Como tirar o meu nome da luz?

Perguntado por: adias . Última atualização: 21 de maio de 2023
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Procure o proprietário e peça pra ele mudar para o nome do atual inquilino. Ou vá até a concessionaria de energia e solicite a retirada de seu nome.

É possível mudar o nome do titular da conta de luz da Enel direto no site da empresa de energia. Para isso, o solicitante precisa ter o número do cliente atual em mãos e preencher um formulário online com seus dados pessoais. O procedimento requer também o envio de uma cópia de um documento de identificação com foto.

Cada pessoa pode ter até duas contas individuais.

Após 5 dias úteis para analisar um formulário de troca de titularidade, a Neoenergia Brasília ainda leva mais 3 dias úteis para fazer a ligação da luz no imóvel. Ou seja, considerando-se o final de semana intercalado em meio a esses prazos, uma simples ligação de energia com a Neoenergiabsb leva incríveis 10 dias.

Como trocar a titularidade de conta pelo telefone da Energisa

  1. Ligue para o número 0800 032 0196.
  2. Para facilitar o acesso aos dados da sua conta, informe o seu CPF ou CNPJ.
  3. Aguarde para falar com um atendente Energisa.

Na CPFL/RGE o prazo de atendimento de até 10 dias úteis.

O prazo para realizar a troca de titularidade das contas de consumo com a concessionária é de 10 dias a partir da data de vigência do contrato e o prazo para o envio do comprovante de efetivação da troca é de 40 dias.

Ao manter as contas em nome do proprietário, o inquilino pode facilmente sair do imóvel deixando dívidas. Sem provas (como um contrato de locação), e sem a nomeação do responsável (que no caso, não é o proprietário do imóvel), não tem como tais empresas cobrarem a pessoa correta.

Durante o período de locação, é responsabilidade do inquilino arcar com os pagamentos das contas básicas de consumo, como luz, água, gás e telefone. Caso o inquilino deixe o imóvel e haja pendências financeiras, o proprietário tem o direito de recorrer à Justiça para reaver os valores devidos.

Tal conduta é ilegal e ainda vai de encontro às próprias normativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O cliente deve entrar em contato com a Cemig adicionando o telefone 31 3506-1160 e enviando um “oi”. As orientações serão feitas conforme o andamento do atendimento. Além disso, vale destacar que o serviço também está disponível pelo telefone 116 e por meio de atendimento virtual agendado no site da Cemig.

O serviço normalmente é executado imediatamente após a conferência e certificação de veracidade das informações prestadas. Mas, o prazo máximo de atendimento são de 5 (cinco) dias úteis para clientes de Baixa Tensão, 10 (dez) dias para clientes de Média Tensão e 15 (quinze) dias para clientes de Alta Tensão.

O cliente pode requerer a desvinculação do pagamento em débito automático das parcelas oriundas de empréstimo bancário à luz da legislação bancária regente da matéria.

Caso necessite alterar o nome do titular da conta, isso pode ser realizado através do serviço Troca de Nome da Conta.

A herança responde pelas dívidas do falecido
Isso porque, as dívidas não deixam de existir após o falecimento de uma pessoa. Elas precisam ser listadas em um inventário e incluídas no espólio, assim como os bens que o falecido deixou. Mesmo assim, não é possível herdar dívidas de energia elétrica e de outros tipos.

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