Como tirar o ranço do tatu?

Perguntado por: lcruz . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Limpe o tatu, escalde ele em duas ou três águas (sempre coloque limão na água para retirar o cheiro forte). Depois de escaldado, reserve.

O tatu é um mamífero bem curioso e com uma forma bastante distinta. Todas as vezes que ouvimos a palavra tatu, já imaginamos um animalzinho com carapaça, grandes unhas, escavador e baixinho. Os tatus são membros da ordem Cingulata, do latim cingulum, que significa “cintados”.

Habitat: Floresta amazônica, Mata Atlântica, Caatinga e savanas, como o Cerrado. Alimentação: Insetívoro (cupins, formigas e outros invertebrados).

“A carne do tatu pode ser contaminada com outros microrganismos, não só os fungos, porque o tatu pode ficar doente com a coccidioidomicose e com a paracoccidioidomicose — que é um outro fungo -, mas também pode ser infectado por Trypanosoma cruzi, o agente da doença de Chagas, e tem sido relatado o bacilo da lepra — a ...

O IBAMA faz um alerta para que a população não consuma carne de tatu, que pode provocar micose pulmonar e, de acordo com pesquisas recentes nos Estados Unidos e Espírito Santo, no Brasil, os bichos são depósitos de micróbio transmissor da hanseníase.

Tatus também podem ser comprados de outros criadores, com preço médio de R$ 100 por cabeça.

No Nordeste, também são caçados pela sua carne, considerada uma iguaria. A criação deste animal para abate pode ser autorizada pelo Ibama.

Tatu-galinha (nome científico: Dasypus novemcinctus), também conhecido como tatu-verdadeiro, tatu-de-folha, tatu-veado, tatu-liso e tatuetê, é um tatu de médio porte encontrado nas Américas do Norte, Central e do Sul, tornando-o o mais comum dos tatus.

Os tatus têm um sentido de visão muito deficiente, por isso devem ser guiados pelo olfato ao procurar fontes de alimento. A maior parte de sua dieta consiste em larvas de invertebrados, insetos adultos, cupins e himenópteros não alados, como formigas.

Eles chegam a dormir até 16 horas diárias. Os tatus são animais basicamente noturnos. Eles dormem durante o dia e saem à noite para se alimentar. Embora sejam conhecidos por se alimentar de cupins e formigas, os tatus possuem uma dieta bastante variada.

Ficam na toca durante o dia, saindo a noite a procura de alimento.

Animal silvestre da fauna local, no entanto, o tatu tem seu manejo permitido somente se o criador possuir autorização do órgão fiscalizador da região e se seguir as orientações da Instrução Normativa 169/2008.

Tatu-canastra

A espécie, que está ameaçada de extinção, perdeu pelo menos 30% de sua população nos últimos 24 anos. Um animal de hábitos noturnos e solitários, com dieta à base de cupins e formigas, que vive em tocas escavadas próximas a cupinzeiros: esse é o tatu-canastra (Priodontes maximus).

A textura da carne lembra frango, mas o sabor é um pouco mais forte (talvez uma mistura de frango com porco), afinal, é um animal selvagem. Antes de temperar era preciso deixar a carne ferver um pouco na água com folhas de mandioca para tirar o cheiro forte. É um cheiro que lembra sangue.

A banha de galinha serve para curar gripe, catarro no peito, ressecamento no intestino e pode ser usada no cabelo contra queda e ressecamento de pele. Também as penas da Galinha Rupiada servem para dor de cólica, é só colocar as penas para torrar no fogo, moer e tomar na água quando sentir a dor de cólica.

diferença número 3 a carapaça do tatu peba possui pelos enquanto a do tatu. verdadeiro não possui pela u. a diferença de número 4 o papa tem orelhas pequenas encontra o verdadeiro em orelhas maiores diferenças 5 a cabeça do peba. tem um formato triangular que o verdadeiro tem a cabeça mais estreita e comprida.

O predador natural do tatu é a onça e a jaguatirica, mas devido à caça indiscriminada e a destruição do habitat natural provocada pelo homem, o tatu encontra-se ameaçado de extinção.

O tatu-bola possui hábitos noturnos e se alimenta principalmente de formigas e cupins, consumindo também grande quantidade de areia, cascas e raízes junto ao alimento. O tatu-bola não escava buraco e utiliza como esconderijo tocas abandonadas.

Existem 21 espécies de tatus, e são apenas encontradas no continente americano. As mais conhecidas no Brasil são o tatu-peba, tatu-galinha e tatu-bola. Eles possuem em comum o fato de terem o corpo coberto de escamas e o dorso por uma carapaça.

Tatuaçu ou tatu-gigante, como também é conhecido o tatu-canastra, é o maior e mais raro dos tatus existentes no mundo.

Ao encontrar um animal silvestre machucado, ligue imediatamente para o Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade. Caso não encontre o número ou não tenha condições de procurá-lo - principalmente em áreas remotas sem acesso à internet de qualidade -, ligue para o 190 e contate a Polícia Militar Ambiental.