Como tirar o dinheiro do RioCard?

Perguntado por: ahilario8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Caso eu não queira mais usar o meu cartão, posso resgatar os créditos que ainda tenho em dinheiro? Sim. Basta o comprador dirigir-se à uma das lojas RioCard, com original e cópia de R.G e CPF, além do cartão em perfeito estado.

O funcionário associado ao cartão deverá comparecer a uma loja RioCard, apresentando RG e CPF, assinar um termo autorizando a transferência de saldo para sua Bolsa de Crédito atual (sob o CNPJ do novo Comprador).

Vá em: Menu Pedidos – Opção Transferência do saldo do cartão cancelado para a segunda via – Marcar o usuário desejado – Clicar em avançar – Clicar em encerrar. Após confirmação, seus créditos serão liberados no novo cartão em até 48 horas.

O procedimento para uso do cartão vale-transporte, entretanto, é diferente. Segundo atendentes da Fácil, apenas o crédito é intransferível. ;Ele não pode ser repassado para uma outra pessoa, para um outro cartão. Agora, no caso do cartão físico, ele é de responsabilidade do dono.

– No menu principal do app, acesse a opção “Bilhete Único – SP”. – Digite número de telefone com DDD e o número do cartão do titular. – Digite as informações de “Período” e “Modelo”. – Selecione o valor da recarga.

A SPTrans informa que já está disponível a solicitação de transferência de créditos do Bilhete Único sem cadastro para o cartão cadastrado por meio do site https://sptrans.com.br/trocabilhete.

Como explicamos anteriormente, os depósitos realizados para o uso de cartão vale-transporte são cumulativos, ou seja, caso não sejam utilizados no mês corrente, permanecem para o mês seguinte.

Não é preciso estar conectado à internet ao usar o Cartão Digital: basta aproximar a tela do celular no validador com NFC, uma vez que as informações relativas aos créditos de transporte adquiridos já estão previamente gravadas no aparelho.

O esquema funciona assim: a empresa dá o vale-transporte para o trabalhador, que "vende" os créditos para a quadrilha. O trabalhador recebe 50% dos créditos do cartão e tem que deixá-lo com a quadrilha por 40 dias.

O usuário poderá usar o cartão para o pagamento de passagens de trens, metrô, ônibus, VLT, BRT, barcas, teleféricos e vans legalizadas no Rio.

É a gratuidade assegurada aos alunos universitários beneficiados pelos programas do Governo Federal de cotas ou Programa Universidade para Todos e alunos universitários com renda familiar per capta de até 01 (um) salário mínimo, em instituições de ensino superior com sede localizada no Município do Rio de Janeiro.

- Pode ser utilizado até oito vezes por dia – atenção as regras de integração do sistema Bilhete Único.

Já para ir e voltar no mesmo transporte, o tempo é de, no mínimo, 1h. O uso do cartão duas vezes seguidas na mesma linha de transporte não caracteriza integração do Bilhete Único Carioca. Por isso, debita o valor integral das duas tarifas.

Uma decisão da 6ª turma do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) do Rio de Janeiro, reconheceu como falta grave o empréstimo do cartão RioCard na modalidade vale-transporte para o uso de terceiros, ou seja, de outras pessoas que não sejam o titular do cartão.