Como tirar média monta do documento?

Perguntado por: rbeiramar . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Como fazer o desbloqueio de sinistro de média monta?

  1. Apresentar cópia original do CRV e CRLV;
  2. Notas fiscais das peças usadas para reparo do veículo;
  3. Laudo da vistoria;
  4. Laudo original do Inmetro;
  5. CNH do proprietário do veículo;
  6. CPF e RG.

20%

Veículo com passagem por leilão, até onde vale a pena comprar um? Provavelmente você sabe que um veículo com passagem por leilão sofre desvalorização no mercado. Em média, são 20% em relação à tabela FIPE.

Passo a passo para regularizar um sinistro de grande monta
Garanta a autorização prévia na unidade do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN, já que será necessário realizar uma inspeção de segurança no veículo bloqueado por motivo de sinistro.

Para haver a reclassificação de média monta para pequena monta, é necessário um Laudo de Recuperabilidade, que deve ser assinado por um engenheiro especializado. O veículo passará por nova avaliação, onde o engenheiro verificará se a classificação estava correta ou se precisará fazer a mudança.

Como explicamos anteriormente, os veículos de média monta são aqueles que, apesar de terem sofrido danos, foram restaurados e fiscalizados devidamente. Isso implica que eles poderão novamente circular. Porém, em seu documento, estará marcado o seu histórico de envolvimento com sinistro.

Em resumo, a passagem do carro pelo leilão não fica registrada no documento do veículo. Contudo, é possível descobrir a passagem por leilão através de perícia veicular ou consulta de histórico do automóvel.

Entende-se, por média monta: Quando o veículo sinistrado for afetado nos seus componentes mecânicos e estruturais, envolvendo a substituição de equipamentos de segurança especificados pelo fabricante, e que reconstituídos, possa voltar a circular. O sinistro de grande monta é a perda total.

Veículo recuperado de sinistro média monta sofreram danos em suas peças externas, peças mecânicas e estruturais, mas que se substituídas ou recuperadas permitem que o veículo volte á circular. Para a regularização de documentos será necessário uma vistoria e obtenção do laudo CSV (Certificado de Segurança Veicular).

- Algumas seguradoras aceitam fazer seguro para carros sinistrados e recuperados. Veículos que foram roubados ou furtados e não tiveram danos, não devem pagar mais caro pelo seguro.

Quando aparece sinistro no documento? A sinalização de “sinistro recuperado” aparece no documento do veículo quando este sofre um evento de sinistro, de modo a ter os componentes mecânicos e estruturais danificados. Há a substituição dos equipamentos de segurança especificados pelo fabricante.

Média monta: Quando o veículo sinistrado for afetado nos seus componentes mecânicos e estruturais, envolvendo a substituição de equipamentos de segurança especificados pelo fabricante, e que reconstituídos, possa voltar a circular. Grande monta: Perda total de veículo sinistrado.

Porque as seguradoras não costumam aceitar veículos sinistrados? Devido à indenização anterior, a chance de que volte a ter problemas é alta. Sendo assim, cerca de 90% das seguradoras se reservam o direito de não aceitar. Contudo, existem as exceções, porém, o valor da apólice e da franquia é mais alto que o comum.

Um carro sinistrado pode perder até 30% do seu valor de mercado, principalmente quando o acidente foi grave e prejudicou a estrutura do veículo. Nesse caso, ele sofrerá uma grande desvalorização no momento da avaliação.

No caso de um veículo com pequena monta, a desvalorização pode variar entre 20% e 30%, em média. No entanto, essa porcentagem pode ser maior ou menor dependendo das condições do veículo, como o ano de fabricação, modelo, marca, quilometragem, histórico de manutenção e reparos necessários.

Pequena monta: danos menores que afetam as peças externas e/ou mecânicas e estruturais do veículo. Quando as peças são substituídas ou reparadas, o veículo pode voltar à circulação imediata, sem a necessidade de uma inspeção veicular. Média monta: danos nas peças externas, mecânicas e estruturais.

Caso o veículo apresente rachaduras, quebras e trincos, a vistoria será negada. Outro ponto importante é: o insulfilme do carro deve ter sido instalado corretamente e seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Falta de dispositivos de segurança e sinalização
Macaco, chave de roda, pisca-alerta, lanternas, faróis e extintor de incêndio são alguns itens muito importantes para o dia a dia de todo motorista e, portanto, devem estar sempre no carro, em boas condições.