Como tirar o benzeno do corpo?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 13 votos

A respiração é a via mais importante de absorção, pois a área do nosso sistema respiratório capaz de absorver o benzeno é muito grande. Além disso, é mais difícil evitar que a pessoa respire o produto que está disperso no ar do que controlar a sua penetração pela pele ou a sua ingestão.

Hemograma: O hemograma é um dos principais instrumentos laboratoriais para detecção de alterações tardias da hematopoese em casos de toxicidade crônica por benzeno.

A absorção do benzeno pelo corpo pode ocorrer através da inalação, do contato dérmico e da ingestão. Após a absorção, o benzeno é metabolizado principalmente no fígado (metabolismo primário), com subsequente metabolização na medula óssea (metabolismo secundário) 1.

Atualmente, o indicador utilizado no Brasil para o benzeno é o ácido trans, transmucônico na urina (AttM-U), que substituiu um mais antigo, chamado fenol urinário, que demonstrou ter baixa sensibilidade quando a concentração do benzeno no ar é baixa, inferior a 1,0 ppm.

Cefaleia, tontura, irritação à pele e olhos, distúrbio do sono, disfunção psicossomática, perda de memória e de percepção ao odor. Essas são algumas das doenças decorrentes da exposição ao benzeno, relatadas por médicos que estudam essa matéria há mais de 30 anos.

Os sintomas relacionados à intoxicação do sistema nervoso central incluem sonolência, cefaleia, vertigem e tremores. Em alguns casos, a inalação ou a ingestão de grandes quantidades de benzeno pode resultar em morte10,11.

São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

Inalação crônica de certos níveis de benzeno provoca transtornos no sangue em seres humanos. O benzeno afeta especificamente medula óssea (nos tecidos que produzem células sanguíneas).

A maior exposição ao benzeno se dá no ambiente de trabalho, por trabalhadores de indústrias químicas e petroquímicas. Contudo, a exposição também ocorre através do ambiente e do uso de alguns produtos. O benzeno está intimamente ligado aos processos de produção, refinamento, transporte e armazenamento do petróleo.

não comercializar combustíveis líquidos com benzeno em recipientes que não sejam adequados para o armazenamento; contar com uma área exclusiva para armazenar amostras coletadas de combustíveis com benzeno; oferecer uniformes em bom estado de conservação e que sejam limpos semanalmente.

O benzeno ocorre naturalmente no petróleo bruto em concentrações de até 4 g/L. Pode ser emitido para atmosfera na extração de petróleo, nas refinarias, por fornos a carvão, motores automotivos, na fumaça de cigarro, em postos de combustíveis e nos processos produtivos mal controlados.

Concentrações de benzeno de cerca de 20.000 p.p.m são fatais para seres humanos no intervalo de 5 a 10 minutos. Apesar de não existir um limite de exposição para o benzeno, existe um valor de referência tecnológico (VRT) que é de 1 p.p.m.

Além disso, pode haver uma baixa nas plaquetas, que é capaz de evoluir para leucemia. O contato dos combustíveis com a pele também pode causar problemas, como leves queimaduras, ressecamentos e, em casos mais graves, a dermatite.

Cromatografia gasosa (FID).

NIOSH estabelece um IPVS (índice imediatamente perigoso a vida e a saúde) para o benzeno o valor de 500 ppm.

Então, embora o Diesel não seja um hidrocarboneto aromático, ele contém hidrocarbonetos aromáticos em sua composição. De acordo com a ACGIH apenas traços (concentrações muito pequenas) de compostos voláteis como benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos são encontrados no diesel.

O melhor a se fazer diante de uma de intoxicação é ligar para o Samu (192) ou para o Corpo de Bombeiros (193). As respostas para três perguntas básicas são fundamentais para um atendimento preciso: qual foi a substância ingerida; há quanto tempo; e em qual quantidade.

Em outros cinco produtos também foi encontrado o benzeno. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.