Como tirar o orgulho de uma pessoa?

Perguntado por: usampaio4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Aceitar seus sentimentos é importante nesse processo, pois muitas vezes o orgulho excessivo é causado por medo de nos conhecermos ou de aceitar alguma característica nossa. Além disso, você também precisará passar a ouvir mais as outras pessoas e dar espaço para que elas apontem quando você estiver errado.

Orgulho se combate com humildade
Dessa forma, como se tem em Tiago (4,6) “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. É na humildade que se conquista a honra – e a humildade é o contrário de orgulho em excesso.

Como vencemos o orgulho? Ao tomar consciência disso e de seus efeitos e trabalhar conscientemente contra ele em nossos pensamentos, palavras e ações, podemos vencer o orgulho. “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.” Tiago 4:8. Quando temos a ver com Deus em nossos pensamentos, isso traz castigo e julgamento.

Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o oposto do orgulho é a humildade ou a modéstia. A palavra tem origem no termo orgull que, do idioma catalão, a característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio.

O orgulho pode não só impedir que um relacionamento comece, mas também destruir um já existente. O problema do orgulho vem quando o homem ou a mulher ficam egoístas demais e não cedem, mesmo estando errados. O relacionamento, que antes era prazeroso, vai se tornando seco, sem vida.

O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça. É melhor ter um espírito humilde e estar junto com os pobres do que participar das riquezas dos orgulhosos.

6. Orgulho ferido = ferida emocional. A pessoa é tão orgulhosa, mas tão orgulhosa, que qualquer situação que fira seu orgulho torna-se uma questão de morte. Saber desapegar desse sentimento tão voltado no "EU" nos ajuda a minimizar a importância de críticas, ofensas, desavenças e intrigas na nossa vida.

O orgulhoso muitas vezes continua cheio de poder e riqueza material, mas em seu íntimo há uma grande infelicidade, porque o orgulho traz destruição espiritual, e a vaidade faz o coração cair em desgraça. A verdadeira prosperidade floresce nas pessoas humildes e generosas, que semeiam a felicidade ao seu redor.

As pessoas orgulhosas transmitem muitas queixas mentais devido ao seu ego exagerado, reclamando de pessoas, de situações, do tempo, do país, etc. Isto inevitavelmente fará com que elas saltem de um conflito para outro. “Se não moderarmos o orgulho, ele será o nosso maior castigo.”

O cerne do orgulho é a inimizade para com Deus e para com nossos semelhantes. O orgulho é um pecado muito mal compreendido, e muitos pecam por ignorância (ver Mosias 3:11; 3 Néfi 6:18). Nas escrituras, o orgulho nunca é considerado justo — sempre é pecado.

Soberbo é aquele indivíduo considerado orgulhoso, altivo, que está dominado pela arrogância. É também um adjetivo que qualifica aquele que é mais alto ou está mais elevado que outro, que tem soberba, vaidoso, grandioso, sublime, magnífico, belo.

Assim, se você quer cultivar um pouco mais de humildade no seu dia a dia, coloque em prática o seguinte:

  1. Evite julgar os outros. ...
  2. Crie vínculos autênticos. ...
  3. Lembre-se de que você não é mais do que ninguém. ...
  4. Leve em consideração outras percepções. ...
  5. Cultive a generosidade.

Uma vez que reflete a percepção que as outras pessoas podem ter a nosso respeito. Existem dois tipos de orgulho: o Orgulho Autêntico e o Orgulho Arrogante.

Por isso, é necessário que o cônjuge tenha paciência, humildade e sabedoria para ajudar o marido ou esposa a reconhecer o problema. “Não em uma discussão acalorada, mas em tempos de bonança, quando os dois possam conversar”.

Orgulho é a satisfação em fazer algo. Já a arrogância é a postura de quem entende que aquilo que fez ou tem é superior a tudo.