Como tirar o carnegão de um furúnculo?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura. Durante o processo é preciso cuidar da higiene pessoal, sempre lavando as mãos com água e sabão (de preferência neutro ou antisséptico), mantendo as unhas curtas e não compartilhando roupas, lenços, lençóis ou toalhas.

O gelo pode ser utilizado até 48 horas após uma injeção, e em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas, enquanto que a água quente pode ser usada quando há dor na coluna, manchas roxas na pele, espinhas, furúnculos e torcicolos, por exemplo.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea. Há casos, porém, em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral.

Furúnculo é uma infecção de pele, geralmente causada pela bactéria Staphylococcus aureus, que acomete o folículo piloso (pelo), a glândula sebácea e o tecido ao redor.

O tratamento do furúnculo é feito em casa, a partir da aplicação de compressas quentes. É importante também sempre deixar o local da ferida limpo para evitar maiores complicações.

Nebacetin é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo: nas “dobras” da pele, ao redor dos pêlos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas (como úlceras na pele) e nas ...

No Quadro Saúde e Segurança dessa semana, vamos falar sobre o furúnculo, uma ferida que, além de causar muita dor, pode ser bastante perigosa. Causado por uma bactéria que se aloja na pele, se não for tratado corretamente, pode causar uma infecção generalizada se cair na corrente sanguínea. Confira!

Geralmente o furúnculo se cura espontaneamente, com o tempo, eliminando pus e o tecido necrosado. Após esse episódio, há a cicatrização e a pele pode se apresentar escurecida.

Lave com sabão desinfetante, aplique uma pomada medicinal e um curativo. Limpe a área afetada 2 ou 3 vezes ao dia até que a ferida cicatrize completamente.

Não é recomendado espremer essas lesões. Deve-se esperar o amolecimento do nódulo e a saída do pus, conhecido como carnegão, que ocorre naturalmente. Aplicar compressas quentes ajudam nesse processo. O tratamento é feito com antibióticos tópicos, em forma de pomada, para evitar que a infecção se espalhe.

Isto acontece geralmente em 10 dias após o seu aparecimento. Outra estratégia consiste em lavar com gel antissético assim o furúnculo comece a drenar, e passar com álcool. Pode ser aplicada uma pomada antibacteriana, posteriormente.

O tratamento consiste em tomar antibióticos de acordo com a indicação médica, higienizar o local afetado com água limpa para remover secreções e fazer compressas quentes para auxiliar o furúnculo a desinflamar ou drenar espontaneamente.

O furúnculo é causado por uma bactéria que se aloja na pele. Se entrar na corrente sanguínea pode causar infecção generalizada com risco de morte. Não se deve espremer o furúnculo. São indicadas limpeza local e compressas quentes.

Na pele, surge um “botão” endurecido, avermelhado, quente e doloroso que acaba por se transformar em um abscesso de pus. Com o tempo, este botão amolece e drena o “carnegão”. O “carnegão” é uma massa de pus misturada com restos de pele.

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

Compressas quentes e úmidas é útil para diminuir a dor e aumentar o fluxo sanguíneo para a área. Também promove a circulação e ajuda a atrair o pus para a superfície, para eventualmente estourar. Faça isso diariamente para ajudar a acelerar o processo e ajudar o furúnculo estourar e escorrer por conta própria.

No caso de lesões sem pus, conhecidas como furúnculo sem olho, na verdade, pode se tratar de uma hidradenite, uma doença inflamatória do folículo piloso. A condição precisa ser analisada por um médico para o diagnóstico correto.