Isso porque o ácido existente nesse elemento oxida e solta as moléculas do corante, o que leva à remoção gradual da tintura.

Pinte o cabelo da cor natural
Nem sempre. Dependendo da tonalidade e da velocidade com que você quer recuperar a cor original, vale apostar em uma coloração aproximada enquanto espera os fios crescerem, já que não existe uma maneira de retirar a pigmentação artificial da fibra capilar de uma só vez.

O tonalizante cinza ou prata vai matizar o seu cabelo e retirar o laranja.

Outra informação importante é que para neutralizar o tom laranja (cobre) eu preciso da cor azul, oposta a ela.

É possível optar por jogar uma tinta mais escura na raiz, mas isso pode causar manchas na cor, então se você quiser escurecer o tom com coloração, procure por sua cabeleireira de confiança para fazer isso por você e evitar reflexos indesejados no cabelo ruivo.

A técnica da shampoozada consiste em lavar os cabelos com pó descolorante, shampoo profissional e água-oxigenada. Ela é capaz de retirar até os pigmentos vermelhos mais intensos, então é uma ótima opção para consquistar o loiro dos sonhos.

A cor oposta ao laranja é o azul, mas você não precisa de um tonalizante totalmente azul. O ideal é apostar em uma coloração castanha com reflexos azulados. Assim, você consegue neutralizar o laranja e alcançar um tom bem mais natural.

Para tirar o alaranjado do cabelo a maneira mais segura e rápida é matizando o cabelo. Usar um tonalizante prata ou cinza, irá neutralizar e harmonizar a cor, podendo chegar a um tom de loiro escuro acinzentado, por exemplo. O melhor do matizador é ele ser um produto versátil.

Como tirar o vermelho do cabelo e deixar castanho? Para passar dos fios vermelhos para os castanhos, o processo é menos agressivo do que ir para o loiro. Isso porque, caso sua cor atual seja um vermelho mais fechado, você pode facilmente optar por uma coloração castanha que cubra a tonalidade vermelha.

Shampoo antirresíduo
E é justamente essa característica que faz com que ele não seja indicado para quem deseja manter a coloração química, já que o seu uso tende a remover a pintura. Então, nesse caso, saiba usar isso a seu favor e insira-o em sua rotina, aplicando quantidades generosas nas lavagens.

Bicarbonato. Quando aliado ao shampoo anticaspa, o bicarbonato de sódio pode ajudar a tirar a tinta do cabelo. Basta colocar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio dentro de um frasco de shampoo anti-caspa de 200 ml e utilizá-lo para lavar os cabelos.

Veja abaixo como voltar a cor do cabelo natural!

  1. Invista em um corte de cabelo. ...
  2. Estimule o crescimento da raiz. ...
  3. Trate os fios para que eles também cresçam saudavelmente. ...
  4. Experimente as luzes invertidas. ...
  5. Procure um profissional de confiança para uma decapagem.

O shampoo anticaspa também ajuda na remoção da coloração, porém danifica menos os fios do que o shampoo antirresíduos. A misturinha é bem simples. Basta colocar uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio dentro do shampoo anticaspa de 200ml e lavar as madeixas quantas vezes for necessário.

Para voltar a ser morena nesse caso, o ideal é fazer a repigmentação dos fios antes de escurecer de vez. Isso porque os tons de loiro claríssimo retiram todos os pigmentos dos cabelos, que ficam mais suscetíveis a manchas no momento da aplicação de uma nova cor.