Como tirar o amargo da jurubeba em conserva?

Perguntado por: ecavalcante2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Ferva os frutos com água e 2 colheres (sopa) de sal várias vezes, trocando a água (em torno de 5 ou 6 vezes). Esse processo ajuda a amenizar o gosto amargo do fruto.

Pode-se adoçar com mel que também é bom para melhorar a tosse ou a bronquite e para melhorar o gosto amargo. Tomar de 1 a 2 copos do suco de jurubeba por dia, por no máximo 1 semana.

borragem-brava - planta subarbustiva, medicinal, da família das Boragináceas, tem folhas rugosas, de formato oval ou cordiforme e flores azuis ou brancas, em espigas terminais…

Os frutos dessa planta de sabor amargo são utilizados na fabricação chás, bebidas alcóolicas e conservas. A jurubeba também possui inúmeros benefícios para a saúde, como ação anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, além de agir contra a febre, proteger fígado e ser um ótimo tônico vascular.

Como tudo, a jurubeba tem contraindicação no abuso. Não se deve usá-la por mais de uma semana, sem interromper o uso por igual período, pelo menos, sob risco de provocar intoxicação, por acúmulo de seus alcaloides e esteroides no organismo.

A melhor maneira de consumir a planta é em chá, podendo tomá-lo todos os dias, mas também é possível ser consumida como um tônico, licor, na comida ou até mesmo em cápsulas.

Mesmo com tantos benefícios, especialistas alertam que o uso contínuo da jurubeba por mais de sete dias pode causar problemas como diarreia, inflamações no intestino, aumento no número de enzimas hepáticas, gastrite, dores de cabeça e no corpo, cansaço, além de náuseas e vômitos.

Diabéticos podem fazer um bom uso da jurubeba quando o consumo é liberado pelo médico. Estudos sugerem que ela possui resultados positivos quando utilizado nesses indivíduos (3).

Aqueça a água em uma panela; Então, quando a água estiver próxima ao ponto de fervura, ou seja, quando começar a liberar vapor desligue o fogo e acrescente as folhas e os frutos de jurubeba; Depois, deixe descansar durante 10 minutos e sirva.

Existem dois tipos de Jurubeba: macho e fêmea. Os usos indígenas de Jurubeba são muito mal documentados, mas seu uso em medicamentos brasileiros foi descrito bastante bem. Jurubeba é listada como uma droga oficial na Pharmacopea brasileira como um produto específico para anemia e para desordens de fígado e digestivas.

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) cem gramas de jurubeba (fruto) contêm 125 calorias, 23 gramas de carboidratos, 4,5 gramas de proteína, 4 gramas de lipídeos e 24 gramas de fibra insolúvel. O frutinho é rico em vitamina C, fósforo, cálcio, magnésio, manganês, vitamina B6 e B1, ferro e zinco.

A jurubeba-falsa (Solanum variabile), também conhecida como jurubeba ou jurubeba-velame, é uma espécie de arbusto geralmente encontrada em locais úmidos e terrenos elevados. A origem do nome vem do latim “variabile”, variável, pela enorme variação nos pelos e no formato das folhas.

Isso porque, além de ser fonte de fibras insolúveis, ela possui substâncias terapêuticas que estimulam a digestão, evitam a acidez no estômago (sendo útil para tratar gastrite, por exemplo), contribuem para a saúde do intestino e reduzem as chances de formar gases intestinais.

A polpa tem gosto agridoce que lembra o tomate e maracujá com um leve toque de jurubeba; e também pode ser usada para fazer sucos refrescantes. Os frutos podem ser refogados até virar um tipo de molho de tomate. As flores são belas e atraem abelhas silvestres.

Como cozinhar
Colher as jurubebas, tirar os galhos, lavar. Cozinhe elas numa panela de água fervente com sal por uns 10 minutos. Escorra a água, coloque-as em vidros, acrescente sal, alho e vinagre.

- Auxilia no tratamento de gripes e resfriados. MODO DE PREPARO: Colocar a quantidade equivalente a 1 colher de sopa do chá, colocar água fervente e abafar por 5 minutos. Coar e beber.

Degustada como digestivo e estimulante do apetite, antes das refeições, ou como aperitivo, é um produto de qualidades excepcionais e produzido na Bahia para todo o Brasil.

Ginseng: atua como afrodisíaco natural. Também funciona como anti-inflamatório, diurético e estimulante.

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

O chapéu-de-couro apresenta inúmeros benefícios, serve para o tratamento de inflamações de garganta e cura de feridas. É também utilizado em doenças como artrite, artrose, reumatismo, problemas de estômago e rins, infecções de pele, colesterol alto, hipertensão e doenças do fígado.

A salsaparrilha ajuda a desintoxicar o corpo e, na forma de chá, possui uma longa história no tratamento de doenças de pele, como a Psoríase. Sua indicação está voltada para ajudar nos casos de: ácido úrico, arteriosclerose, artrite, cistite, colesterol, resfriado, gripe, circulação, reumatismo e ureia.

Continuar lendo Como conserva caqui?