Como tirar o nit quem nunca trabalhou?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Para obter o NIT pela Internet, basta ir ao site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (cnisnet.inss.gov.br) e informar dados como nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF.

Se um profissional não tiver número de NIT/PIS/Pasep, como poderá se cadastrar? Resposta: O campo NIT/PIS/Pasep é de preenchimento obrigatório. Caso o profissional não possua cadastro, deverá providenciar sua inscrição no INSS.

Pelo site Meu INSS
Entre no portal Meu INSS e acesse a sua conta Gov.br. Ao acessar o portal, clique na opção "Meu Cadastro" no canto superior esquerdo. A página seguinte terá todos os seus dados cadastrais, onde será possível localizar o seu PIS/NIT ao final da página.

Infelizmente, quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, pois ele é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros. No entanto, existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados por pessoas que nunca trabalharam, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O número do NIS existe independentemente dos vínculos empregatícios de uma pessoa —ou seja, uma pessoa que nunca trabalhou com a carteira assinada, mas que tem ou já teve direito a algum benefício social, possui um NIS.

Acesse a CTPS Digital! Acesse a CTPS Digital! Caso seja sua primeira vez trabalhando em uma empresa do setor privado, o empregador (a empresa) deve fazer sua inscrição do número do PIS. Além disso, você também pode pedir seu número do PIS indo até uma agência da Caixa e solicitar para o gerente.

Pode-se, por exemplo, consultar o número do PIS por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, do Portal de Serviços do Ministério da Economia, do site Meu INSS, do site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), do aplicativo Caixa Trabalhador e até mesmo do aplicativo FGTS.

Pela internet

  1. Acesse o Meu INSS, com seu cadastro na conta Gov.br;
  2. Após fazer login, localize e selecione a opção “Meu Cadastro”;
  3. Você irá localizar na área “Elos CNIS”, o número do NIT, correspondente ao seu NIS.

O NIT é o número destinado aos trabalhadores sem qualquer vínculo com empresas, autônomos ou liberais com inscrição no INSS. Para ter o PIS, é preciso haver vínculo empregatício. Além disso, o PIS é um programa social destinado a trabalhadores com carteira assinada.

Basicamente, NIS, PIS, PASEP e NIT são o mesmo número usado para identificar o trabalhador e permitir que ele receba benefícios trabalhistas previstos em lei.

Não! O PIS é o Programa de Integração Social em que empresas privadas depositam mensalmente uma contribuição para o fundo ligado aos seus funcionários. Já o NIT é para trabalhadores que nunca trabalharam de carteira assinada.

Caso o trabalhador queira consultar o número de sua inscrição é possível verificar na Carteira de Trabalho e Previdência Social. O número consta da página de identificação do trabalhador. É possível descobrir o NIT na página de identificação da CTPS.

É possível emitir esse comprovante pessoalmente em uma agência da CEF, através do aplicativo Caixa Trabalhador ou do Site Caixa PIS.

Esse é o número que ao consultar no sistema do INSS ou de programas do Governo deverá indicar todas as contribuições já realizadas em nome da pessoa, se ela está recebendo algum benefício e também por meio dessa identificação que será dada a entrada no pedido de aposentadoria.

O NIS - Número de Identificação Social é um número de cadastro realizado pela Caixa e devem ser cadastrados: o trabalhador, vinculado à empresa privada, cooperativa ou empregador pessoa física; os beneficiários de Programas Sociais (cadastrados pelo agente definido pelo Gestor do Programa); o diretor não-empregado ...

Desde 2019, qualquer pessoa que tenha um CPF pode baixar o aplicativo "Carteira de Trabalho Digital" na loja de aplicativos do seu celular e habilitar o PIS na carteira de trabalho digital. Só é preciso autenticar a conta no site do governo federal.

Fique tranquilo: o empregado que trabalha sem carteira assinada, possui, SIM, todos os direitos trabalhistas. Dentre esses direitos, caso não seja trabalho doméstico, está incluso o direito aos depósitos de FGTS que não foram efetuados em virtude de a carteira não estar assinada.

O mais recomendado, se você não souber o número do NIS, é consultar com o seu CPF, pois é um documento que, geralmente, está mais próximo. Outra forma de consultar é ir até uma das agências da Caixa Econômica e pedir para que um dos colaboradores ajude a encontrar o cadastro.

Continuar lendo O que é NIT?