Como tirar o hábito do bebê acordar de madrugada Baby Center?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

Tente oferecer o leite com algum complemento ( ex:mucilon) antes de dormir a noite para garantir a saciedade da sua bebê e quando ela acordar pela madrugada, procure nãoalimentá-la novamente, para que ela não tenha esse hábito. Apenas acalme-a e coloque -a no berço novamente.

O despertar à noite é bem comum, especialmente nos primeiros cinco anos de vida. Nessa fase, é natural que algumas crianças consigam dormir por períodos mais prolongados na madrugada e outras, não. Se o seu filho acorda muitas vezes durante a noite, a primeira coisa a se fazer é descartar qualquer questão de saúde.

Do ponto de vista neurológico, é completamente normal esse “leve” acordar, que geralmente ocorre nas transições de fases do sono e pode se dar na mesma hora. Há também fatores mais pontuais, como problemas respiratórios, questões ambientais, excesso de telas antes de dormir e distúrbios emocionais.

16 horas

Além disso, diz Moreira, para as crianças maiores de 6 meses, o ideal é que a última soneca aconteça por volta das 16 horas, evitando assim, interferências no sono da noite.

Rituais são atividades realizadas sempre na mesma ordem, que irão sinalizar ao bebê que está chegando o momento de dormir. O importante é escolher alguma coisa que deixe a criança calma e que sinalize que a noite está chegando: Dar um banho morninho, falar baixo, em um ambiente tranquilo e com pouca luz.

A dica é insistir em tirá-lo do peito ainda acordado e fazer com que ele pegue no sono só no colo, até que você vai para a próxima fase, que é dormir no berço.

Durante os primeiros 3 meses é natural que o bebê acorde a cada 2 ou 3 horas, independente do horário. Já a partir dos 4 meses, a maioria costuma dormir à noite e passar mais tempo acordado durante o dia.

A regressão do sono tende a durar de 2 a 6 semanas e costuma coincidir com as idades em que os bebês normalmente estão passando por um pico de crescimento. É comum que ocorra quando o bebê completa 4, 7, 9, 12, 15 ou 18 meses, e também aos 2 e 3 anos.

Os motivos mais comuns para as crianças acordarem por inúmeras vezes no decorrer da noite podem ser vícios de comportamento, problemas de saúde ou até mesmo quando estão passando por etapas marcantes, mudança de rotina ou excesso de estímulo. Sugiro procurar um psicólogo para investigar melhor o quadro.

Prepare o ambiente para a hora de dormir
Além de seguir um ritual, também é importante preparar o ambiente, especialmente quando a família tem outros filhos. Escurecer o quarto, colocar uma música mais calma ou até mesmo desligar os eletrônicos nos outros cômodos são atitudes que podem ajudar.

Para evitar acordar às 3 horas da manhã, é importante fugir de alguns padrões, como:

  1. Horários erráticos - não acordar e ir dormir todos os dias no mesmo horário;
  2. Doomscrolling - passar um tempo excessivo na tela do celular absorvendo notícias negativas);
  3. Estar em um local carente de ar fresco.

7 dicas para manter o sono em dia durante a quarentena

  1. Crie e siga novas rotinas.
  2. Procure dormir e acordar no mesmo horário.
  3. Evite o consumo de bebidas estimulantes à noite.
  4. Não coma logo antes de deitar.
  5. Evite aparelhos eletrônicos antes de dormir.
  6. Faça exercícios físicos durante o dia.

O motivo de acordar às 3h da manhã, segundo a espiritualidade, está associado ao psiquismo, um campo de energia invisível que é construído de pensamentos, sensações e sentimentos.

O EASY é um método composto de ciclos que se Repetem. Com ele não seguimos o ritmo do bebê e somos nós quem assumimos o comando! Depois que comecei a fazer o EASY com a Ana Helena, tudo ficou mais fácil e quando ela chorava, sabia exatamente o motivo!

Dicas para a transição das sonecas do seu bebê
Aumente o tempo acordado pela manhã: idealmente, seu bebê ficará acordado por 4 a 5 horas antes da soneca da tarde e depois mais 4 a 5 horas antes de dormir à noite. Comece aumentando aos poucos o tempo acordado de manhã, uma hora por dia.

Com mais de 40 anos de experiência, a rotina B.R. Em foi criada pela Stephanie Sapin para que o bebê tenha sonecas regulares e uma boa noite de sono. Aprenda neste módulo todas as dicas, técnicas e segredos desse método que já ajudou mais de 7000 alunos e seus bebês a terem uma longa noite de sono.

5 passos para acalmar o bebê para Dormir a noite toda

  1. Com uma bola de Pilates. Essa atividade pode ser utilizada em bebês com mais de 3 meses de vida, que é quando ele já consegue segurar melhor o pescoço. ...
  2. Dar um banho. ...
  3. Fazer uma massagem. ...
  4. Colocar músicas calmas. ...
  5. Barulho contínuo.

Aqui estão algumas dicas para ajudar seu bebê e você a descansar mais durante o período de regressão do sono.

  1. Controle o ambiente. Seu bebê está se tornando muito mais consciente do seu ambiente. ...
  2. Siga a ciência do sono. ...
  3. Mantenha um horário de acordar consistente. ...
  4. Mantenha a calma e seja paciente.

Algo como dar um banho, colocar um pijama, amamentar e colocar para dormir. Durar, em média, de 30 a 40 minutos para não tomar tempo demais dos adultos responsáveis pelo processo. Diminuir o ritmo da casa quando o ritual começar para que esse momento seja calmo e tranquilo.

3 dicas básicas!

  1. Evite barulhos e movimentações durante a hora da soneca.
  2. Dê um banho morno no bebê antes de fazer ele dormir.
  3. Deixe um brinquedo ou mantinha ao lado do bebê