Como tirar o cheiro de urina de coelho?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Use papel-toalha, papel higiênico ou jornal para absorver o xixi; Se a limpeza for no chão, passe um limpador perfumado usando um pano; Se for em um tapete ou estofado, coloque meia xícara de vinagre e 500ml de água em um frasco com spray e borrife o local afetado. Esfregue suavemente com um pano.

Limpe a região das glândulas odoríferas
Por isso, é importante que seja limpo constantemente. Dessa forma, as chances de o pet ficar com algum cheiro forte e precisar lavá-lo é mínima. Portanto, para fazer a limpeza dessa região é necessário usar um pedaço de algodão ou um haste de algodão banhada em água morna.

Não use lascas de pinho ou cedro, pois essas madeiras são tratadas com óleos que podem irritar os pulmões do coelho. Não use caixas de areia à base de argila para gatos, nem areia higiênica granulada para gatos.

tularemia

A tularemia é uma doença infecciosa rara que também é conhecida como febre do coelho, já que a forma mais comum de transmissão é através do contato das pessoas com o animais infectado.

A caixa de areia para coelho deve ser preenchida até alguns centímetros com granulados de papel reciclado ou grama sintética – você não vai precisar de muito, já que os coelhos não cavam como os gatos fazem.

Doenças causadas por fungos
A urina de coelho transmite doença? Sim, são algumas das possibilidades causadas por agentes infecciosos de origem fúngica, nesse sentido as mais frequentes são: Micose: contraída pelo contato com Microsporum e Trichophyton, esporos de fungos dermatófitos dos gêneros.

Bexiga hiperativa – Muito comum entre a população idosa e implica numa diurese constante e de baixa quantidade. Os sintomas são os mesmos que o de uma infecção urinária, mas que não envolve antibióticos na sua solução.

O coelho reconhece o dono? Os coelhos costumam expressar seus sentimentos através de alguns sinais. Caso ele se sinta relaxado com você, ele pode apresentar alguns desses comportamentos: Deitar próximo a você: Se ele deixa junto a você, é porque sente segurança.

Uma boa ideia é colocar uma camada de jornal sob o feno, ou algum outro material que absorva a urina, ajudando a evitar que o coelho tenha contato direto com a urina. Obviamente, você precisa mudar o feno com bastante frequência (diariamente), uma vez que o coelho vai comer esse feno.

Com algodão
Às vezes ocorre de resíduos de fezes ficarem presos à pelagem, o que é mais comum em coelhos com pelos longos. Nesse caso, o uso de algodão ou lenços umedecidos é uma boa saída para higienizar o animal. Para isso, algumas gotas de xampu são colocadas em um recipiente com água para umedecer o algodão.

É raro um coelho transmitir uma doença a humanos.
Em geral, as que mais acometem esses mamíferos (como mixomatose ou doença viral hemorrágica) são exclusivas dessa espécie. No entanto, a prevenção nunca é demais para evitar problemas. Aqui estão algumas dicas: Mantenha a vacinação e a desparasitação dos coelhos em dia.

As vacinas essenciais, ou core, são as que qualquer coelho deve levar regularmente. São, então, vacinados contra patógenos que tanto podem afetar casais de coelhos domésticos como grandes populações de coelhos. Além disto, é frequente os patógenos em causa representarem um perigo mortal para estes patudos.

Existem dois tipos de vacinas para coelhos, as obrigatórias e as recomendadas. Estas dependem do país em que residires, porém deves saber que duas delas são imprescindíveis para proteger o nosso coelho: Vacina da mixomatose. Vacina da febre hemorrágica ou hemorragia viral.

Vale colocar um tapetinho emborrachado ou feito de outro material de sua preferência no chão. Isso ajuda na limpeza e não deixa o coelho em contato direto com o solo o tempo todo, mantendo o peludo quentinho, especialmente, nos dias frios.

Conheça o seu coelho
Mantenha em mente que agressão física ou gritos não os tornarão mais obedientes ou cooperativos. Sendo assim, procure a abordagem dos incentivos positivos, pequenos petiscos e brinquedos são ótimas recompensas. Com o tempo você aprenderá o que ele mais gosta.

Para os coelhos as bolas feitas de materiais naturais, como a madeira, vime ou ervas, são especialmente indicadas. Assim, além de brincar, o coelho também pode roer a bola e assim cuidar dos seus dentes. Pontes e escadas: As pontes e escadas de materiais naturais são ideais para escalar, arranhar ou tratar dos dentes.