Como tirar o esmalte com água quente?

Perguntado por: ahipolito5 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

A dica é deixar a mão de molho em água quente por 5 minutos e só depois passar o removedor.

Álcool com açúcar
Essa receita caseira é ótima para tirar aquele esmalte que, às vezes, parece impossível de remover, como cores cintilantes ou escuras. Tudo que você vai precisar é misturar em um recipiente uma colher de sopa de açúcar com duas de álcool etílico, até atingir uma consistência pastosa.

Existe outra maneira de amolecer os esmaltes que é deixando eles “de molho” na água bem quente, quase fervendo, por mais ou menos 15 minutos. Ao retirar da água, basta rolar na mão de um lado para o outro, evitando chacoalhar.

Se você tiver em casa um secador de cabelos, você pode usá-los para secar rápido o seu esmalte. Basta ligá-lo na função jato de ar frio na menor potência disponível e mantê-lo a uma distância de 20 centímetros das suas unhas, para não correr o risco de deixá-las com bolinhas, e pronto!

Spray fixador de cabelo, perfume ou desodorante aerosol
Esta dica vale por três: em um pedaço de papel higiênico ou de algodão, borrife o spray fixador de cabelo ou de maquiagem algumas vezes e esfregue nas unhas pintadas, até remover completamente o esmalte.

Quando combinado com o suco de limão, também ácido, temos uma mistura eficiente e que agride pouco a nossa saúde. Para remover o seu esmalte, misture de duas a quatro colheres de sopa de vinagre com o suco de um limão, deixando agir de 10 a 20 minutos. Então, é só utilizar um algodão para ter as unhas limpas novamente.

A função orgânica presente no removedor com acetona é a cetona. Ela atua como um forte solvente de esmaltes, podendo deixar a unhas esbranquiçadas e ressecadas.

Chegou recentemente ao mercado o esmalte em gel, que não descasca, não lasca e dura 15 dias nas unhas. A novidade, cuja aplicação custa, em média, R$ 45, possui a mesma consistência de um esmalte normal e existe em diversas cores.

Ambos os produtos são utilizados para fazer a remoção do esmalte, o que muda entre eles é a composição. Na acetona é utilizado um solvente mais forte que o removedor de esmaltes, fazendo com que o uso contínuo acarrete em problemas de unhas frágeis, quebradiças, esbranquiçadas e causando manchas.

Danos que a Acetona pode causar às unhas
Mas um fato pouco conhecido sobre esse produto é que ele pode causar diversos danos a saúde, entre eles problemas respiratórios, sinusite e até mesmo renite alérgica, além de irritar e danificar a pele, unhas e cutículas.

A acetona é um forte solvente que prejudica as unhas ao mesmo tempo que retira o esmalte. Ela danifica as camadas protetoras das unhas, deixando-as fracas e quebradiças. Além de ressecar a pele e até manchar as unhas.

A dica dela para quem quer recuperar o esmalte velho é colocar seis gotinhas de óleo de banana (se o esmalte estiver muito duro) no vidrinho, misturar bem, mexer e, em seguida, misturar mais duas gotinhas de extra brilho e mexer bem de novo. “Se não estiver tão duro assim, é só colocar metade disso.

Para tirar a mancha, com o esmalteseco no tecido, pegue uma pedra de gelo, enrole em um pano e coloque na parte de dentro da roupa, tocando a área manchada. Deixe assim por alguns instantes, até que o esmalte fique bem endurecido, e depois raspe-o cuidadosamente, usando uma espátula ou uma faca sem ponta.

E como saber se secou? Aperte o esmalte. Vai marcar sua digital, mas o esmalte não pode “se mexer” – se você apertar e ver que formou fio, grudou, ou se sentiu que o esmalte se mexeu, é porque a camada ainda não secou.

O secador de cabelo é um aliado? “Sim, ele é um aliado. Ao contrário do que muitos pensam, o vento não causa bolinhas. O que pode provocá-las são camadas grossas e não secas entre si - o esmalte da primeira camada ainda não seca, tenta evaporar e então encontra a outra camada por cima, formando bolhas de ar.

Camadas muito grossas de esmalte podem ficar pouco flexíveis e facilitar a quebra dessa camada de esmalte, neste caso, o esmalte lasca na ponta com facilidade.

10 horas

Em geral, o esmalte leva em torno de 10 horas para secar completamente e isso deve-se ao tempo total de evaporação dos solventes de sua fórmula, substâncias responsáveis por manter a consistência líquida do produto dentro da embalagem.

Algumas gotas dentro do vidro do esmalte farão com que o esmalte endurecido fique com uma textura mais acentuada e bonita, podendo ser aplicada nas unhas normalmente. Além disso, ele também é um substituto da acetona, podendo remover o esmalte das unhas.