Como tirar o excesso de corretivo do papel?

Perguntado por: ealmeida9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Não coloque muita força para não rasgar o papel. Continue "apagando" até remover o corretivo da folha. Você também pode raspar a fita corretiva usando a unha ou um passador de manteiga. Porém, você corre um sério risco de danificar o papel.

Coloque álcool na área com corretivo e retire com uma esponja!

Quanto ao uso, é só posicionar a ponta no papel e apertar a parte mais cheinha da caneta até sair a tinta. Entretanto, não coloque muita força, pois pode escapar mais corretivo do que o necessário, trazendo prejuízo. Uma dica: antes de destampar o produto, dê uma agitadinha.

Use acetona para apagar a tinta.
A maioria dos removedores de esmaltes são feitos à base de acetona, e essa substância pode ser usada para tirar tinta do papel. Coloque uma pequena quantidade de acetona e esfregue na tinta que quer remover. Isso funciona melhor se for em tinta de caneta esferográfica comum.

O shampoo antirresíduos é um forte aliado no descarregamento da cor. Isso porque ele remove os pigmentos mais rapidamente e age como um detergente que desbota os fios e manda a sujeira/oleosidade para bem longe. Pode e deve ser usado sempre antes de uma hidratação power – o que ajuda a não ressecar as madeixas.

Use um removedor de esmalte sem acetona.
Adicione uma ou duas gotas do removedor ao frasco, tampe-o e chacoalhe por um minuto. Depois, teste a consistência do líquido naquela folha de papel. Se o corretivo continuar grosso e endurecido, adicione mais uma gota de removedor de esmalte e repita o processo.

Hoje, a composição mais comum do corretivo escolar é óxido de titânio, água, etanol, polímero e dispersantes. O óxido de titânio é o responsável pela coloração branca, enquanto que o etanol contribui com a secagem mais rápida do produto no contato com o papel.

A composição básica do corretivo é: óxido de titânio (responsável pela cor branca na maioria das tintas), água (solvente), etanol (solvente, contribui para que a secagem seja rápida), polímero (para dar consistência) e dispersantes (para manter a mistura uniforme).

Isso porque o corretivo líquido é cheio de produtos químicos e tóxicos, por isso, o seu uso inadequado pode causar sangramento nasal, problemas no pulmão, obstrução das vias aéreas, piora significativa de casos de rinite alérgica, entre outras implicações.

Quais são os efeitos causados? O pó de corretivo não possui nenhum efeito alucinógeno comprovado. Na verdade, ele possui como principal efeito a geração ou piora das doenças do trato respiratório, além de irritação nasal.

Você passa e já pode escrever por cima. Ele é bastante preciso, tem boa cobertura, mas é recomendado para utilização em pequenas correções. Seu valor acaba sendo mais elevado que os demais corretivos. Assim, para saber qual o melhor corretivo, vai depender do seu tipo de necessidade.

Corretivo em fita
Basta deslizar ele pro lado pressionando contra o papel! E a vantagem é que dá pra escrever logo depois de passar, sabia? Ah, esse tipo de corretivo pode ser usado em todas as folhas lisas, mesmo as que têm acabamento brilhante.

Passe hidratante para os olhos
Além de criar uma base para o corretivo deslizar melhor, ele vai hidratar a área. A vantagem disso é que a sua pele vai estar mais lisinha e cheia, sem tantas linhas, e o produto vai ter menos lugares para entrar. Então, nunca se esqueça desse passo!

Use a borracha de lápis de cor como qualquer outra borracha comum. Esfregue gentilmente; as porções coloridas do papel são mais frágeis do que papeis com somente escritas neles. Tome cuidado, pois as borrachas de lápis de cor são um pouco mais firmes do que o comum.

Em um algodão, pingue algumas gotas de detergente neutro e passe sobre a mancha de tinta seca. Ao remover todo o excesso, aplique mais detergente sobre a mancha que restou e deixe agir por uma hora. Feito isso, é só esfregar a mancha com um algodão e lavar normalmente – se não sair tudo, repita o processo.

A borracha de apagar Prima é indicada para apagar escrita a lápis de lapiseira (parte vermelha), e remover marcas de tinta de caneta e lápis de cor (parte azul). Produzida em borracha natural*.

Aplique acetona com um algodão para dissolver a tinta.
Portanto, a tinta já está seca e aderida quando o papel sai. A acetona, também vendida como removedor de esmalte, pode ser aplicada com um algodão pra dissolver um pouco da tinta e torná-la líquida novamente.

A duração do papel crepom no cabelo é bem menor do que se imagina, já que se você quiser tirar totalmente dos fios é só lavá-los todos os dias e esfregar bem os cabelos durante o banho usando apenas shampoo e condicionador.

Lavar o cabelo para desbotar a tinta preta
Quem tem tintura sabe, quanto mais lavar os fios, mais a coloração vai desbotando. Então, se esse for seu objetivo, aumente a frequência da lavagem dos seus fios e, se for um shampoo transparente, o resultado pode ser melhor ainda por ter maior fator de limpeza.

De acordo com médico otorrinolaringologista Eduardo Macoto, "todas as substâncias na composição do corretivo, excetuando-se a água, podem irritar a mucosa nasal, a depender da quantidade inalada".