Como tirar o bicho da Pitanga?

Perguntado por: omaldonado9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

O uso de armadilhas confeccionadas com garrafas PET de 2 litros, perfuradas na parte de cima com furos de aproximadamente 1 centímetro de diâmetro e preenchidas com 500 mililitros de suco, podem ser uma boa alternativa para o controle das pragas. A garrafas devem ser penduradas no meio da copa das árvores.

Para isso, prepare em um copo de vidro uma solução com bastante açúcar, vinagre e acrescente detergente no final. Com um garfo, misture bem o líquido até criar bastante espuma. Os mosquitinhos serão atraídos pelo açúcar, ficarão presos na espuma e acabarão morrendo dentro do copo.

É muito comum encontrar diversas pragas e doenças atacando as plantas e frutos de pitangueira. Entre as enfermidades, os problemas mais frequentes estão associados aos fungos que se apresentam na forma de manchas pretas. Nesse caso, em geral, podem ser facilmente controlados aplicando fungicidas à base de cobre.

Especialistas não recomendam consumo porque processo de apodrecimento pode estar acontecendo mesmo onde não é visível.

Engolir caroço não faz mal para a saúde - o problema está na quantidade! Ao contrário do que muita gente acredita, a maioria dos caroços não faz mal para a saúde e muito menos é responsável pelo surgimento da apendicite.

inverno

As podas drásticas devem ser feitas no final do inverno. A Pitangueira também brota na madeira velha, suportando bem as podas feitas nesta região. A retirada das folhas e flores ressecadas é muito importante.

dois anos

É considerada perene e semidecídua, isto é, vive mais de dois anos e suas folhas não caem totalmente.

Os bichos da goiaba, pêssego, manga, laranja e outras nascem dentro das frutas. As fêmeas adultas de um tipo de mosca – a mosca-das-frutas – perfuram as cascas de frutas maduras e depositam os ovos que se transformam em larvas.

Para limpar alimentos naturais é necessário fazer uma solução, a primeira delas é bem simples: misture 2 colheres (sopa) de vinagre e 1 litro de água. É uma solução ideal para remover as larvas dos alimentos, sem prejudicá-lo.

- sucos de fruta, tais como suco de uva 1:4 (uma parte de suco para quatro partes iguais de água) ou suco de pêssego 1:10 (uma parte de suco para 10 partes iguais de água). As moscas serão atraídas para o suco concentrado e acabarão presas nas garrafas.

Os inseticidas fosforados, como malation, thriclorfom e fentiom, além do piretróide deltametrina foram amplamente utilizados nas últimas três décadas para o controle de moscas-das-frutas no Brasil (RAGA; SATO, 2011).

Para isso, é necessário um pedaço de algodão embebido em uma mistura de água, vinagre ou álcool em partes iguais. Após molhar o algodão nessa solução, passe-o nas folhas e nos caules das plantas para eliminar essas pragas. O ideal é que essa operação seja feita semanalmente.

Prevenção de fungos e insetos
Basta misturar duas colheres (sopa) de vinagre branco e duas colheres (sopa) de chá de camomila. Em seguida, borrife sobre a planta.

“É só misturar uma parte de vinagre com duas partes de água e borrifar nas plantas para se ver livre do problema. Além disso, trocar o vinagre por leite de magnésia resolve a situação”, ensina.

Para isso, basta colocar em um copo (ou um recipiente não muito grande) 2 colheres (sopa) de açúcar, preencher com vinagre de maçã e finalizar com um pouco de detergente. Agora é só mexer bem até formar espuma e deixar esse copo perto do local onde há muitas moscas.

- Ingerir alimentos que contenham ovos de moscas é perigoso a saúde? Em geral, não. Ovos e larvas de moscas não irão sobreviver ao meio ácido do nosso estômago.