Como tirar o gosto ruim da carne a vácuo?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Para carne vermelha e cortes em geral, o vinagre é o mais indicado para eliminar os odores. Dessa maneira, deixe a carne de molho em uma solução com água e vinagre, com uma proporção maior de vinagre, por cerca de 1 hora ou mais.

Embalar carne a vácuo é um processo muito simples, onde basicamente você vai posicionar a carne dentro da embalagem e posteriormente levar para a seladora a vácuo. Depois de colocar corretamente na câmara, é só fechar a tampa que o ciclo é feito automaticamente, e logo após ele acabar, é só retirar o produto.

Atenção: carnes embaladas à vácuo costumam ter um cheiro mais forte quando abertas, porém ele não deve permanecer no alimento, caso você abra o produto e o cheiro forte e incômodo persistir, ele, provavelmente, está estragado.

A carne resfriada embalada a vácuo deve ser conservada sob temperatura de refrigeração (2 a 7°C) e, uma vez aberta, ela deve, preferencialmente, ser consumida de uma única vez. Caso seja fracionada para consumo, deve ser mantida na geladeira e preparada e consumida brevemente (em até 72h).

três dias

Carne fresca na geladeira
Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo.

Quais são os problemas que podem ocorrer ao consumi-la? Alguns sintomas são comuns quando uma pessoa consome uma carne estragada, como vômitos, dor de cabeça, febre e diarreia. Eles são consequências da intoxicação alimentar causada pelas bactérias e toxinas presentes na carne ingerida.

Além disso, a embalagem deve ser à prova d'água e conter o mínimo possível de ar, por isso, carnes já embaladas à vácuo são ideais para serem congeladas, como as carnes da nossa linha Dia a Dia ou linha Grill.

Fique atento ao cheiro
Quando a carne está boa para o consumo, ela tem um leve cheiro de sangue. Mas, caso a peça esteja com cheiro de mofo, de azedo ou de amoníaco (o que é comum em frangos ou peixes), já pode descartar!

A técnica de cocção à vácuo consiste em cozinhar um alimento embalado em um recipiente hermético, sem a presença de ar, para isso você pode estar utilizando uma de nossas seladoras a vácuo. O cozimento é sempre feito em baixa temperatura e por um período prolongado.

A carne embalada a vácuo garante mais sabor, cor, frescor, textura e o mais importante, uma perda mínima dos nutrientes. Além disso, ela não perde peso, então você estará comprando aquilo que está na embalagem: 1kg é sempre 1kg, não 900 gramas.

O período de 24 horas costuma ser suficiente para o processo. Coloque a carne em uma embalagem bem fechada e coloque-a em uma tigela bem grande com água fria corrente. O tempo de descongelamento depende do tamanho da carne. Pequenos pedaços descongelam em cerca de uma hora.

O vinagre é a solução universal para tirar o ranço
Para carne vermelha e cortes em geral, o vinagre é o mais indicado para eliminar os odores. Dessa maneira, deixe a carne de molho em uma solução com água e vinagre, com uma proporção maior de vinagre, por cerca de 1 hora ou mais.

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).

A perda de vácuo em embalagens de produtos cárneos curados cozidos embalados a vácuo basicamente ocorre em dois momentos: no processo de envase do produto por furos, defeitos de selagem ou manuseio impróprio e durante o tempo de vida útil do produto devido às interações produto-embalagem, condições de armazenagem e ...