Como tirar o encardido do porcelanato?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Como limpar porcelanato encardido? Utilize o vinagre de álcool, sempre diluído em água. Ou produtos de limpeza diária diluídos em água, como CIF, Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso também são indicados para limpar porcelanato encardido.

Vale destacar que não é recomendado usar produtos como cera, água sanitária, amoníaco ou outros produtos abrasivos, pois podem causar danos permanentes ao acabamento do porcelanato.

Use detergente neutro: em um recipiente, faça uma mistura de cinco litros de água e uma colher de detergente neutro; Passe um pano macio: opte por um pano de microfibra para passar no porcelanato polido. Umedeça o pano na mistura e passe na superfície; Passe um pano seco: nunca deixe o porcelanato polido ficar úmido.

E, se quiser deixar o ambiente perfumado depois da limpeza, você também pode passar um pano com essa solução: 1 copinho do amaciante de que você mais gosta em 1 litro de água.

USAR ESPONJAS OU UTENSÍLIOS ÁSPEROS
Objetos de característica áspera podem causar inúmeros estragos na superfície do porcelanato. Sabendo disso, tome cuidado com esponjas muito duras ou grosseiras, lãs de aço (como o Bombril) ou a vassoura, no caso de revestimentos mais brilhantes e “sensíveis”.

Produtos que você deve evitar aplicar no porcelanato são a água sanitária, o alvejante e o sabão em pó, pois são abrasivos e podem riscar ou manchar ainda mais o revestimento.

Use panos de microfibra e algodão. A microfibra é macia e ótima para remover o pó, além disso, não arranha, tem fácil deslizamento e não solta fiapos. Pode ser usada a seco e também úmida. Por isso é uma ótima escolha para os pisos laminados, porcelanatos e de madeira.

Mesmo sendo um revestimento durável, o porcelanato pode sofrer danos quando produtos abrasivos são aplicados sobre ele. Sendo assim, nunca use sabão em pó, ceras, ácidos, escovas, soda cáustica, água sanitária, amoníaco, acetona e palha de aço para limpar o porcelanato.

A melhor maneira de limpar o porcelanato bege é com ajuda de detergente neutro diluído na água. Não agride o piso e fica brilhando!

"Se possível, lave seu capacho semanalmente. Outra opção é pulverizar o capacho diariamente com Lysoform ou uma solução de duas colheres de água sanitária diluídas em um litro de água", recomenda a instituição.

Para recuperar o porcelanato danificado, faça uma limpeza profunda no piso e, logo após, faça o polimento, cristalização e impermeabilização do porcelanato. Dependendo do dano, a melhor opção é contratar ajuda profissional.

Varra o piso com uma vassoura de cerdas macias para não arranhar; Passe um pano de chão molhado; Seque o piso com um pano seco para que não fiquem manchas.

A regra de ouro nesse caso é: por mais sujo que esteja o porcelanato, não use produtos abrasivos! Materiais como tíner, ácidos, querosene, cloro, cera, aguarrás, álcool, água sanitária, vinagre, amoníaco, palha de aço, escovas e esponjas duras podem danificar a superfície de maneira irreversível.

É possível limpar porcelanato com álcool? Passar álcool em piso de porcelanato costuma ser seguro. No entanto, faça isso após varrer e limpar o piso com água e detergente neutro. Passar um pano umedecido com álcool pode ser uma forma de finalizar o processo de desinfecção da superfície.

Nunca utilize sabão em pó e nem pinho sol, eles são produtos químicos que corroem a camada protetora do revestimento. A quantidade de detergente é suficiente para retirar a oleosidade e a sujeira, sem deixar o piso de porcelanato opaco.

Estão proibidos cera, Pinho Sol e Veja”, afirma Cláudio. Se ele riscar superficialmente, será necessário contratar o trabalho de profissionais, que isolarão a área afetada para lixá-la e passar resina. Se o risco for profundo, será irrecuperável. Sabão ou detergente neutros, enceradeira, vassoura.

Como limpar porcelanato encardido? Utilize o vinagre de álcool, sempre diluído em água. Ou produtos de limpeza diária diluídos em água, como CIF, Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso também são indicados para limpar porcelanato encardido.

Porcelanato. O porcelanato é um piso rígido e não absorve água ou impurezas por ter baixa porosidade. Assim como o mármore e o granito, as juntas formadas pelo rejunte são finas, evitando o acúmulo de sujeira.