Como tirar o empréstimo consignado da folha de pagamento?

Perguntado por: ovidal . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Basta acionar a instituição financeira e pedir o cancelamento. E para não ter mais consignações indevidas na sua folha de pagamento, atente-se sempre para o que está sendo contratado e mencionado em proposta ou cláusulas contratuais.

Para realizar o procedimento basta entrar em contato com o agente financeiro responsável pelo contrato de empréstimo consignado e consultar o saldo devedor da dívida. O documento deve oferecer informações importantes sobre o contrato: Número do contrato.

No caso do empréstimo consignado, por exemplo, a transferência da dívida para outro banco, pode ainda liberar ainda a margem consignável.
...
8 bancos que compram dívidas do empréstimo consignado

  1. Banco Banrisul. ...
  2. Banco Bradesco. ...
  3. Banco Itaú ...
  4. Banco Safra. ...
  5. Banco Santander. ...
  6. Banco Cetelem.

Quando o colaborador contrata crédito consignado e pede demissão antes de concluir o pagamento do empréstimo, as parcelas podem ser descontadas de até 35% das verbas rescisórias - como saldo de salário, aviso-prévio e férias vencidas - para diminuir a dívida, conforme o artigo 1°, parágrafo 1°, da Lei 10.820/2003.

Proposta suspende pagamento de empréstimo consignado durante a pandemia. O Projeto de Lei 1328/20 suspende por 120 dias, em razão da pandemia do coronavírus, o pagamento de parcelas de contrato de crédito consignado. A medida será válida enquanto durar o estado de calamidade pública reconhecido pelo Congresso Nacional.

A CULPA PELA AUSÊNCIA DE PAGAMENTO DA PARCELA DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO NÃO PODE SER IMPUTADA AO REQUERENTE, NA MEDIDA EM QUE ELE NÃO FOI O RESPONSÁVEL PELA FALTA DO DESCONTO DA PARCELA EM SEU BENEFÍCIO RECEBIDO PELO INSS, NÃO TENDO CONCORRIDO PARA QUE HOUVESSE A INADIMPLÊNCIA.

Para isso, basta ir a sua agência ou contatar a empresa pelos canais de atendimentos oficiais. Em muitos casos, é possível fazer a solicitação de renegociação de forma totalmente online, além de realizar as simulações das novas condições de empréstimo. Na internet, há sites que ajudam a renegociar dívidas.

Como sacar dinheiro antes do banco descontar? Como já mencionamos, o banco não pode retirar dinheiro da sua conta sem a sua devida autorização prévia. Dessa forma, se você não deseja que nenhuma movimentação seja feita, o que deve ser feito é deixar isso claro desde o início.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o direito à redução proporcional dos juros e encargos financeiros em caso de quitação antecipada, seja total ou parcial, de empréstimos e financiamentos.

Quem toma o empréstimo não consegue dar calote, porque o valor da prestação é cobrado religiosamente do valor do benefício. E quem paga a aposentadoria é o governo, então inadimplência só em caso de morte do devedor (toc-toc-toc). Não é exagero: a inadimplência é de 2%, contra uma média de 6,1% do mercado como um todo.

Dúvidas na portabilidade de consignado INSS e regras da meutudo

Confira as melhores soluções meutudo para você
ProdutoTaxa a partir dePagamento de
Portabilidade Consignado1,82% a.m6 a 84 parcelas

Santander

No entanto, o Santander disponibiliza taxas de juros e CET bem atrativos – também para os novos clientes. O melhor banco para a portabilidade do empréstimo consignado é, sem dúvida, aquele que trará mais vantagens para você e atenderá suas necessidades.

Segundo o BC, o pedido de portabilidade só pode ser recusado se houver algum erro no procedimento da solicitação, como um dado pessoal incorreto, ou em caso de desistência do cliente.

Ou seja, o empregado não pode ficar devendo para a empresa pelo desconto do aviso prévio. Caso o valor seja superior às demais verbas devidas, ele não receberá nada, mas também não pagará nada para o empregador.

Não há nada na legislação, que impossibilite o desconto do empréstimo consignado das férias do empregado. As férias nada mais são do que a antecipação do salário do empregado, no qual o mesmo recebe antecipadamente e descansa esses dias remuneradamente.

Nos casos em que o funcionário pede demissão antes de quitar o empréstimo consignado, as prestações podem ser descontadas de até 30% das verbas rescisórias, incluindo o FGTS, aviso-prévio, dentre outros, a fim de reduzir o valor da dívida.

Limite legal para empréstimo consignado não alcança descontos autorizados em folha de pagamento. O servidor público, cuja soma dos descontos de empréstimos em conta bancária e em contracheque, referentes a consignados, exceda o patamar legal de 30% da remuneração, não tem direito a revisão contratual.

Dessa maneira, para retirar o desconto de empréstimos ou qualquer outro tipo de conta da modalidade de desconto automática, o consumidor deve fazer a solicitação formal junto ao banco e também ao prestador dos serviços / credor do empréstimo.