Como tirar o amarelo da icterícia?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Tratamento. A fototerapia é realizada por meio de um equipamento que emite uma luz capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo. Geralmente, os bebês precisam se submeter ao procedimento por algumas horas.

O tratamento para icterícia neonatal é muito simples, basta um tratamento de fototerapia2 com luzes violetas ou branca no hospital caso o caso seja mais intenso, ou banhos de sol em casa para casos mais comuns e assim reduzir absurdamente a bilirrubina do corpo do bebê.

Tratamentos caseiros para a icterícia
"Não existe tratamento caseiro, como chá de alpiste, essas coisas, isso aí não resolve de forma nenhuma a icterícia", afirma a pediatra. Além disso, o banho de sol em recém-nascido não é indicado no Brasil para cuidar do amarelamento da pele.

“O importante é, assim que a mãe notar [o tom amarelado], procurar auxílio médico”, alerta a pediatra neonatologista Ana Larissa de Melo Bezerra, do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).

Os sinais de alerta para atresia biliar são: icterícia por mais de duas semanas e também fezes de cor amarela clara, branca como giz ou de cor de argila.

Chá De Picão Preto 50g Anti-flamatório Icterícia.

Nos recém-nascidos com icterícia, os seguintes sintomas são motivos de preocupação: Icterícia que surge no primeiro dia de vida. Icterícia em recém-nascidos com mais de duas semanas de vida. Letargia, alimentação deficiente, irritabilidade e dificuldade em respirar.

Não dê ao seu filho qualquer remédio caseiro para reduzir as manchinhas amarelas, pois isso poderá desencadear reações alérgicas graves. Além disso, é comprovado cientificamente que a amamentação diminui a icterícia.

“Assim que detectado, explicamos aos pais sobre a icterícia e realizamos o procedimento de fototerapia, uma luz azul, que degrada a bilirrubina e faz com que a coloração da pele vá voltando ao normal. O sol é um grande responsável pela ativação da vitamina D em nosso organismo”, falou a pediatra.

Não é uma doença por si só, mas é indicativo de doenças no fígado, como hepatites, cirroses e obstrução das vias biliares. A causa da icterícia é o excesso de bilirrubina, uma substância de cor amarela produzida pelo fígado e que, geralmente, é eliminada na urina e nas fezes.

Normalmente, um recém-nascido tem icterícia fisiológica até o 14º dia de vida. Já o bebê com atresia, além de ter icterícia por mais tempo, apresenta, também, fezes esbranquiçadas, a acolia ou hipocolia fecal, e urina escura, a colúria.

A icterícia é a coloração amarelada decorrente da deposição de bilirrubina em tecidos ricos em elastina, devido à elevada concentração plasmática. A icterícia ocorre por alterações no metabolismo ou na excreção de bilirrubina, sendo classificadas em pré-hepática, hepática ou pós- hepática.

A grande importância do tratamento da icterícia é evitar a encefalopatia bilirrubínica. Inicialmente, esta doença se caracteriza pela letargia, hipotonia e sucção débil que, se não tratada adequadamente, pode evoluir com irritabilidade, hipertonia, febre e choro agudo alternados com sonolência e hipotonia.

Como saber se o bebê está com icterícia
Para crianças de pele mais escura, observe se os olhos ou as gengivas estão amarelas. É importante lembrar que a icterícia passa rápido, na maioria das vezes sozinha, e não deixa nenhum tipo de sequela, exceto em casos gravíssimos.

Bebês com icterícia do leite materno precisam de tratamento? Não, se estiverem clinicamente bem e se a dosagem de bilirrubina for de valor abaixo do que indica tratamento. Para alguns bebês, com níveis de bilirrubina muito aumentados, pode ser recomendado o tratamento com fototerapia (banho de luz).