Como tirar o gosto amargo do fígado de galinha?

Perguntado por: afernandes7 . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

O fígado de galinha é um tipo de carne barato, mas bastante nutritivo. Para evitar deixá-lo com um sabor amargo e cozinhá-lo adequadamente, é importante limpá-lo corretamente antes do cozimento. É só deixá-lo de molho em água fria e remover todos os tecidos conectivos para deixá-lo prontinho para cozinhar.

Para limpar os fígados adquiridos inteiros ou em pedaços grandes, retire a membrana que recobre toda a superfície externa. Para isso, segure-o com uma mão e remova a membrana, delicadamente, puxando com a outra mão. Tome cuidado para a víscera não se romper: puxe a membrana para trás e nunca para cima.

O segredo está no leite
O leite é o grande responsável por deixar a carne super macia e retirar o gosto e o cheiro forte do fígado. Na hora de fritar, descarte o excesso de leite e aqueça bem a frigideira com azeite antes de colocar o bife para fritar.

O fígado de galinha é um alimento que carrega muitos fãs, pois além de ser super saboroso, ele também é fonte de proteínas, vitaminas e minerais, trazendo inúmeros benefícios para o organismo e auxiliando em diversos problemas de saúde, como a anemia.

Técnica eficiente para higienizar completamente o fígado
Ao chegar em casa você deve lavar em água corrente muito, mas muito bem. Aqui você já elimina boa parte da viscosidade e cheiro. Depois disso, pegue fígado por fígado e retire as gordurinhas, vísceras e possíveis colágenos que encontrar.

O campeão é mesmo o fígado, não importa se de galinha ou de boi. Uma das principais fontes de nove dos 11 tipos de vitamina, essa carne só não contém a C e a E. Em segundo lugar, vêm os ovos em geral, com sete diferentes vitaminas. O fígado é também rico em gorduras, sendo assim calórico.

Primeiro você precisa retirar a membrana que cobre toda a sua peça, para isso, segure com uma mão e com a outra puxe delicadamente a membrana para que a víscera não se rompa. Uma dica importante é: remova a membrana, puxando-a sempre para trás e nunca pra cima.

Existe um truque simples que é muito usado para diminuir o odor e o sabor forte do fígado: mariná-lo em leite. Parece estranho, mas esse truque irá te surpreender. Meia hora antes de cozinhá-los, coloque-o de molho no leite. Você deve usar cerca de 8 colheres (sopa) para cada quilo de bife.

Modo de preparo
Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Lave o fígado sob água corrente e seque bem com um pano de prato limpo (ou papel-toalha). Com uma faca pequena e afiada, corte e descarte as veias e nervos.

Como temperar bife de fígado com limão
Adicione suco de limão espremido na hora e sal - deixe descansando por meia hora; Em uma panela, refogue no azeite cebolas cortadas em anéis e o tempero verde a gosto (cebolinha, salsinha, etc); Adicione os bifes de fígado e espere até ficar no seu ponto de preferência.

Como fazer
Adicione o sal, a pimenta, o azeite e por último o leite; Deixe marinar por cerca de duas horas dentro da geladeira; Para deixar o bife com um gostinho ainda mais especial, depois de fritar, reaproveite o óleo do tempero, misturando-o com água, suco de limão, manjericão, alecrim, cebolinha e salsinha.

É rico em colesterol: o consumo excessivo de colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas, por isso o consumo de fígado pode não ser uma boa opção para quem tem colesterol alto ou algum tipo de problema cardíaco.

Comer fígado de frango em excesso pode fazer seu cachorro ter Hipervitaminose A, que é uma overdose de vitamina A. O excesso de vitamina A também pode causar fraqueza muscular, problemas digestivos e esporões ósseos.

Whipple demonstrou que a adição dietética mais eficaz na anemia perniciosa era o fígado cru, principal fonte de vitamina B12.

Conservação Doméstica

Dentro do prazo de validade consumir atéEmb.Fechada
Congelador(-10° à -8° C)6 meses
Freezer (-12°C)Vide validade

Coloque 1 xícara (chá) de leite sobre os fígados já cortados e deixe por, no mínimo, 20 minutos. Depois escorra e tempere normalmente! Dicas: o fígado fica muito gostoso quando frito ou refogado. Na hora de temperar, lembre-se de usar poucos condimentos e passe longe do limão ou vinagre (eles deixam sua carne rígida!).

Se os fígados parecem pálidos, amarelados ou congestionados, a maioria dos consumidores entende que ocorreu algum problema durante a produção nas granjas.

Quem tem Síndrome do intestino irritável e gastrite pode consumir fígado de frango e bovino? Olá! Pode sim, mas procure evitar de colocar muitos condimentos nos alimentos e fritá-los.