Como tirar manchas de pitiríase versicolor?

Perguntado por: vsantos . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Tratamento. Como a pitiríase versicolor é uma infecção fúngica superficial, costuma responder bem ao uso tópico de loções à base de sulfeto de selênio nas áreas atingidas num período que varia entre 7 e 14 dias. A aplicação deve ser repetida depois semanalmente durante um mês para evitar recidivas.

Na maioria dos casos, as lesões da pitiríase rósea desaparecem espontaneamente em 6 ou 8 semanas, mas podem persistir por mais tempo. Hidratantes e alguns cremes específicos podem ajudar a diminuir a coceira. As recidivas são raras.

Tratamento da Pitiríase Versicolor
Os tratamentos preferenciais para a pitiríase versicolor são os antifúngicos tópicos por serem eficazes e fáceis de aplicar (aplicação direta na pele). Contêm, geralmente, as substâncias ativas clotrimazol ou bifonazol, dois antifúngicos eficazes contra vários tipos de fungos da pele.

Pomada ou creme: cetoconazol, clotrimazol ou terbinafina, por exemplo, que podem ser usados na região afetada até desaparecerem as lesões, o que poderá demorar cerca de 1 a 3 semanas, até mais. Comprimido ou cápsula: itraconazol, fluconazol ou cetoconazol.

A pitiríase rósea é caracterizada por uma mancha em forma de moeda inicial de 2 a 10 cm seguida de erupção centrípeta de placas e pápulas ovais com borda escamosa ligeiramente elevada, que geralmente aparecem ao longo das linhas cutâneas.

Tratamento. Como a pitiríase versicolor é uma infecção fúngica superficial, costuma responder bem ao uso tópico de loções à base de sulfeto de selênio nas áreas atingidas num período que varia entre 7 e 14 dias. A aplicação deve ser repetida depois semanalmente durante um mês para evitar recidivas.

Algumas dessas ações são:

  1. tomar uma ducha todas as vezes que transpirar muito, como após atividades físicas;
  2. usar roupas frescas durante o verão;
  3. utilizar apenas produtos específicos para peles oleosas.

Qual é o tratamento para a Pitiríase Versicolor? Pitiríase versicolor tem cura. O tratamento para a pitiríase versicolor deve ser recomendado pelo dermatologista.

O tratamento de pitiríase vai depender do tipo de condição que o paciente possui. Em alguns casos, o mero uso de cremes hidratantes e protetor solar já basta para a resolução da condição. Em outros, o paciente precisa fazer o uso de determinados medicamentos para tratar a condição, como remédios antifúngicos.

Tratamento da pitiríase versicolor
Em alguns dias, a pele estará livre da micose, em 90% dos casos. No entanto, após o processo de descamação, as manchas podem persistir, como se fossem cicatrizes do tratamento. Para atenuá-las, recomenda-se banhos de sol, em horários apropriados.

Ao notar algumas manchas ovais na pele as quais não desaparecem e ficam mais visíveis no sol, além de vermelhidão ou coceira, procure rapidamente um especialista.

Para tratar pitiríase versicolor: você deve usar o shampoo 1 vez ao dia durante 5 dias. Para prevenir o reaparecimento, você deve usar o shampoo todo ano antes do verão, uma vez ao dia por 3 dias seguidos. Você deve aplicar cetoconazol shampoo nas partes afetadas, e deixar agir por 3 a 5 minutos antes de enxaguar.

Quantos dias tem que tomar cetoconazol? O tempo de tratamento com o cetoconazol pode variar conforme o tipo de fungo e local da infecção. Normalmente, o tratamento com cetoconazol comprimido varia entre 2 a 4 semanas.

O tratamento do pano branco geralmente tem aplicações de medicamentos antifúngicos que ajudam a eliminar a infecção da pele, é importante procurar um dermatologista, pois o tipo de tratamento pode variar de acordo com gravidade.

Muitos atletas ficam expostos ao sol e ao calor excessivo, principalmente os praticantes de caminhada, ciclismo e corrida. Para piorar, o suor impregnado nas roupas pode contribuir para o desenvolvimento do pano branco.

Sabonete De Enxofre Sulfuroso 90G - Arte Nativa
Embora o sabonete de enxofre tenha várias propriedades benéficas, não é recomendado usá-lo diariamente para evitar ressecamento e descamação da pele. Recomenda-se usar o sabonete de Enxofre de 2 a 3 vezes ao dia para melhores resultados.

As infecções fúngicas são normalmente tratadas com medicamentos antimicóticos, os quais são geralmente aplicados diretamente na área afetada (chamados medicamentos tópicos). Os medicamentos tópicos podem incluir cremes, géis, loções, soluções ou xampus. Medicamentos antimicóticos também podem ser tomados por via oral.

Sua duração usual é de 6-8 semanas, e raramente pode durar 3-6 meses. Pode regredir com alterações da cor da pele que são reversíveis.