Como tirar o caroço de tâmaras?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Para tirar o caroço, faça um corte na vertical em cada uma das frutinhas. Com os dedos, solte o caroço até removê-lo. Mesmo os pacotes de tâmaras sem sementes às vezes vêm com uma ou outra frutinha com caroço. Tome cuidado para não machucar os dentes.

A recomendação pode variar de acordo com o seu perfil. Diabéticos e pessoas com alimentação restrita em açúcar não devem exceder a quantidade de 3 tâmaras por dia. Existem estudos que indicam 6 tâmaras diariamente para promover um melhor funcionamento intestinal.

Modo de preparo
Remova as sementes das tâmaras e coloque as frutas em um pote. Adicione água filtrada em quantidade suficiente para cobri-las e deixe de molho por cerca de 1 hora. Depois disso, retire e seque as frutas e separe a água utilizada num recipiente.

Embora seja um alimento saudável e altamente recomendado, antes de acrescer as tâmaras no seu plano alimentar, é necessário uma consulta com o nutricionista. Por ser fonte de energia e rica em açúcares naturais, o consumo para algumas pessoas pode haver restrições, como os diabéticos, por exemplo.

A tâmara é uma fruta rica em vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, fibras e potássio. De sabor doce e suave, pode ser consumida crua ou seca.

Quantas tâmaras é preciso consumir para obter este benefício
A princípio, nos estudos incluídos nesta análise, as gestantes foram instruídas a consumir de 6 a 7 pedaços de tâmaras por dia. Ou seja, cerca de 60 a 80 gramas por dia. O consumo deve ser iniciado entre a 36a e 38a semana de gestação.

Como consumir a tâmara
A fruta pode ser consumida, em sua forma seca, como um lanche. Inclusive, ela é muito comum de ser encontrada assim nas festas de fim de ano, junto com o damasco seco e as uvas passas.

Você pode comê-la pura ou em alguma receita, mas devido ao seu alto teor calórico, certifique-se de consumir apenas duas ou três por dia. As receitas possíveis variam de massas e sucos até brigadeiro e mousses, a criatividade pode reinar.

A diferença entre a tâmara seca e a fresca
A tâmara seca lembra uma ameixa seca na aparência, podendo ser um pouco maior do que a ameixa e com um sabor mais suave e mais doce. Já a tâmara fresca é o fruto mais natural sem passar por nenhum processo.

Adoçante natural
A tâmara é uma fonte de frutose, um tipo natural de açúcar. Por essa razão, a tâmara é muito doce e têm um sabor sutil semelhante ao de caramelo. Elas são ótimas substitutas para o açúcar branco em receitas, devido aos nutrientes, fibras e antioxidantes que fornecem.

Essa relação entre tâmaras e facilidade do parto é tão forte porque a fruta é rica em substâncias semelhantes à ocitocina, hormônio responsável por estimular o parto. Assim, pode ajudar na primeira fase do trabalho de parto que é a fase latente, além de reduzir a necessidade de usar a ocitocina sintética.

No Brasil, os principais produtores de tâmara estão concentrados no Nordeste devido às condições climáticas favoráveis. A tamareira (Phoenix dactylifera) é proveniente do oriente médio. Trata-se de uma frutífera capaz de chegar a 35 metros de altura ao longo de 100 anos de idade.

Com sabor sutil e muito semelhante ao do caramelo, a tâmara é fonte de frutose, um tipo natural de açúcar. Por isso mesmo, são excelentes substitutas desse ingrediente em receitas, especialmente para quem tem alguma restrição ou simplesmente quer uma rotina de alimentação mais saudável.

Ela pode ser ingerida fresca, mas também pode ser usada na versão seca, como as ameixas e passas, por exemplo. No entanto, consumir desta forma faz com que muitos dos seus benefícios se percam”, alerta Marcelo.

Curiosamente, a árvore também evoca a lenda de que as tâmaras chegaram a Israel com os filhos do Êxodo, trazidas do Egito. Testes genéticos indicaram que a planta tem uma relação mais próxima com uma variedade egípcia de tamareira.