Como tirar o espelho do PIS?

Perguntado por: wpimenta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Como tirar o espelho do PIS? É possível tirar o espelho do PIS (ou extrato do PIS) por meio do site da Caixa Econômica Federal e aplicativo Caixa Trabalhador.

O que é o espelho do PIS? O espelho do PIS, também chamado de extrato, é um documento no qual estão as informações referentes ao cadastro de um colaborador no Programa de Interação Social.

Uma maneira simples de consultar o PIS com o número de CPF é por meio do site Meu INSS. Integrada ao gov.br, a ferramenta centraliza diversos serviços. Além de consultar o PIS, é possível conferir o tempo de contribuição por meio do acesso ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

TELEFONE PARA CONSULTAR O PIS
Se for através do celular, o custo será de uma ligação local. No caso dos trabalhadores vinculados ao Pasep, há a opção de ligar para o telefone da Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).

Como tirar o Extrato do PASEP?

  1. Entre no site oficial do Banco do Brasil;
  2. Na parte direito superior, clique em “Acesse sua conta” e escolha a opção que condiz com seu perfil;
  3. Faça login digitando o número da sua agência e da sua conta corrente. ...
  4. Selecione a opção conta corrente, “Extratos Diversos” e “Agenda Financeira”.

Comprovante do PIS pela internet

  1. Acesse o site da Caixa.
  2. Acesse sua conta Caixa com seus dados;
  3. Após login, vá ao menu e clique em PIS;
  4. Na página seguinte, clique em “Comprovante PIS
  5. Salve para baixar o documento.

Baixe e instale o aplicativo Caixa Trabalhador no celular. Insira o número do NIS e toque em “Acessar”. Não é preciso ter um cadastro prévio no serviço do Governo Federal para consultar a disponibilidade do benefício.

Por telefone via Previdência Social. Você pode consultar o número do seu PIS ligando para a Previdência Social no número 135. Depois de digitar seu CPF, você será redirecionado para um menu eletrônico. Selecione a opção 3, para outros assuntos, ou disque 0 para falar diretamente com um atendente.

COMO TIRAR O ESPELHO DO PIS?

  1. Acesse: Caixa PIS Trabalhador;
  2. Clique em “Consultar Pagamento”;
  3. Insira seu CPF, NIS ou E-mail e sua senha;
  4. Clique em “Não sou um robô”
  5. Em seguida clique em “Acessar”.

Infelizmente, quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, pois ele é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros. No entanto, existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados por pessoas que nunca trabalharam, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além disso, o PIS também fornece o comprovante PIS PASEP, que é um documento importante para comprovar o número de inscrição no programa. Se em algum momento da sua vida você trabalhou de carteira assinada, então deve ter recebido um número de cadastro no PIS ou no PASEP.

Desde 2019, qualquer pessoa que tenha um CPF pode baixar o aplicativo "Carteira de Trabalho Digital" na loja de aplicativos do seu celular e habilitar o PIS na carteira de trabalho digital. Só é preciso autenticar a conta no site do governo federal.

Acesse a CTPS Digital! Acesse a CTPS Digital! Caso seja sua primeira vez trabalhando em uma empresa do setor privado, o empregador (a empresa) deve fazer sua inscrição do número do PIS. Além disso, você também pode pedir seu número do PIS indo até uma agência da Caixa e solicitar para o gerente.

Comparecer a qualquer agência da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil e solicitar a emissão de um extrato cadastral no número do PIS e do PASEP, respectivamente.

Na “Área do Trabalhador”, clique no botão “Carteira de Trabalho Digital”; Role para baixo até encontrar a opção de “Contratos de Trabalho”. Encontre o emprego mais recente e clique no botão de “Detalhar”; Uma pequena janela vai abrir, para saber o número do PIS, apenas role para baixo até encontrá-lo.

Basta acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e ir até a aba “Benefícios”, em seguida, clicar em “Abono Salarial” e escolher o ano-base. Você também pode verificar pelo aplicativo Caixa Tem, basta clicar na opção “Abono Salarial”, lá aparecerá todas as informações.