Como tirar o rebaixado do documento?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Para regularizar um carro rebaixado o primeiro passo é solicitar a Autorização Prévia da Autoridade de Trânsito (DETRAN-CIRETRAN) antes de executar a alteração. Após ser feita a modificação no veículo o condutor precisa obter um Certificado de Segurança Veicular, CSV.

10 centímetros

Dentro da regulamentação determinada pelo Contran, conforme a Resolução nº 479/14, é permitido rebaixar o carro desde que o veículo tenha pelo menos 10 centímetros de distância do chão - mas a partir da parte mais baixa do automóvel.

Caso o automóvel já tenha a suspensão rosca e o dono do veículo deseje regularizar a sua situação, será necessário pagar uma multa, reconhecendo que o carro está circulando de forma irregular.

A prática de rebaixar automóveis foi liberada em 2014 pela Resolução nº 479 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

4,7 metros

Atualmente, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece uma altura máxima de 4,4 m para as carrocerias nesses casos. A proposta em análise na Câmara modifica o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para permitir a elevação da altura para 4,7 metros.

De acordo com a Resolução nº 479 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), apenas os carros podem ser rebaixados, não sendo permitido realizar a prática em motos, ônibus e caminhões.

Passo a passo para legalizar um carro com suspensão rebaixada

  1. Procurar o Detran. O primeiro passo é ir ao Detran e informar que você fará modificações no seu carro. ...
  2. Instalar a suspensão. ...
  3. Fazer uma nova vistoria. ...
  4. Pagar a taxa de emissão dos certificados.

Lei proíbe tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu (Foto: Milene Rios/G1) A mudança de componentes, como rodas, por motivos estéticos pode exigir ajustes no automóvel para não comprometer o desempenho.

De maneira geral, a instalação de rodas maiores é uma prática permitida, desde que respeite algumas ressalvas. Basicamente, essas exigências orientam o proprietário a não ultrapassar um determinado nível de redimensionamento, garantindo que o comportamento dinâmico do veículo não seja afetado pela alteração.

Carros com até 3.500kg – a altura mínima permitida entre a carroceria e o solo deve ser maior ou igual a 100 mm, ou seja, 10 cm. O conjunto de rodas e pneus não poderão ser trocados em parte alguma do veículo ao esterçar. A regra é válida para veículos de passeio, picapes, SUVs, entre outros.

De maneira geral, os três componentes que devem estar contidos neles são: coifa, batente e coxim, em alguns casos um rolamento é vendido a parte. O kit deve ser substituído junto aos amortecedores.

A suspensão a ar conquista pela facilidade de poder regulá-la através de um controle remoto. Porém, para ter esse conforto é preciso pagar mais caro, então se a sua finalidade é utilizar o veículo para competições, o mais correto é escolher entre a fixa ou de rosca.

A substituição do motor de veículo é conduta lícita, dependente apenas de autorização do órgão de trânsito, sob pena de ser cometido, no máximo, ilícito administrativo.

10 centímetros

De acordo com esse conjunto de regras, a altura mínima que o carro tem de ter (espaço entre a carroceria e o chão) é de 10 centímetros.