Como tirar o rancor do coração?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Você pode seguir esses passos por conta própria ou com a ajuda de um terapeuta.

  1. Reconheça a mágoa. ...
  2. Perdoe. ...
  3. Entenda que perdoar não significa concordar. ...
  4. Pergunte a si mesmo: por quê? ...
  5. Considere a troca. ...
  6. Não deixe que a raiva te defina. ...
  7. Preste atenção no que dizem os outros. ...
  8. Mude a conversa.

Aqueles que falaram mal de nós e que mentiram a nosso respeito perante o mundo. Não guardamos mágoa no coração contra eles. Dizemos: Que Deus julgue entre eles e nós; que Ele os recompense por suas obras. [Ver D&C 64:11.]

Como aprender a perdoar?

  1. Pratique a meditação. A meditação nos ajuda no processo de aprender a perdoar. ...
  2. Busque entender por que a pessoa faz o que faz. Olhar para as pessoas de diferentes perspectivas é o primeiro passo para aprender a perdoar. ...
  3. Expresse suas emoções. ...
  4. Redefina seus limites. ...
  5. Deixe ir.

A mágoa é um sentimento extremamente subjetivo, ou seja, é muito difícil estabelecer o tempo certo para a sua cura. É delicado criar esse prazo, pois depende muito da energia que você irá gastar para se livrar disso e da ajuda que irá buscar também.

Mesmo que seja tentador gritar e esbravejar com a pessoa, às vezes, o melhor a se fazer é fingir estar calmo e ignorar o comportamento que magoou você.
...
Mantenha-se calmo.

  1. Respire fundo pelo nariz e solte o ar pela boca.
  2. Conte mentalmente até 10 devagar.
  3. Mantenha o seu rosto neutro e sem nenhum tipo expressão.

O fato de ser rancorosa, na maioria das vezes está ligado com situações que aconteceram no seu passado, algum trauma que o fez ficar com essa crença de ser rancorosa. Para melhorar, é importante fazer psicoterapia para identificar da onde vem essa característica e trabalhar as casas delas e sintomas.

“Quem guarda rancor, coleciona lixo moral e, consequentemente, termina enfermando. O mal que te façam não deve merecer o teu sacrifício. Se alguém deseja ver-te infeliz, age de forma contrária, vivendo com alegria.

De acordo com o Dicionário Houaiss, raiva, enquanto sentimento, é um «acesso de fúria; arrebatamento violento» ou «sentimento de irritação, agressividade, rancor e/ou frustração, motivados por aborrecimento, injustiça ou rejeição sofridas»; rancor é a «mágoa que se guarda de uma ofensa ou mal que se recebeu; ...

É importante ter em mente que o erro, não necessariamente, é algo intencional ou de caso pensado. Ou seja, quem, por ventura, cometeu erros e machucou alguém pode estar arrependido e desejar se redimir. Por isso, é importante ter empatia, sabendo se colocar no lugar do outro. E tentar compreender o motivo das escolhas.

Segundo a especialista em psicologia clínica Patricia Santiago, isso ocorre porque, além de tirar a paz, gerar estresse e prejudicar a qualidade do sono, o fato de nutrir sentimentos negativos influencia no desenvolvimento de diversas doenças como gastrite, hipertensão, diabete e obesidade.

Não se trata de algo saudável porque, em primeiro lugar, o rancor se caracteriza por um traço altamente nocivo: a cronicidade. Trata-se de estados angustiantes que se prolongam no tempo, que se arrastam a ponto de interferir em outros âmbitos da vida.

Não guardar rancor é o mesmo que perdoar, só que sem a pompa. Ninguém precisa ajoelhar na nossa frente, nem rogar por nada.

Ranço é uma palavra muito utilizada para simbolizar o sentimento de desgoto por alguém. É quando você não consegue ficar perto de uma pessoa ou ouvir a voz dela sem querer revirar os olhos.

Romanos 12:18 diz: "Se é possível..." Mas Deus exige que perdoemos a todas e todos sem exceção, que vivamos em paz em relação às pessoas. Nem sempre isso é o que acontece, nossa falta de perdão é real quando escolhemos manter a amargura, deixando-a amadurecer em ressentimento em nossos corações.