Como tirar o extrato do CNIS?

Perguntado por: llacerda . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Emitir Extrato de Contribuição (CNIS)

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer; Clique em “Baixar PDF”; ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Canais de prestação. Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS.

O CNIS pode ser consultado através da Previdência Social. Você pode acessá-lo através do site Meu INSS, do aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), em agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal caso seja correntista ou visitando uma agência da Previdência Social e solicitando uma consulta.

Dica: Agende o serviço de atualização cadastral no site do INSS ou pela central 135 e, no dia do atendimento na agência do INSS, após validar as informações, solicite o código de acesso. Assim, uma vez já tendo validado as informações, o código recebido já poderá ser utilizado para acesso direto na Central de Serviços.

NIS e PIS são a mesma coisa? O PIS e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número, porém a diferença está na forma como são gerados. O Número de Identificação Social (NIS) é gerado pelo chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), feito pela Caixa.

site da Caixa Econômica: acesse a conta com o seu usuário e senha, clique na opção “FGTS e Serviços ao Cidadão” e em “Extrato Previdenciário”. site do Banco do Brasil: acesse o número da conta e senha, clique em “Conta Corrente” e, depois, em “Previdência Social”; digite o número do seu PIS.

Para saber se o extrato previdenciário (CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais) está correto é preciso consultar o site do INSS e requerer o extrato, também é possível realizar a consulta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

Vale ressalvar que quem nunca trabalhou de carteira assinada não tem registro no sistema do CNIS, portanto não pode emitir o documento.

Como consultar meu tempo de contribuição no INSS?

  1. Acesse o site do Meu INSS. ...
  2. Faça o login no site. ...
  3. Acesse o Extrato de Contribuição. ...
  4. Confirme suas informações pessoais. ...
  5. Verifique seu tempo de contribuição. ...
  6. Entenda o extrato de contribuição.

Isso é feito através do site ou aplicativo do MEU INSS, sendo que você só precisa ter em mãos o número de CPF e a senha do gov.br da pessoa que deseja emitir o CNIS.

Cada pessoa que já fez contribuição previdenciária tem o seu próprio CNIS. Esse documento foi criado em 1998, passando por várias evoluções ao longo dos anos até ser uma base de dados completa para a previdência social conhecer todo histórico de trabalho e contribuições dos segurados.

Depois do CNIS, a Carteira de Trabalho será o documento mais importante para a comprovação das suas contribuições. Como ela também é um dos documentos oficiais do Governo Federal, servirá como a sua carta na manga caso o CNIS contenha informações incorretas.

5 dias

Quanto tempo leva para GPS aparecer no extrato CNIS? Em regra, após 5 dias do pagamento é para o banco de dados CNIS ser atualizado e, por via de consequência, a informação aparecer no extrato.

O número do NIS é composto por uma sequência numérica de 11 dígitos e vai informado na emissão de documentos, como a Carteira de Trabalho.

Qual é a diferença entre NIT e PIS? O NIT é o número destinado aos trabalhadores sem qualquer vínculo com empresas, autônomos ou liberais com inscrição no INSS. Para ter o PIS, é preciso haver vínculo empregatício. Além disso, o PIS é um programa social destinado a trabalhadores com carteira assinada.

NIT é a sigla para Número de Registro do Trabalhador, isto é, um código gerado a partir do cadastro realizado em uma base de dados do governo federal, chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Atualizar Dados da Pessoa no Benefício

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite o nome do serviço/benefício que você quer; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;