Como tirar o excesso de sal do bacon?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Coloque a carne em uma vasilha com água e cubos de gelo. Deixe dentro da geladeira por aproximadamente 4 horas. Depois desse período, faça o processo novamente em uma vasilha diferente, também com água e gelo. Repita as etapas a cada 4 ou 8 horas, até que o excesso de sal seja removido.

O que é o bacon
Ele é a barriga do porco curada e defumada e, para produzi-lo, é necessário bastante tempo. Esse tipo de secagem é feita com sal, que retira a água da carne e a deixa mais firme e com um sabor mais concentrado.

Para tirar o excesso de sal do feijão, da sopa, do molho e de outras preparações durante o cozimento, basta colocar uma batata descascada e em pedaços na panela. Deixe o alimento cozinhando por alguns minutos e, em seguida, retire, prove e acerte novamente o tempero.

Coloque os pedaços de carne seca em uma panela, cubra com bastante água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, conte 10 minutos, troque a água e deixe ferver por mais 10 minutos.

Hipertensão, AVC, demência, osteoporose, excesso de peso. O sal em excesso pode aumentar o risco de várias doenças. A chave está na moderação.

A dupla açúcar e vinagre vai te salvar
A combinação de 1 colher (sopa) de açúcar + 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, quando adicionada ao prato salgado, podem trazer de volta a sua comida saborosa e sem aquele exagero de sal. O vinagre de maçã e o açúcar podem ser grandes aliados na tarefa de dessalgar a comida.

Não se deve lavar as carnes antes de prepará-las, pois aumenta o risco de contaminação cruzada que é a uma transferência de micróbios patogênicos (causadores de doença) de um alimento contaminado (normalmente cru) para outro alimento, direta ou indiretamente.

O que torna o bacon “perigoso” é a presença desta última substância, o nitrito, que ao entrar em contato com o corpo humano pode causar falhas na hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.

Além disso, como o bacon já contém muita gordura, não é necessário acrescentar óleo extra. Contudo, a ideia é que ele seja um alimento ocasional, não parte integral das refeições do dia a dia. Então, a melhor maneira de manter o bacon na dieta é usá-lo como um condimento, e não como a parte principal do prato.

Purê Estava preparando um purê de batatas, por exemplo, e exagerou no sal? Por mais que parece estar tudo perdido, você pode cortar o sal com gordura, como manteiga ou creme de leite. No entanto, se você não estiver com pressa, a melhor opção é cozinhar outra batata e amassá-la.

Basta que você coloque ½ batata descascada no meio da carne moída, coloque um pouquinho de água e ferva por aproximadamente 10 minutos. A batata irá sugar todo o sal de sua carne moída.

Deixe-o de molho em água, na geladeira, por 12 horas, trocando a água a cada 3 horas.

Passo a passo: Primeiro, mergulhe o que deseja dessalgar em uma vasilha com leite frio e deixe de molho nele por 3 horas. Escorra o leite e pronto, seu alimento está pronto para o preparo. Vale lembrar que há pessoas que não descartam, mas utilizam esse leite depois, no preparo da receita escolhida.

Segundo o Ministério da Saúde, se a quantidade de sódio for maior do que 400 mg, em 100 g do alimento, este é considerado um alimento rico em sódio, sendo prejudicial à saúde e, portanto, devendo ser evitado.

O sal de cozinha é um ALIMENTO utilizado na culinária para agregar sabor, composto de sódio, cloro e fortificado com iodo. Já o sódio é um NUTRIENTE essencial ao organismo, que corresponde a 40% da composição do sal de cozinha, ou seja, em 1.000 mg (1 g) de sal temos 400 mg de sódio.