Como tirar o bloqueio do INSS?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

O desbloqueio do benefício também pode ser feito por meio da Central de Atendimento do INSS. Para isso, é preciso ligar para o número 135 e aguardar o atendimento. Não se esqueça de ter em mãos o número do CPF.

Bancos suspendem consignado do INSS após governo reduzir taxas de juros.

O empréstimo consignado para o BPC foi liberado em 2022 e suspenso em março de 2023.

O pedido para desbloquear benefício INSS pode ser feito por meio da internet, sem que o titular precise se deslocar a uma agência. Para requerer o desbloqueio no Meu INSS é necessário que o cidadão possua cadastro no sistema gov.br, o sistema de login único para todas as plataformas do governo.

Pagamento bloqueado
Os pagamentos podem ser bloqueados se informações obrigatórias ainda estiverem ausentes no seu status fiscal ou se houver requisitos pendentes vencidos para sua conta após a suspensão dos repasses.

O bloqueio de aposentadoria do INSS provavelmente pode ter ocorrido com seu cliente por falta de prova de vida. Isso porque o Ministério da Economia informou, em maio deste ano, que o Instituto Nacional do Seguro Social identificou que 160 mil segurados não haviam realizado a prova de vida em fevereiro de 2020.

PAGAMENTO: Quem não sacar benefício em 60 dias tem que pedir desbloqueio ao INSS. Da Redação (Brasília) - Os benefícios que não são sacados em 60 dias, depois da data prevista para o pagamento, são devolvidos pelo banco ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Quem pode desbloquear empréstimo consignado? O próprio segurado pode realizar o desbloqueio, desde que o benefício atenda aos critérios indicados na solicitação pelo INSS.

Bancos voltam a oferecer consignado do INSS após novo teto - 28/03/2023 - Mercado - Folha.

Brasil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e Bradesco são alguns dos bancos que suspenderam nesta semana os consignados do INSS. Os quatro concentram mais de 70% das operações financeiras dos bancos no país.

Isso porque a continuidade ou término do benefício pode influenciar diretamente na contratação do crédito consignado. Portanto, essas funcionalidades podem ser adiadas até que o processamento de informações dos beneficiários seja concluído.

Atualmente, aposentados e pensionistas do INSS podem contrair até nove contratos de empréstimos consignados em instituições diferentes, ao mesmo tempo, desde que, no total, o cliente comprometa no máximo 35% da renda líquida, sendo 30% com o contrato de empréstimo e 5% com o cartão de crédito consignado.

O STJ, no julgamento do REsp nº 2.033.245/RJ , decidiu que o limite para empréstimo consignado previsto na Lei 10.820/2003 – o qual, com a publicação da Lei 14.431/2022, é de 40%, sendo 5% destinado à amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito consignado –, se estende aos aposentados que realizam ...

Esse bloqueio judicial é conhecido como penhora. Então, se você estiver recebendo o auxílio-doença, parte do benefício pode ser bloqueado por dívidas. Isso acontece porque no início do processo de cobrança, não se sabe de onde vem o valor que está na sua conta bancária.

O beneficiário do BPC em situação de pagamento suspenso deverá providenciar o cadastramento em até 60 (sessenta) dias a partir da data da suspensão para que não tenha seu benefício cessado, pois, uma vez cessado o benefício, não será permitida a reativação e o cidadão terá que efetuar novo requerimento.

Identificamos que o crédito do beneficio foi bloqueado pelo INSS com o código 45. Neste caso será necessário contatar o INSS para regularização e posterior pagamento. O desbloqueio não é imediato, demora aproximadamente 02 dias úteis após a regularização pelo INSS.

De acordo com o governo, as pessoas que tiveram o benefício bloqueado entraram no cadastro do governo federal no segundo semestre de 2022 informando que moram sozinhas e, agora, necessitam atualizar as informações para voltar a receber o benefício.

Não há um prazo fixo para que o dinheiro fique bloqueado. Depois que o bloqueio é realizado, os valores ficam em uma conta judicial até que o desbloqueio seja formalizado ou que os valores sejam transferidos para o credor, que entrou com o processo.

Como saber se o meu Auxílio Brasil está bloqueado? O principal sinal de que o Auxílio Brasil está realmente bloqueado é não receber o pagamento na data prevista. No calendário, o pagamento é realizado de acordo com o número do PIS. Confira o calendário de 2022.