Como tirar o metal da água?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

O Sequestrante de Metais possui esse nome pois ele reage com o metal presente na água fazendo-o decantar no fundo da piscina. Depois da decantação, basta fazer a aspiração drenando o fundo da piscina e a água estará livre dos metais.

Para acabar com a presença de ferro na piscina será necessário fazer um tratamento de choque com cloro na água. Aplique cerca de 15 gramas para cada 1.000 litros de água na piscina. Deixe a filtração ligada por cerca de 30 minutos e desligue a motobomba.

Se a água ou sólidos depositados no fundo estiverem verdes ou azuis escuro, isso significa a presença de manganês ou cobre. Esses três metais podem ser encontrados nas águas utilizadas para abastecimento de piscinas geralmente vindas de minas, poços ou lagos.

Filtração: A filtração é uma maneira eficaz de remover metais pesados da água. Existem muitos tipos de filtros disponíveis, como filtros de carvão ativado, filtros de osmose reversa e filtros de cerâmica.

O seu princípio ativo é o ortopolifosfato de sódio que age sobre o carbonato de cálcio, principal causador da dureza da água, que resulta nas incrustações. Com isso, o tratamento água ferruginosa consiste na aplicação contínua do Econox, que deixará a água pronta para o consumo.

Uma opção eficaz é utilizar um filtro para água de poço artesiano com ferrugem. Esse tipo de filtro, também conhecido como filtro central, é capaz de reter a ferrugem, além de outros contaminantes como areia e cloro, assegurando assim a qualidade da água.

Aplique Eliminador de Metais DomClor diretamente na piscina na dosagem recomendada e recircule a água por 15 minutos. Nos casos mais persistentes fazer aplicação diretamente sobre o local. Utilizar 15 ml/m³ para manutenção. Utilizar de 30 a 50 ml/m³ para retirar manchas e incrustações.

Confira algumas análises físicas podem ser realizadas: Se uma amostra de água é transparente, mas após descansar apresentar partículas vermelhas ou pretas, há a indicação da presença de ferro ou manganês dissolvidos nessa amostra de água.

A osmose reversa é considerada a opção mais eficaz para reduzir o alumínio da água potável, com a capacidade de remover cerca de 98% de todo o seu conteúdo. A destilação de água também é altamente eficiente no processo de tratamento de água, com esses sistemas capazes de remover mais de 99% do alumínio da água potável.

Quando as manchas já estão formadas, tanto no caso dos metais pesados como nas piscinas de fibra, o GENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO® as dissolve porque a mesma reação ocorre com os metais depositados (complexação e solubilização), fazendo com que a mancha desapareça.

Uma delas é a entrada de metais oxidados na piscina, muito comum quando banhistas perdem bijuterias ou grampos na água. O problema também pode acontecer por causa de um tratamento químico errado, o que provoca a corrosão de componentes metálicos da piscina e a consequente contaminação.

Posicione o copo com água contra a luz e veja se há a presença de algum corpo estranho, ou mesmo se você consegue enxergar por entre o copo. Caso ela esteja embaçada, dificultando a visibilidade, pode ser que haja poluição e ferrugem nos dutos ou encanamentos fluviais.

Bastante comum em terrenos de baixada, o excesso de ferro pode ser resolvido com a melhora da qualidade da água através de filtração.

A única forma de ter certeza se ela é segura para consumo humano, no entanto, é realizando uma análise físico-químico e bacteriológica. Além de determinar coisas como o pH e outras características da água, essa análise vai dizer se ela contém ameaças invisíveis, como bactérias que podem fazer mal para a saúde.

Além disso, outras formas de aumentar a eliminação de metais pesados do organismo são aumentar o consumo de fibras na dieta, consumir chá de alho ou alimentos ricos em selênio e vitamina C, devido suas capacidades antioxidantes e protetoras para o fígado, além de favorecer sua eliminação dos metais pesados pelo corpo, ...

Outras medidas que ajudam o corpo a eliminar os metais pesados naturalmente são: ingerir alimentos com poderes terapêuticos, como coentro e chlorella (um tipo de alga, vendido em cápsulas ou pó);

Chlorella: é uma microalga verde de água doce, rica em nutrientes e compostos bioativos com efeitos benéficos à saúde. Entre eles, estudos mostram sua contribuição na desintoxicação do organismo, facilitando a eliminação de metais pesados.

A água do poço com ferrugem pode ser potencialmente perigosa para a saúde, portanto, é importante tomar medidas para tratar a água antes de beber ou usá-la para outros fins.

Para saber se a água está com muito ferro há indícios como: cor amarelada, sabor metálico e cheiro forte. Entretanto, apenas uma análise da água com base nos parâmetros da portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021, poderá avaliar os fatores de qualidade e o padrão de potabilidade da água.