Como tirar meu nome do Bolsa Família da minha mãe?

Perguntado por: equaresma . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Como eu faço para sair do Bolsa Família da minha mãe? Caso você esteja cadastrado em uma família registrada no Cadastro Único, e o Responsável Familiar é a sua mãe, por exemplo, ela precisa ir até o Centro de Referência de Atendimento Social (Cras) do bairro dela, ou até a prefeitura da sua cidade.

O desligamento voluntário está disponível dentro do aplicativo CadÚnico. A partir dele, quem não precisa mais receber o valor do Bolsa Família 2023, deve solicitar o desligamento voluntário.

Para atualização é necessário estar logado no Gov.BR. Dentro do aplicativo ou na versão web é exibida a opção de Atualização Cadastral por Confirmação. A opção só será apresentada para usuários com perfil de Responsável Familiar que já possuam o cadastro familiar concluído. Atenção!

— Substituição do Responsável pela Unidade Familiar (RF)
Nos casos de famílias que precisam substituir o Responsável pela Unidade Familiar (RF), o novo RF deve ir ao posto de atendimento do Cadastro Único, com os documentos obrigatórios, e informar o motivo da substituição.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, não existe um prazo fixo para a aprovação no Bolsa Família. Ou seja, não temos como dar certeza a respeito de quanto tempo uma pessoa pode esperar para ter seu benefício aprovado. Dessa forma, é importante realizar o seu cadastro o quanto antes.

45 dias

Após preencher e enviar o formulário de inscrição do CadÚnico, é necessário aguardar a verificação dos dados e a aprovação do cadastro. Em geral, a análise dos documentos e a liberação de benefícios que utilizam o Cadastro Único leva 45 dias para ser concluída.

Informe CPF e senha e em seguida “Continuar”; No canto superior da tela selecione “Voltar”; Agora, clique na opção “Cancele seu cadastro” e confirme novamente esse mesmo comando; Verifique os dados e clique em “Confirmar” para excluir.

O cancelamento cadastral ocorre de maneira imediata e não pode ser desfeito, pois é uma operação online, ou seja, é realizada diretamente na base nacional do Cadastro Único. Caso queira, procure um posto de atendimento para realizar o seu novo cadastramento.

O cidadão que mora com a família, mas se cadastrou como unipessoal pode solicitar o cancelamento do cadastro pelo app do Cadastro Único. No aplicativo, é preciso informar o login e a senha e entrar em "Consulta completa", onde haverá a opção de cancelar o cadastro.

Estou no Cadúnico, vou receber o Auxílio Brasil automaticamente? A inscrição no Cadúnico não garante a aprovação imediata no Auxílio Brasil, já que o ingresso das famílias no programa depende de questões orçamentárias e da atualização dos dados da família.

Todos os beneficiários têm que atualizar o cadastro? Sim. Segundo o governo federal, todos os beneficiários do Bolsa Família (cerca de 21 milhões, segundo os dados de março) deverão atualizar o cadastro. É preciso agendar a atualização do cadastro?

Atualização do Cadastro Único pela internet é possível através do aplicativo. Inscrição no Cadúnico é exigida para receber benefícios como o Bolsa Família e Auxílio Gás. A nova versão do site e aplicativo do Cadastro Único permite a atualização dos dados pelo celular.

O Programa é composto pelos seguintes benefícios:
Benefício Variável familiar para gestantes, crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos de R$ 50,00.

A consulta ao Cadastro Único pode ser feita por meio do site Meu CadÚnico, do aplicativo e pelo telefone do Ministério da Cidadania, no número 0800 707 2003. É possível realizar uma consulta simples e verificar informações sobre o status da família, informações pessoais e a data da última atualização do cadastro.

Não há limite para Cadúnico
De acordo com o Ministério da Cidadania, não há uma espécie de limite de pessoas dentro de uma mesma casa. Pode ser uma, duas, quatro, dez ou vinte. Na essência, o que importa é que todos eles sejam registrados.

Quem corre o risco de sair do programa
As famílias que não cumprirem as regras do programa serão cortadas. Do 1,5 milhão de pessoas irregulares, 393 mil são famílias registradas como unipessoais com renda maior do que a permitida pelo Bolsa Família.

Acesse o app do Bolsa Família ou ligue para a Central de Atendimento 111 ou para o Atendimento Caixa ao Cidadão no 0800 726 02 07, digite 21 e em seguida 2 3 novamente.